Para quem ainda não viu a nova rota velha, a hora é agora:
Documentação necessária para o dia:
Irei dividir o trajeto em duas pernas, sendo que a primeira é o percurso para Guararema e a segunda, o percurso para o Bairro do Cedro.
Um pequeno resumo do percurso:
Mogi-Guararema: trajeto todo feito pela SP-66, que liga as duas cidades. A estrada está reformada, com acostamento em quase toda a sua extensão. Como esta estrada é recém reformada em alguns pontos ela apresenta sugeira no acostamento, sendo que isso não representa nenhum perigo ao ciclista (claro, não estou contando que você seja um ciclista mais ousado e que queira fazer curvas com pedriscos a alta velocidade.). Os trechos mais tensos são dois pontos sem acostamento, o primeiro perto do bairro Botujuru e o outro nas proximidades de Luís Carlos. A entrada em Guararema deve ser feito na primeira entrada de Guararema e o PC se encontra nas proximidades da Matriz.
Guararema-Mogi das Cruzes: Ao sair do PC, siga na principal beirando o Rio Paraíba do Sul. Se quiser, pare em um quiosque e tome um suco de fruta, molhando o pé no rio. O percurso exige que o ciclista saia da cidade pelo flanco norte. Ao chegar na SP-66, siga à esquerda, sentido Mogi e seja feliz. A estrada apresenta acostamento em quase toda a sua extensão. O trecho mais longo sem acostamento é na subida da serra de Sabaúna, assim, muito cuidado nessa hora.
Mogi-Salesópolis: os 5 primeiros quilômetros não possuem acostamento. Acostamento somente depois do córrego Cocuera, na altura da Estrada do Nagao. Deve-se ter cuidado se você estiver com pneus finos pois a região integra o Cinturão Verde e há uma certa movimentação de máquinas agrícolas na pista, podendo sujar o acostamento com terra, areia e pedras. Assim, muita atenção para não levar chão!
Salesópolis-Cedro: são aproximadamente 30km de uma região bucólica e montahosa. É uma região sem acostamento porém com pouco movimento. Mesmo assim, aconselho que os ciclistas mantenham à direita da pista e sempre prestando atenção na aproximação de veículos automotores. Muito cuidado na descida da serra para o bairro do Cedro pois há algumas curvas bem fechadas. O PC estará a uns 5km após o término das descidas.
Sobre o retorno para Mogi, segue as mesmas recomendações da ida para o Cedro.
Algumas recomendações:
- Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
- Bomba de ar, câmeras, ferramentas básicas;
- Lanterna pois não sabemos o que pode acontecer durante o dia. Vai que o dia vira noite (principalmente no retorno do Cedro. A região é frequentemente acometida por neblinas intensas);
- Pisca traseiro afixado na bicicleta. De preferência com pilhas;
- Colete! Não esqueçam do colete. Se não tiver, procurem em lojas de equipamento de proteção individual ou colem fitas 3M (daquelas usadas por caminhões) na roupa;
- Preciso falar do capacete?
- Cheguem no horário. Início da vistoria às 6:30 e saída às 7:00 (espero) sem atraso;
- Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio, resgate e nem nada. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro.
- se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome.
- levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.
- Aproveitem o trecho entre Mogi das Cruzes e Salesópolis, é um trecho bem plano e é uma boa oportunidade para ganhar tempo.
- Almoço… Onde almoçar? Se estiver na pegada do jiraya, eu recomendo que almoçe em Salesópolis, após os 155km de prova. Perto da estrada da Petrobrás há o Restaurante Nhá Luz. Almoce lá e aproveite para tomar um suco de Cambuci e prepare o bolso. Uma opção mais barata é você ir para o centro de Salesópolis ou comer no restaurante que há no posto desativado perto do trevo para Santa Branca.
Programação para o dia 16/01
- Início da vistoria e assinatura dos termos de compromisso: 6:30;
- Largada, às 7:00 (espero), em frente à UMC;
- Chegada no mesmo ponto da largada;
- Distribuição de certificados conforme os ciclistas forem chegando e os passaportes auditados;
Postos de Controle
PC | Abertura | Fechamento |
---|---|---|
Mogi das Cruzes – UMC | 7:00 | 8:00 |
Guararema – Padaria Delícias do Chefe | 7:50 | 8:50 |
Bairro do Cedro – Lanchonete da Rosana | 11:20 | 15:30 |
Mogi das Cruzes – UMC | 13:45 | 20:30 |
Dúvidas? Procurem o balcão de informações ou comentem aqui no blogue.
Ola!
Tem o mapa de altimetria dessa nova rota amigao?
Abracos
https://www.strava.com/activities/461718183