Briefing Virtual: BRM 300km Guaratinguetá

Para quem não viu a rota, agora é uma boa oportunidade.

Trajeto do BRM 300km de Guaratinguetá

Documentação necessária para o dia:
Carta de Rota_BRM300km_Guaratingueta

Um pequeno resumo do percurso:
Guaratinguetá-Cunha: Este percurso será realizado pela SP-171, mais conhecida como Guará-Cunha ou Rod. Paulo Virgínio. É uma estrada reformada e, tirando o trecho de serra e os de montanha, tem acostamento nela toda.  O ponto alto da estrada é o trecho da serra da Quebra-Cangalha, de 20km, que o ciclista deve entrentar logo na largada. Após esta primeira escalada, há mais algumas montanhas para subir até chegar em Cunha. Nada de mais. Neste trecho há alguns estabelecimentos comerciais, mais ou menos no km 37 e no 45 da estrada.

Cunha-Campos Novos: Entraremos na cidade de Cunha. Suba até a igreja Matriz de Cunha e vire à esquerda em direção às montanhas. Passe pelo estádio municipal e procure pela estrada municipal Cunha-Campos Novos. É uma estrada sem acostamento e, por isso, sempre andem na direita da pista e prestem atenção na movimentação da estrada. Chegando em Campos Novos, procurem pela Pousada e Restaurante Cabloca.

Campos Novos-Cunha-Bairro da Grama/Macela: Volte para Cunha pelo mesmo caminho que usou para chegar em Campos Novos. Chegando em Cunha, use a saída norte e siga em direção à Paraty. Após algumas montanhas chegaremos no Restaurante Antigo Caminho do Ouro

Bairro da Grama-Bairro da Rocinha: Voltaremos para Cunha pela mesma estrada que utilizamos para ir ao Bairro da Grama. Chegando em Cunha, continue pela SP-171 e vá em direção à Guaratinguetá. No quilômetro 20, entre na Churrascaria Alto da Serra. O PC da Rocinha será lá.

Bairro da Rocinha-São Luiz do Paraitinga: Trajeto de 50km pela SP-153. A estrada é sem acostamento e o movimento é baixo, mas sempre vale a premissa de trafegar pelo lado direito da pista de rolagem. Ao chegar em São Luiz do Paraitinga, vá a qualquer estabelecimento no centro e consuma alguma coisa.

São Luiz do Paraitinga-Guaratinguetá: Volte pela SP-153. Recomendo que faça uma parada em Lagoinha para abastecer, pois será o último ponto com apoio na estrada. Após Lagoinha prossiga em direção ao bairro da Rocinha e vá para Guaratinguetá. Muito cuidado na descida da serra! A chegada será no Kafé Hotel.

Algumas recomendações:

• Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmeras, ferramentas básicas;
  • Lanterna em muito bom estado. Lembre-se que há uma grande chance de pedalar à noite;
  • Pisca traseiro afixado na bicicleta. De preferência com pilhas;
  • Colete! Não esqueçam do colete. Se não tiver, procurem em lojas de equipamento de proteção individual ou colem fitas 3M (daquelas usadas por caminhões) na roupa;
  • Preciso falar do capacete?
  • Cheguem no horário. Início da vistoria às 5:30 e saída às 6:00 (espero) sem atraso;
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio, resgate  e nem nada. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro.
  • se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome.
  • levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.
  • Sempre que passar por Cunha, procure algum lugar para abastecer. Na SP-171 há um posto BR na entrada da cidade e lá tem onde almoçar e tomar um lanche. Em Campos Novos haverá lanche na pousada e no bairro da Grama também há onde comer ou beber alguma coisa.

Programação para o dia 13/08

• Início da vistoria e assinatura dos termos de compromisso: 5:30;
  • Largada, às 6:00 (espero), na Praça Conselheiro Rodrigues Alves;
  • Chegada no Kafe Hotel;
  • Distribuição de certificados conforme os ciclistas forem chegando e os passaportes auditados;

Postos de Controle

PC 2 - Restaurante Antigo Caminho do Ouro

PC 3 - Churrascaria Alto da Serra

PC 4 - Matriz de São Luiz do Paraitinga

This entry was posted in brevet 300km, Cunha, Guaratinguetá, informações, Lagoinha, LEL 2017, Paris Brest Paris 2019, Randonnè, Super Randonnée, Super-Randonneurs. Bookmark the permalink.