Informações sobre o BRM de 400km de Guararema

Para quem não sabe nem para onde deve ir no próximo sábado, aqui vai a rota:

Mapa BRM 400km Guararema

Documentação necessária para o dia:
Carta de Rota
Não teremos Termo de Responsabilidade individual. Ele será coletivo e assinado na largada.

Sobre o percurso:
Tour por Guararema: como houve uma pequena alteração da rota devido a interdição da ponte sobre o Rio Paraiba faremos uma pequena volta pelos arredores da cidade. Paciência nesta hora é fundamental.

Guararema – São Silvestre: Será pela Estrada Velha São Paulo-Rio. Está com acostamento em toda a sua extensão e não apresenta muitas surpresas. Só peço que prestem atenção ao viaduto nos  arredores de Guararema, pois, se pegarem o caminho errado irão sair na Ayrton Senna. O outro ponto de atenção é a entrada da D. Pedro. Mesmo sabendo que não tem como não ver, prestem atenção depois que passarem pelo bairro do Jardim São Silvestre.

São Silvestre-Bom Jesus dos Perdões: direto e reto, sem escalas, pela D. Pedro. Peço que tenham cuidado nas entradas e saídas da Ayrton Senna e da Rod. Presidente Dutra, de resto é tranquilo. Há alguns pontos de abastecimento na estrada, como o posto 24 horas Chaparral em Igaratá e o Auto Posto Vip’s Kids em Bom Jesus. O Vip’s Kids funciona até as 23:00 no sábado.

Bom Jesus dos Perdões-Piracaia: Assim que passar pela cidade de Bom Jesus, pegue a primeira saída a direita e seja feliz. A Rod. Jan Antonio Bata, ou SP-036, tem acostamento nela toda. Chegando em Piracaia, o Ponto de Controle ficará no Auto Posto Molon, na rotatória de entrada da cidade. Não tem como não ver.

Piracaia-Extrema: Após uma pequena navegação por Piracaia (dica de ouro, peguem a rua à esquerda do PC e sigam até o final. Não tem como errar!), continuem pela até chegar no trevo de Joanópolis (antes de chegar no trevo, prestem atenção nos locais onde estariam as represas do sistema Cantareira). Na rotatória de Joanópolis, peguem à esquerda e sigam em direção a Vargem/Bragança/Fernão Dias. Após uns 15km vocês chegarão ao acesso da Fernão Dias. Sigam em direção à Belo Horizonte. O PC de Extrema fica logo após a divida de Estados, no Posto Petrobrás.

Extrema-Camanducaia: Percurso na Fernão Dias com alguns trechos em aclive sem acostamento. Não tentem andar em grupelhos neste trecho pois há um bom fluxo de caminhões na via. Não há muito o quê dizer, só que devem prestar atenção sempre! Neste trecho há alguns acessos na pista para vilas, empresas e cidades. Prestem atenção ao cruzarem estes pontos. Chegando em Camanducaia eu sugiro que abasteçam de água, comida e o que acharem necessário, pois a subida para Monte Verde é pesada.

Camanducaia-Monte Verde: Siga as placas para Monte Verde e sejam felizes. Não tem como errar pois é a única estrada asfaltada da região. A estrada não possui acostamento e há alguns lugares para abastecimento. No retorno, é provável que não encontrem nada aberto. Também peço para que prestem atenção na movimentação da estrada pois há um certo tráfego de caminhões de eucaliptos e, além disso, é época de temporada e pode haver trânsito de automóveis para visitar Monte Verde. Assim, sempre que possível andem o mais próximo da borda da pista e aproveitem o visual. O PC de Monte Verde fica a 100 metros da rotatória de entrada da cidade, no Restaurante Galinha Caipira.

O retorno é o mesmo percurso da ida. Não teremos ponto de controle em Extrema pois não há confirmação de postos abertos na Fernão Dias no período noturno. Sei de um posto perto da divisa de SP com MG, mas não consegui a confirmação de que o mesmo estará aberto. Sendo assim, no primeiro posto após Camanducaia, parem e se abasteçam.

Outro ponto a salientar é que no retorno pela Fernão Dias teremos um trecho de mais ou menos 2km sem acostamento nas redondezas de Extrema. Trafeguem pela borda da pista que não teremos problemas.

O PC de Piracaia será no mesmo local. Após Piracaia não há mais postos abertos. Assim, saiam abastecidos de Piracaia.

Algumas outras recomendações:

  • Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmeras, ferramentas básicas;
  • Lanterna em bom estado;
  • Pisca traseiro afixado na bicicleta. De preferência com pilhas;
  • Colete! Não esqueçam do colete. Se não tiver, procurem em lojas de equipamento de proteção individual ou colem fitas 3M (daquelas usadas por caminhões) na roupa. Se algum ciclista for pêgo sem o colete no período noturno, perderá o passaporte e, por conseqüência, o brevet;
  • Preciso falar do capacete?
  • Levem a bendita da manta térmica;
  • Cheguem no horário. Início da vistoria às 06:15 e saída às 07:00 (espero) sem atraso;
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio, resgate  e nem nada. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
  • levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte. Só não prometo que irei buscar ninguém pois também estarei pedalando.

Programação para o dia 23-24/05

  • Início da vistoria e assinatura dos termos de compromisso: 06:15;
  • Largada, às 07:00 (espero), no Restaurante Mirante do Paraíba: Rua Admeleto Gasparini, 4509 – Freguesia da Escada – Guararema. Mais informações vejam no site do restaurante;
  • Chegada no mesmo ponto da largada;
  • Distribuição de certificados conforme os ciclistas forem chegando e os passaportes auditados;

Postos de Controle

PC Cidade Distância Total [km] Abertura Fechamento
Restaurante O Mirante Guararema 0 07:00 08:00
Auto Posto Molon Piracaia 101 10:20 13:45
Posto Petrobrás Extrema 144 11:50 16:40
Restaurante Galinha Caipira Monte Verde 204 13:50 20:30
Auto Posto Molon Piracaia 308 17:15 03:30
Restaurante O Mirante Guararema 401 20:20 10:00

 

Desistências:
A quem desistir, terá que pegar ônibus para São Paulo e lá, um outro para Mogi das Cruzes ou Guararema. Dependendo de onde estiver, há ônibus direto de Atibaia para Mogi das Cruzes. Este ônibus passa pelas cidades de Atibaia, Nazaré Paulista e Igaratá. Chegando em Mogi devem pedalar até Guararema. Assim, acho que dá mais trabalho desistir do quê continuar na prova.

This entry was posted in brevet 400km, Guararema, informações, Paris-Brest-Paris 2015, Randonnè. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s