Informações sobre o brevet de 400km do dia 14/03/2015

Pessoal!

Nestes últimos dias o organizador esteve bem doente, na verdade, ele ainda está. Devido a isso, demoramos um pouco para fechar algumas coisas do brevet de 400 de Caieiras.

Bom, houve algumas alterações na rota. Clique na figura abaixo para visualizar a rota do brevet.

mapa-caieiras

BRM 400km Caieiras

Documentação necessária para o dia:
Termo de responsabilidade
Carta de Rota-400km-Caieiras

Um pequeno resumo do percurso:
Trecho urbano de Caieiras: recebemos um contato do coordenador do Velódromo  e do Secretário de Esportes e Turismo de Caieiras e recebemos uma sugestão para alteração de rota para que o brevet cruzasse a cidade. Este percurso, de 4km será escoltado por batedores da Prefeitura. Quero deixar aqui os meus agradecimentos ao Sr. Fernando e ao Secretário de Esportes de Caieiras.
A escolta terminará nas proximidades da Av. Olinto Daorta, deste ponto em diante é só seguir o caminho para a cidade de Mairiporã pela Alameda dos Alpes. Tomem cuidado com o trânsito nos arredores de Caieiras. Essas avenidas não possuem acostamento e, sendo assim, trafeguem pela borda da pista.

Mairiporã-Estrada do Rio Acima-Nazaré Paulista: Assim que saírem da Alameda dos Alpes, vocês entrarão na estrada de Santa Inês (famosa, adorada e odiada por muitos). Continuem no sentido Mairiporã, cruzem Mairiporã (novamente, cuidado com o trânsito), e se sigam as placas indicativas de Fernão Dias/Estrada do Rio Acima/Nazaré Paulista.
Ao chegar na Estrada do Rio Acima a movimentação de veículos deve diminuir bem, mas mesmo assim mantenham um estado de alerta com os demais veículos. A Estrada do Rio Acima vai beirando o rio Juquery, que faz parte do Sistema Cantareira, e os levará até a cidade de Nazaré Paulista.

Nazaré Paulista-Igaratá: Trecho a ser realizado pela Rod. D. Pedro. A D. Pedro está totalmente acostamentada e o acostamento é um brinco. Tem um trecho longo de descida um pouco antes de se chegar em Igaratá e só peço muita atenção. De resto, só aproveitem a paisagem e observem o estrago que a seca está fazendo no Sistema Cantareira. O PC de Igaratá será no Restaurante Chaparral, que fica um pouco antes da entrada de Igaratá.

Igaratá-Salesópolis: Continuaremos pela D. Pedro e Carvalho Pinto até o acesso à Nilo Máximo, que levará as nossas carcaças até o Alto Tietê. Teremos acostamento até chegar em Santa Branca, exceto por alguns trechos na Nilo Máximo. Acredito que todos chegarão em Santa Branca de dia e, aproveitem para encher as caramanholas e pegar alguma coisa para comer na cidade.
Saindo de Santa Branca, continuem para Salesópolis. Entre Santa Branca e Salé há uma seqüência de morros e peço para que tenham cuidado nas descidas, já que houve relatos de ciclistas que deram um twist carpado chegando em Salesópolis. O PC será na primeira padaria que vocês encontrarem em Salé, em frente à rotatória da SP-77 com a SP-88 (Nilo Máximo com a Alfredo Rolim de Moura).

Salesópolis-Paraibuna: Percurso totalmente ermo que será feita pela Estrada de Pitas (ou Henrique Eroles: SP-88). Estrada sem acostamento e com uma outra seqüência de morros que leva até a represa de Paraibuna. Pelo horário, não haverá muito movimento na estrada. O PC será na Tamoios sentido São José dos Campos, no Rancho da Pamonha a mais ou menos dois quilômetros após o término da SP-88. O local estará fechado, mas teremos um carro de apoio com água e algo para comer, mas não muita coisa. Também há um chuveiro quente para quem quiser acordar. Não se esqueçam de sairem bem abastecidos pois o próximo PC será só em Santa Branca.

Paraibuna-Caieiras: Após o Ranco da Pamonha, continue em direção à São José e pegue o segundo retorno. Atenção! Segundo retorno! Siga em diração ao Litoral e, assim que entrar na Estrada de Pitas, o trajeto será o mesmo da ida. Em relação aos PCs, nao teremos PC em Salesópolis na volta. Na verdade, Salesópolis estará totalmente deserta. O PC será em Santa Branca, no Hotel Santa Branca. O próximo PC será no mesmo restaurante do PC de Igaratá, só prestem atenção no acesso após a entrada de Igaratá.
Peço para que prestem atenção na saída em Nazaré Paulista e na entrada que leva de Mairiporã até Caieiras. Se errar estas entradas, estará lascado: ou cairá em Atibaia ou irá para a ZN de São Paulo.

Sobre o retorno, além do comentado, peço para que tenham extremo cuidado nas descidas das serras do Cedro e de Salesópolis.

Algumas outras recomendações:

  • Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmeras, ferramentas básicas;
  • Lanterna em bom estado;
  • Pisca traseiro afixado na bicicleta. De preferência com pilhas;
  • Colete! Não esqueçam do colete. Se não tiver, procurem em lojas de equipamento de proteção individual ou colem fitas 3M (daquelas usadas por caminhões) na roupa. Se algum ciclista for pêgo sem o colete no período noturno, perderá o passaporte e, por conseqüência, o brevet;
  • Preciso falar do capacete?
  • Cheguem no horário. Início da vistoria às 14:15 e saída às 15:00 (espero) sem atraso;
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio, resgate  e nem nada. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro.
  • se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome.
  • em toda e qualquer oportunidade,
  • levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.

Programação para o dia 14-15/03

  • Início da vistoria e assinatura dos termos de compromisso: 14:15;
  • Largada, às 15:00 (espero), em frente ao Velódromo de Caieiras;
  • Chegada no mesmo ponto da largada;
  • Distribuição de certificados conforme os ciclistas forem chegando e os passaportes auditados;

Postos de Controle

PC Cidade Abertura Fechamento
Velódromo Caieiras 15:00 16:00
Restaurante Chaparral Igaratá 18:00 20:50
Padaria Salesópolis 20:00 01:15
Rancho da Pamonha Paraibuna 21:30 04:00
Hotel Santa Branca Santa Branca 00:00 08:48
Restaurante Chaparral Igaratá 01:30 12:00
Velódromo Caieiras 04:20 18:00

Onde desistir?
Não teremos carro de resgate, assim se forem desistir, observem onde estão e decidam para onde ir. Só peço para que liguem para alguém da organização avisando.
Nas proximidades do trajeto do BRM há algumas cidades com rodoviária para São Paulo. Destas, eu desistiria em Paraibuna, Jacareí ou até mesmo em Salesópolis. São cidades legais e que apresentam uma rede hoteleira decente.

Dúvidas? Procurem o balcão de informações ou comentem aqui no blogue.

 

This entry was posted in Bairro do Cedro, brevet 400km, caieiras, Igaratá, informações, Mogi das Cruzes, paraibuna, Paris-Brest-Paris 2015, Randonnè, salesópolis, santa branca, Uncategorized. Bookmark the permalink.

4 Responses to Informações sobre o brevet de 400km do dia 14/03/2015

  1. Carneiro says:

    Jovem, é pra baixar o GPX da revisão 2 no Bikely, certo?

  2. Ronildo Silva says:

    Como está a previsão do tempo aí em São Paulo? De tando rezarem acho que as preces serão atendidas no nosso brevet…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s