Nestas últimas semanas acabei realizando pedais, em sua grande parte, solos para
levantar os pontos de interesse, condições das estradas e demais atrativos para o próximo brevet, em Taubaté.
Antes de mais nada, gostaria de agradecer o Flávio e ao taubatexano Ev.Silva que se prontificaram a ir no primeiro bike-ride. Tá certo que não pedalamos juntos mas foi legal saber que dá para contar com o pessoal. No dia 05/04 fiz o trajeto entre o Quiririm e Natividade da Serra e no dia 12/04 subi a Serra da Mantiqueira para ver o ponto de controle em Santo Antonio do Pinhal.
A largada será em Quiririm, mais precisamente no Mercato Della Colônia Agrícola Di Quiririm, que está na Rod. Floriano Rodrigues Pinheiro, km 4,5, Taubaté
O percurso foi dividida em duas pernas:
- Trecho de planalto, saindo de Quiririm e indo em direção à Natividade da Serra. É um percurso com um pequeno trecho urbano e, assim, precisa de um pouco de cuidado dos ciclistas com a divisão do espaço com os outros veículos presentes na pista. Após este trecho urbano, entramos na Oswaldo Cruz e, nos primeiros quilômetros é necessário muita atenção dos ciclistas, principalmente nos trechos de subida que não há acostamento. Assim que entrar na SP-121 é ir sem medo de ser feliz até Natividade da Serra. O Ponto de Controle em Natividade será a pousada do Kaé. Tendo marcado o passaporte, é só retornar para Quiririm e ser feliz. Embora seja um trecho de planalto há muitas subidas fortes.
- O trecho de serra será o tradicional feijão com arroz: saída do Quiririm, chegada em Santo Antonio do Pinhal e retorno para Quiririm. Como muitas pessoas conhecem este trecho, não é nada demais pedir muita atenção no trecho de subida após o posto de polícia rodoviária e no túnel. O PC em Santo Antonio do Pinhal será na padaria Matinal, localizada no centro de Santo Antonio.
Alguns comentários:
- Puxa vida! Só dois PCs? Sim! Embora existam somente dois PCs há diversos estabelecimentos comerciais no percurso e vosmecês poderão desfrutar de algumas cidades do circuito caipira.
- Há algumas surpresas no meio do caminho: uma bica indo para Redenção da Serra, a represa de Paraibuna (que mesmo estando com o nível baixo devido a seca, é um bom lugar para parar e encher os pés de lama) e algumas vendinhas que vendem suco de milho e suco de cambuci. Não podem passar por essas estradas sem tomar um suquinho de cambuci.
- Divirtam-se.
Embora eu tenha dividido o percurso em duas pernas, não teremos posto de controle no Quiririm.
As inscrições abrem no dia 28/04. Pode ser que, por outros compromissos deste que vos escreve, as inscrições abram alguns dias mais tarde. Assim, segurem a ansiedade.