Alguns comentários sobre o percurso do brevet do dia 10/01/2015

Post um pouco longo, assim, leiam até o final.

Para quem ainda não viu a rota, a hora é agora:

Trajeto do brevet Mogi - Guararema - Cedro - Mogi

Trajeto do brevet Mogi – Guararema – Cedro – Mogi

Documentação necessária para o dia:

Termo de Responsabilidade

Carta Rota

Irei dividir o trajeto em duas pernas, sendo que a primeira é o percurso para Guararema e a segunda, o percurso para o Bairro do Cedro.

Um pequeno resumo do percurso:

Mogi-Guararema: trajeto todo feito pela SP-66, que liga as duas cidades. A estrada está reformada, com acostamento em quase toda a sua extensão. Como esta estrada é recém reformada em alguns pontos ela apresenta sugeira no acostamento, sendo que isso não representa nenhum perigo ao ciclista (claro, não estou contando que você seja um ciclista mais ousado e que queira fazer curvas com pedriscos a alta velocidade.). Os trechos mais tensos são dois pontos sem acostamento, o primeiro perto do bairro Botujuru e o outro nas proximidades de Luís Carlos. A entrada em Guararema deve ser feito na primeira entrada de Guararema e o PC se encontra nas proximidades da Matriz.

Guararema-Mogi das Cruzes: Ao sair do PC, siga na principal beirando o Rio Paraíba do Sul. Se quiser, pare em um quiosque e tome um suco de fruta, molhando o pé no rio. O percurso exige que o ciclista saia da cidade pelo flanco norte. Ao chegar na SP-66, siga à esquerda, sentido Mogi e seja feliz. A estrada apresenta acostamento em quase toda a sua extensão. O trecho mais longo sem acostamento é na subida da serra de Sabaúna, assim, muito cuidado nessa hora.

Mogi-Salesópolis: os 5 primeiros quilômetros não possuem acostamento. Acostamento somente depois do córrego Cocuera, na altura da Estrada do Nagao. Deve-se ter cuidado se você estiver com pneus finos pois a região integra o Cinturão Verde e há uma certa movimentação de máquinas agrícolas na pista, podendo sujar o acostamento com terra, areia e pedras. Assim, muita atenção para não levar chão!

Salesópolis-Cedro: são aproximadamente 30km de uma região bucólica e montahosa. É uma região sem acostamento porém com pouco movimento. Mesmo assim, aconselho que os ciclistas mantenham à direita da pista e sempre prestando atenção na aproximação de veículos automotores. Muito cuidado na descida da serra para o bairro do Cedro pois há algumas curvas bem fechadas. O PC estará a uns 5km após o término das descidas.

Sobre o retorno para Mogi, segue as mesmas recomendações da ida para o Cedro.

Algumas recomendações:

  • Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmeras, ferramentas básicas;
  • Lanterna pois não sabemos o que pode acontecer durante o dia. Vai que o dia vira noite (principalmente no retorno do Cedro. A região é frequentemente acometida por neblinas intensas);
  • Pisca traseiro afixado na bicicleta. De preferência com pilhas;
  • Colete! Não esqueçam do colete. Se não tiver, procurem em lojas de equipamento de proteção individual ou colem fitas 3M (daquelas usadas por caminhões) na roupa;
  • Preciso falar do capacete?
  • Cheguem no horário. Início da vistoria às 6:30 e saída às 7:00 (espero) sem atraso;
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio, resgate  e nem nada. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro.
  • se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome.
  • levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.
  • Aproveitem o trecho entre Mogi das Cruzes e Salesópolis, é um trecho bem plano e é uma boa oportunidade para ganhar tempo.
  • Almoço… Onde almoçar? Se estiver na pegada do jiraya, eu recomendo que almoçe em Salesópolis, após os 155km de prova. Perto da estrada da Petrobrás há o Restaurante Nhá Luz. Almoce lá e aproveite para tomar um suco de Cambuci.

Programação para o dia 10/01

  • Início da vistoria e assinatura dos termos de compromisso: 6:30;
  • Largada, às 7:00 (espero), em frente à UMC;
  • Chegada no mesmo ponto da largada;
  • Distribuição de certificados conforme os ciclistas forem chegando e os passaportes auditados;

Postos de Controle

PC Abertura Fechamento
Mogi das Cruzes – UMC 7:00 8:00
Guararema – Padaria Delícias do Chefe 7:50 8:50
Bairro do Cedro – Lanchonete da Rosana 11:20 15:30
Mogi das Cruzes – UMC 13:45 20:30

Dúvidas? Procurem o balcão de informações ou comentem aqui no blogue.

This entry was posted in Bairro do Cedro, brevet 200km, Guararema, informações, inscrições, Mogi das Cruzes, Paris-Brest-Paris 2015, Randonnè. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s