Alguns comentários sobre o percurso do brevet do dia 16/01/2016

Para quem ainda não viu a nova rota velha, a hora é agora:

Trajeto do brevet Mogi - Guararema - Cedro - Mogi

Trajeto do brevet Mogi – Guararema – Cedro – Mogi

Documentação necessária para o dia:

Carta Rota

Irei dividir o trajeto em duas pernas, sendo que a primeira é o percurso para Guararema e a segunda, o percurso para o Bairro do Cedro.

Um pequeno resumo do percurso:

Mogi-Guararema: trajeto todo feito pela SP-66, que liga as duas cidades. A estrada está reformada, com acostamento em quase toda a sua extensão. Como esta estrada é recém reformada em alguns pontos ela apresenta sugeira no acostamento, sendo que isso não representa nenhum perigo ao ciclista (claro, não estou contando que você seja um ciclista mais ousado e que queira fazer curvas com pedriscos a alta velocidade.). Os trechos mais tensos são dois pontos sem acostamento, o primeiro perto do bairro Botujuru e o outro nas proximidades de Luís Carlos. A entrada em Guararema deve ser feito na primeira entrada de Guararema e o PC se encontra nas proximidades da Matriz.

Guararema-Mogi das Cruzes: Ao sair do PC, siga na principal beirando o Rio Paraíba do Sul. Se quiser, pare em um quiosque e tome um suco de fruta, molhando o pé no rio. O percurso exige que o ciclista saia da cidade pelo flanco norte. Ao chegar na SP-66, siga à esquerda, sentido Mogi e seja feliz. A estrada apresenta acostamento em quase toda a sua extensão. O trecho mais longo sem acostamento é na subida da serra de Sabaúna, assim, muito cuidado nessa hora.

Mogi-Salesópolis: os 5 primeiros quilômetros não possuem acostamento. Acostamento somente depois do córrego Cocuera, na altura da Estrada do Nagao. Deve-se ter cuidado se você estiver com pneus finos pois a região integra o Cinturão Verde e há uma certa movimentação de máquinas agrícolas na pista, podendo sujar o acostamento com terra, areia e pedras. Assim, muita atenção para não levar chão!

Salesópolis-Cedro: são aproximadamente 30km de uma região bucólica e montahosa. É uma região sem acostamento porém com pouco movimento. Mesmo assim, aconselho que os ciclistas mantenham à direita da pista e sempre prestando atenção na aproximação de veículos automotores. Muito cuidado na descida da serra para o bairro do Cedro pois há algumas curvas bem fechadas. O PC estará a uns 5km após o término das descidas.

Sobre o retorno para Mogi, segue as mesmas recomendações da ida para o Cedro.

Algumas recomendações:

  • Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmeras, ferramentas básicas;
  • Lanterna pois não sabemos o que pode acontecer durante o dia. Vai que o dia vira noite (principalmente no retorno do Cedro. A região é frequentemente acometida por neblinas intensas);
  • Pisca traseiro afixado na bicicleta. De preferência com pilhas;
  • Colete! Não esqueçam do colete. Se não tiver, procurem em lojas de equipamento de proteção individual ou colem fitas 3M (daquelas usadas por caminhões) na roupa;
  • Preciso falar do capacete?
  • Cheguem no horário. Início da vistoria às 6:30 e saída às 7:00 (espero) sem atraso;
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio, resgate  e nem nada. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro.
  • se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome.
  • levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.
  • Aproveitem o trecho entre Mogi das Cruzes e Salesópolis, é um trecho bem plano e é uma boa oportunidade para ganhar tempo.
  • Almoço… Onde almoçar? Se estiver na pegada do jiraya, eu recomendo que almoçe em Salesópolis, após os 155km de prova. Perto da estrada da Petrobrás há o Restaurante Nhá Luz. Almoce lá e aproveite para tomar um suco de Cambuci e prepare o bolso. Uma opção mais barata é você ir para o centro de Salesópolis ou comer no restaurante que há no posto desativado perto do trevo para Santa Branca.

Programação para o dia 16/01

  • Início da vistoria e assinatura dos termos de compromisso: 6:30;
  • Largada, às 7:00 (espero), em frente à UMC;
  • Chegada no mesmo ponto da largada;
  • Distribuição de certificados conforme os ciclistas forem chegando e os passaportes auditados;

Postos de Controle

PC Abertura Fechamento
Mogi das Cruzes – UMC 7:00 8:00
Guararema – Padaria Delícias do Chefe 7:50 8:50
Bairro do Cedro – Lanchonete da Rosana 11:20 15:30
Mogi das Cruzes – UMC 13:45 20:30

Dúvidas? Procurem o balcão de informações ou comentem aqui no blogue.

This entry was posted in Bairro do Cedro, brevet 200km, Guararema, informações, Mogi das Cruzes, Paris Brest Paris 2019, Randonnè, salesópolis. Bookmark the permalink.

2 Responses to Alguns comentários sobre o percurso do brevet do dia 16/01/2016

  1. Sandru says:

    Ola!
    Tem o mapa de altimetria dessa nova rota amigao?

    Abracos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s