Alguns comentários sobre o percurso do brevet do dia 24/05/2014

Aos que irão percorrer o brevet de 200km do próximo dia 24/05/2014, estou escrevendo este pequeno texto para descrever um pouco o percurso que vocês irão pedalar.

Para começar, eu pedalei todo o percurso no último sábado. Deu para concluir no tempo e ainda tirei uma hora e meia para dar uma paia em Natividade da Serra. Posso dizer que as estradas estão boas e, pelo frio que está prometendo, será um pedal bem diferente do que eu peguei no final de semana.

Primeiramente, para quem não conhece a rota, aí vai a menina:

BRM 200km Taubaté

BRM 200km Taubaté

Teremos em torno de 204km, com uma região montanhosa e finalizando com a 12km de escalada na serra de Campos.

Documentação:

termo-de-responsabilidade

Planilha Brevet 200km Taubaté

Um pequeno resumo do percurso:

– Estradas:
Rodovia Oswaldo Cruz – SP 125: Serão 34km por esta estrada. Há dois trechos sem acostamento, um na ida, iniciando no km 6 e outro na volta, mais ou menos no km 9. Os trechos asfaltados estão em perfeitas condições e é possível imprimir uma boa velocidade.
Como o movimento na Oswaldo Cruz é um pouco grande, peço aos participantes que andem no bordo direito da pista nos trechos sem acostamento. No trecho de descida do km 7 também peço atenção redobrada nas curvas, mantendo-se sempre à direita.

Rodovia Major Gabriel Ortiz Monteiro – SP 121: 30km por uma estradinha vicinal bem tranquila. O fato dela ser tranquila não significa que ela é segura: muita atenção com carros que saem das fazendas. É sempre bom ficar atento a movimentação da estrada. Este primeiro trecho da SP 121, que liga a Oswaldo Cruz até a cidade de Redenção da Serra não apresenta acostamento e em alguns pontos há boas subidas.

Rodovia Otacílio F. da Silva – SP 121: Continuação da Major Ortiz Monteiro, levando de Redenção da Serra até Natividade da Serra. É um trecho duplicado, com acostamento em ótimas condições e em uma região serrana. O quê posso dizer deste percurso? Aproveitem!

Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro – SP 123: É uma estrada conhecida da maioria dos cicloturistas paulistas. O asfalto está muito bom e o acostamento, limpo. Há uma movimentação de aumomóveis nas imediações da saída para Tremembé e na saída para Pindamonhangaba. Os trechos de subida de serra são sem acostamento, assim, segue a mesma recomendação da Oswaldo Cruz: muito cuidado!  Eu imagino que a maioria dos participantes deste brevet realizará a descida da serra à noite, assim, lanternas e colete reflexivo sempre à vista.

-Postos de controle/Abastecimento:

PC 1 – Restaurante e Pousada do Kaé Rua Coronel Luiz Fernando da Silva, 499
Natividade da Serra : um restaurante nas proximidades da igreja Matriz de Natividade da Serra. Se vocês se perderem é só perguntar onde é a pousada do Kaé. Todo mundo conhece. Como é de praxe, o ciclista deverá chegar na pousada, comprar alguma coisa, pedir uma nota e guardar junto com o passaporte. Ah, neste PC só trabalham com dinheiro, assim…

PC2 – A Pioneira – Avenida Ministro Nelson Hungria,70 – Santo Antonio do Pinhal: Padaria bem na pracinha do chafariz. Não tem como errar. Como não há nada na estrada que vai para Santo Antonio do Pinhal, não farei uma exigência de que o local escolhido para adquirir os produtos seja necessariamente A Pioneira. Qualquer estabelecimento da praça do chafariz será aceito.

– Abastecimento no percurso:

Da largada até Natividade: Há algumas padarias em Taubaté, postos de combustível na Oswaldo Cruz e vendinhas na SP-121. Sem querer indicar ou favorecer nada, com 35km de pedal há uma venda onde se vende um suco de cambuci. A dona da venda diz que o cambuci é rico em cálcio, como eu não sei nem vou dar a minha opinião. Porém, é bom prá dedéu.

De Quiririm até Santo Antonio do Pinhal: Há algumas vendinhas no trecho de planalto. Depois que a subida da serra se inicia, só encontrarão alguma coisa em Santo Antonio do Pinhal.

Algumas recomendações:

  • Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmeras, ferramentas básicas;
  • Lanterna pois não sabemos o que pode acontecer durante o dia. Vai que o dia vira noite;
  • Pisca traseiro afixado na bicicleta. De preferência com pilhas;
  • Colete! Não esqueçam do colete. Se não tiver, procurem em lojas de equipamento de proteção individual ou colem fitas 3M (daquelas usadas por caminhões) na roupa;
  • Preciso falar do capacete?
  • Cheguem no horário. Início da vistoria às 6:30 e saída às 7:00 (espero) sem atraso;
  • Muito cuidado com os trechos sem acostamento. Qualquer descuido pode gerar acidentes;
  • O anterior vale para todo o trajeto;
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio, resgate  e nem nada. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro.
  • se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome.
  • levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.
  • O termo de responsabilidade, devidamente preenchido, deverá ser apresentado no ato da vistoria;

Programação para o dia 24/05

  • Início da vistoria e assinatura dos termos de compromisso: 6:30. No Mercato Agricola du Quiririm
  • Largada, às 7:00 (espero);
  • Chegada no mesmo ponto da largada;
  • Distribuição de certificados conforme os ciclistas forem chegando e os passaportes auditados;

Postos de Controle

PC Abertura Fechamento
Quiririm – Largada 7:00 8:00
Natividade da Serra – Pousada do Kaé 9:15 11:30
Santo Antonio do Pinhal – A Pioneira 12:40 18:20
Quiririm -Chegada 11:50 20:30

 

Bom o principal é isso, espero que as informações ajudem o pessoal que vai participar do brevet, qualquer dúvida estarei a disposição.

Uma boa semana a todos, e nos vemos em Taubaté!

This entry was posted in brevet 200km, Randonnè. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s