Alguns comentários sobre o percurso do BRM 300km Mogi-Atibaia

Pelo que sei algumas pessoas ainda não sabem onde será o brevet, horário de saída, condições da estrada e etc.

Vamos começar pela rota. Quem ainda não viu lá no menu Calendário 2014/2015, aqui vai o link para a rota:

Percurso do BRM 300km: Mogi-Atibaia-Mogi

Percurso do BRM 300km: Mogi-Atibaia-Mogi

Documentação:
termo de responsabilidade

Carta de Rota BRM 300km

Um pequeno resumo do percurso:
Mogi-Salesópolis: os 5 primeiros quilômetros não possuem acostamento. Acostamento somente depois do córrego Cocuera, na altura da Estrada do Nagao. Deve-se ter cuidado se você estiver com pneus finos pois a região integra o Cinturão Verde e há uma certa movimentação de máquinas agrícolas na pista, podendo sujar o acostamento com terra, areia e pedras. Assim, muita atenção para não levar chão!

Salesópolis-Santa Branca: Estrada muito boa, sem acostamento e com direito a uma serra no meio do percurso. Mantenham preferencialmente à direita pois, mesmo não tendo muito movimento, não queremos ser surpreendidos por um carro ou caminhão (nem preciso falar, mas tenham cuidado ao usar a técnica especial de subir ladeiras em zigue-zague). Uma recomendação interessante é a de prestar atenção no tráfego de veículos motores pela estrada, para isso, use os seus sentidos. Escute o ambiente e perceba quando um carro estiver nas redondezas. No término da descida, já chegando em Santa Branca, há uma lombada. Cuidado com o monte de areia logo após a lombada senão vai levar chão!!!!

Santa Branca-Carvalho Pinto: Estrada reformada, com acostamento em alguns trechos. Há uma movimentação maior de veículos e tomem cuidado nos pontos que não há acostamento (são poucos, mas mesmo assim, tenham cuidado). Não recomendo que andem em grupos ou grandes aglomerações. Permaneçam um atrás do outro, são poucos quilômetros e, em primeiro lugar devemos observar a segurança. Atentem para sair de Santa Branca abastecidos pois não há postos de abastecimento entre Santa Branca e Igaratá.

Carvalho Pinto-Igaratá: Iremos pela Carvalho Pinto e D. Pedro. Trecho totalmente acostamentado. Só peço que prestem atenção nas alças de acesso à Carvalho Pinto e nos pontos de travessia da Rod. Dutra. Se vocês conhecem essas estradas já devem estar cientes que o acostamento é muito bom mas não há posto de apoio, assim, é fundamental sair de Santa Branca abastecido. Para não dizer que há nada, há um posto policial a três quilômetros de Igaratá, sinceramente, nem adianta parar lá.

Igaratá-Atibaia: D. Pedro direto, sem escala. Pista acostamentada e com algumas subidas leves. Entre Igaratá e Atibaia são 48km e não há pontos de abastecimento, assim sugiro que saiam abastecidos.

Sobre o retorno, será o mesmo percurso da ida. Só peço cuidado ao atravessar pelos acessos da Dutra e no trecho de serra, entre Santa Branca e Salesópolis. Só para reforçar, as mesmas recomendações feitas anteriormente valem aqui.

Algumas outras recomendações:

  • Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmeras, ferramentas básicas;
  • Lanterna pois não sabemos o que pode acontecer durante o dia. Vai que o dia vira noite;
  • Pisca traseiro afixado na bicicleta. De preferência com pilhas;
  • Colete! Não esqueçam do colete. Se não tiver, procurem em lojas de equipamento de proteção individual ou colem fitas 3M (daquelas usadas por caminhões) na roupa. Se algum ciclista for pêgo sem o colete no período noturno, perderá o passaporte e, por conseqüência, o brevet;
  • Preciso falar do capacete?
  • Cheguem no horário. Início da vistoria às 22:15 e saída às 23:00 (espero) sem atraso;
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio, resgate  e nem nada. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro.
  • se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome.
  • levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.

Programação para o dia 06/12

  • Início da vistoria e assinatura dos termos de compromisso: 22:15;
  • Largada, às 23:00 (espero), em frente à UMC;
  • Chegada no mesmo ponto da largada;
  • Distribuição de certificados conforme os ciclistas forem chegando e os passaportes auditados;

Postos de Controle

PCs/PAs Abertura Fechamento
Mogi das Cruzes – UMC 23:00 00:00
Santa Branca – Hotel Santa Branca 01:00 03:10
Igaratá – Restaurante Chaparral (PA) 02:40 06:10
Atibaia – Frango Assado / KM66 04:15 09:15
Igaratá – Restaurante Chaparral (PA) 05:40 12:00
Santa Branta – Casa do Pão Rainha 07:15 15:00
Mogi das Cruzes – UMC 09:15 19:00

Dúvidas? Procurem o balcão de informações ou comentem aqui no blogue.

* Ainda estou ponderando colocar como um Ponto de Abastecimento (PA)

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2 Responses to Alguns comentários sobre o percurso do BRM 300km Mogi-Atibaia

  1. CUIDADO!!! TEM BANDEIRAS NA PISTA!!

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