BRM 300 km de Guaratinguetá: Briefing Virtual

Ride With GPS: https://ridewithgps.com/routes/23953534
Strava: https://www.strava.com/routes/9702403
GPX: https://goo.gl/RFbCTL

É possível exportar tanto no RWGPS quanto no Strava o arquivo GPX/TCX e usar no seu próprio GPS. Para quem for usar no celular, adicione a rota do Strava ao seu perfil e use-a durante o brevet.

O brevet possui 296 quilômetros e aproximadamente 5700 metros de subidas acumuladas, é bem duro! A velocidade média mínima de conclusão são 14,8 km/h. Tenha isso em mente no seu planejamento.

Guaratinguetá – São Luis do Paraitinga:

A largada será as 0:01 do Ibis Guaratinguetá. Este percurso será realizado pela SP-171 e SP-153. Logo na saída de Guaratinguetá você subirá a Serra da Quebra-Cangalha, com 12 km de extensão e boa inclinação, é bom para esquentar as pernas. As estradas são ótimas para pedalar e estão em regiões montanhosas. Não possuem acostamento, entretanto tem baixo tráfego de carros. Devido ao horário de largada, a probabilidade é remota de encontrar algo aberto em Lagoinha ou mesmo em São Luis do Paraitinga. O PC será presencial, na praça da Igreja Matriz, e a comprovação por assinatura/carimbo da organização. A organização irá fornecer alimentação (pão, presunto e queijo, água, e frutas), somente neste PC.

São Luis do Paraitinga – Ubatuba:

Siga as placas indicando Ubatuba até encontrar a rodovia SP-125 – Osvaldo Cruz. É uma rodovia com acostamento (muito bom) até o começo da descida para Ubatuba. Até a descida você terá duas serras: https://www.strava.com/segments/5940771 e  https://www.strava.com/segments/5940817. Atenção à sujeira no acostamento (galhos e folhas) quando entrarem na área no Parque Estadual da Serra do Mar. Durante o reconhecimento, a organização pegou chuva e frio (6 graus). Então, estejam preparados.

Muito cuidado na descida para Ubatuba, é muito inclinada e estreita, cuidado para não se perderem nas curvas, a bicicleta acelera muito rápido. Muitos descerão no escuro, por isso atenção redobrada. Ela tem 7 km de extensão, é bastante tempo descendo… Após a descida você poderá acessar uma ciclovia ao lado da rodovia e ir por ela até o trevo da BR-101 – Rio Santos, siga para o centro da cidade, onde também poderá ir por ciclovia. O PC será na Padaria Casa do Pão, podendo ser uma foto ou um recibo de compra. A padaria abre as 6:00, se chegar antes, tire uma foto e se abasteça no local que preferir.

Ubatuba – Paraty:

Ao sair da Padaria Casa do Pão, siga até a avenida à beira-mar e vire à esquerda. Siga a indicação para Paraty e pegue a rodovia BR-101-Rio Santos. É uma excelente rodovia para se pedalar, onde sempre acontece o Granfondo Ubatuba. É um trecho bem rápido, com somente duas subidas, com inclinação razoável: a subida de Itamambuca e a subida da Divisa SP-RJ. Aproveitem o visual e a o acostamento de boa qualidade. Nas subidas, terão faixa adicional, mas é bem confortável de pedalar. A descida após a divisa é BEM rápida, o acostamento é bom, mas está sujo de galhos e folhas. Atenção aos que se aventurarem a usar a pista para descer. Siga até o trevo de Paraty e procure a indicação para Cunha-SP. Recomendamos entrar na cidade de Paraty para se abastecer e se preparar para a subida, há muitas opções logo na avenida principal. O PC será a Igreja da Penha no km 208 do brevet, já na subida de Paraty-Cunha.

cE76jMjZTwO74HTiY6zK0w

Paraty – Cunha:

A subida de Paraty-Cunha é a estrada pavimentada mais dura do Brasil, ela tem 17,3 km, com 9% de inclinação média, são mais de 1600 metros acumulados em uma única subida. O começo é bem plano e tem ciclovia à esquerda da rodovia. No final da ciclovia você estará num bairro e o asfalto é bem ruim até a Ponte Branca. Da Ponte Branca até a Ponte de Madeira a inclinação é moderada, também com asfalto ruim. Quando passar a Ponte de Madeira, o asfalto melhora, porém começará a parte dura, com inclinações chegado a 25% nas curvas. Muita atenção nas curvas, não há espaço para dois carros, e nem espaço para arriscar subindo em zig-zag. Nesse trecho de asfalto tem alguns bares onde pode ter suporte. Quando chegar no trecho de bloquetes faltarão 9 km a 10% de inclinação média: https://www.strava.com/segments/12673766. Não há nenhum suporte nesse trecho e é duro. Aproveitem o visual a a qualidade da pavimentação, é muito boa para pedalar. Tenha atenção sempre aos carros, não há acostamento. E também se preparem para possíveis mudanças abruptas de temperatura. No reconhecimento, a organização pegou 25 graus em Paraty, às 10 da manhã e 8 graus no topo da serra, às 2 horas da tarde.

Da Divisa de RJ-SP até Cunha tem algumas opções de suporte no km 228, como a lanchonete Kallas da Serra e o Restaurante Antigo Caminho do Ouro. Quase chegando em Cunha você terá uma “parede” de uns 2 km, logo depois uma descida bem rápida até o PC. O PC será no Uai Restaurante / Posto BR e , logo no trevo de entrada de Cunha, da mesmo forma que os outros PCs: foto ou recibo de compra para comprovar a passagem.

Cunha – Guaratinguetá:

Siga pela SP-171 e seja feliz. Muito cuidado na descida da Serra de Guará, ela é BEM rápida. A chegada será no mesmo ponto da largada, no Ibis Guaratinguetá.

Recomendações

• Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmeras, ferramentas básicas;
  • Lanterna em muito bom estado. Lembre-se que largará à noite;
  • Pisca traseiro afixado na bicicleta. De preferência com pilhas;
  • Colete! Não esqueçam do colete. Se não tiver, procurem em lojas de equipamento de proteção individual ou colem fitas 3M (daquelas usadas por caminhões) na roupa;
  • Preciso falar do capacete?
  • Cheguem no horário. Início da vistoria às 23:00 e saída às 0:01 (espero) sem atraso;
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio, resgate e nem nada. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.

Programação

• Largada e chegada: Ibis Guaratinguetá;
  • Horário vistoria: 23:00 às 23:45;
  • Horário largada: 0:01;
  • A distribuição dos certificados será por e-mail, após o fechamento do brevet.

Postos de Controle

PC Abertura Fechamento
Ibis Guaratinguetá – Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 1301 – Guaratinguetá 0:01 1:01
Igreja Matriz – São Luis do Paraitinga 03:00 5:00
Padaria Casa do Pão – R. Prof. Thomaz Galhardo, 255 – Ubatuba 5:00 9:00
Igreja da Penha – Subida Paraty-Cunha 9:00 15:00
Uai Restaurante – SP-171 – Trevo de Cunha 12:00 16:30
Ibis Guaratinguetá – Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 1301 – Guaratinguetá 14:00 20:01
This entry was posted in Audax, brevet 300km, Guaratinguetá. Bookmark the permalink.