Briefing Virtual: BRM 200 km Misto do Sítio do Pica Pau Amarelo

Rota

É um brevet com 200 km, onde é basicamente meio a meio entre percursos com asfalto de excelente qualidade e partes de terra de todos os tipos: planos cascalhados, subidas inclinadas, descidas rápidas, subidas infindáveis, e uma pitadinha de exagero 🙂 .

Na rota, os trechos em vermelho representam as estradas asfaltadas e os trechos em verde são as estradas de terra.

Dinâmica

Essa é a nossa segunda edição desse brevet, para os que participam pela primeira vez de um evento misto do RMC, ele segue as mesmas regras de um brevet tradicional (asfalto):

• Todos os Pontos de Controle são Virtuais: tire uma foto ou pegue um comprovante de pagamento e zarpe, nunca que se esquema que PCs são lugares hostis!
  • Navegação é fundamental: utilize um dispositivo com GPS (ciclocomputador ou celular), o mapa é disponibilizado via Ride with GPS e também temos a planilha de rota. É fácil se perder e com isso perder muito tempo. Fique atento!
  • Pode usar qualquer bicicleta (MTB, Gravel, Aventura, Bike do Itaú, Yellow, etc), entretando recomendamos bikes que consigam velocidades maiores, já que não é uma prova com estradas técnicas. As bikes gravel/aventura tem se mostrado bem eficientes

Pontos de Controle

Para ajudar, segue a lista de Pontos de Controle, com os locais, distâncias e horários (para saber se estão com tempo sobrando ou se terão que acelerar):

PC Cidade Distância Abertura Fechamento Foto
Padaria Santo Pão São Bento do Sapucaí – SP 102,7 11:06 13:50
Bar do Trevo – Bairro do Paiol Sapucaí Mirim – MG 133,4 12:20 15:53
Mercado e Padaria Sol Nascente São Francisco Xavier – SP 153,9 13:09 17:15
Placas Cachoeira do Roncador/Vale das Águas São Francisco Xavier – SP 162,9 13:30 17:51
Ponte Generoso Teixeira – Rio Burquira São José dos Campos – SP 185 14:24 19:20
O Turista Emporium Monteiro Lobato – SP 201,1 15:00 20:30

Monteiro Lobato a Santo Antonio do Pinhal

A largada será na padaria/lanchonete O Turista Emporiam, na frente da Praça Comendador Freire, em Monteiro Lobato-SP. Iremos nos concentrar as 6:30 para entrega dos passaportes e vistoria (luzes e colete refletivo). As 6:50 faremos o briefing e as 7 largaremos.

Como em todos os brevets mistos do RMC, a organização larga junto. Caso chegue atrasado, o passaporte e a lista de participantes estará no caixa da padaria. Pegue um passaporte, preencha com o seu nome, assine a lista e tente alcançar o pessoal!

Siga sentido São José dos Campos e depois pegue a entrada para o famoso Sítio do Pica Pau Amarelo, logo de cara com uma subida bem dura. O sitio fica no km 8,5 do brevet e logo em seguida começa uma subida de terra, com 2 km, nada demais.

Depois da subida terá uma descida muito rápida, atenção! Pode chegar facilmente as 70 km/h. Após a descida será um plano com subidas curtas e um asfalto com crateras. Fiquem atentos quando chegarem na área urbana ao PC, ele será o Supermercado Simpatia, tire uma foto e siga à esquerda.

Depois do PC iremos passar por dentro do bairro até pegar uma estrada de terra sentido Taubaté. É um gravel de primeira linha, muito rápida!!!! Dá para se divertir bem. Ela começa por volta do km 26 do brevet e vai até o km 37, onde pegaremos a Rod. Floriano, sentido Campos do Jordão. O PC será o restaurante Leite na Pista, no km 40.

• Ponto de Controle 2: Leite na Pista, Rod. Floriano Rodrigues Pinheiro, Tremembé – SP

Saindo do PC 2, siga a rodovia sentido Campos do Jordão, é uma rodovia plana até o trevo de Tremembé, depois pegará algumas subidas e descidas até o trevo para Pindamonhangaba. Siga sentido Campos do Jordão, até o trevo para Santo Antonio do Pinhal, no km 64 do brevet. Após a subida íngreme logo na saída do trevo, aproveite a descida até a Pão da Serra Padaria e Café, se abasteça bem.

Santo Antonio do Pinhal a São Bento do Sapucaí

Siga pela Estrada do Barreiro até o km 71 do brevet, onde começará o segunda parte de terra, e se alternará entre asfalto e terra até o Bairro dos Melos, com subidas e descidas bem fortes. Se preparem (psicologicamente) para o trecho entre o Bairro dos Melos até a Serra Velha de Campos, é ingreme!

• Ponto de Controle 4: Serra Velha, Bairro dos Melos, Campos do Jordão – SP

Chegando na Serra Velha, tire uma foto das qualquer placa indicativa, desça e aproveite até o Supermercado Bom Preço. Ele fica fora da estrada, à esquerda, após uma pequena ponte, logo no final da descida. É uma boa opção para se reabastecer.

• Ponto de Controle 5: Supermercado Bom Preço, Vila Nova, São Bento do Sapucaí – SP

A saída do Supermercado Bom Preço é uma rua de blocos sextavados e depois segue por uma subida íngreme que continua por terra.

IMG_20180512_145419729_HDR

Atenção a descida de terra, se molhada é bem escorregadia. Ela vai até uma estrada asfaltada, que seguirá passando na frente do “Carrefulvio” até a divisa com MG, no km 92,5 do brevet. Siga na estrada de terra por 1,5 km até Sapucaí Mirim e pegue a rodovia sentido São Bendo do Sapucaí.

A rodovia é bem tranquila, rápida e com acostamento. Chegando em SBS, vá até a Padaria Santo Pão, fica na praça central da cidade, local do PC. É um bom local para almoçar e se preparar para a subida sentido São Francisco Xavier.

• Ponto de Controle 6: Padaria Santo Pão, São Bento do Sapucaí – SP

São Bento do Sapucaí a São Francisco Xavier

Saindo de São Bento do Sapucaí siga sentido Sapucaí Mirim, siga na Rod. MG 173 até o km 115,5 do brevet.

Nesse ponto deverá seguir pela subida mais longa do brevet (18 km), num visual fantástico até o ponto mais alto também (~ 1500 m).

No meio da subida você encontrará uma “venda” bem caipira, o famoso Bar do Trevo. Tome um “rabo de galo”, tire uma foto e continue subindo, esse é o nosso Ponto de Controle 7.

• Ponto de Controle 7: Bar do Trevo, Bairro do Paiol, Sapucaí Mirim – MG

Quando chegar no topo, aproveite a descida, com muito cuidado, principalmente para as bicicletas gravel/aventura, tem muitas pedras. Quando acabar a descida e chegar no asfalto, siga à direita sentido SFX passando em baixo do pórtico de boas vindas. O PC é a Padaria Sol Nascente, bom lugar para se abastecer e também o último possível antes de finalizar o brevet.

• Ponto de Controle 8: Mercado e Padaria Sol Nascente, São Francisco Xavier – SP

São Francisco Xavier a Monteiro Lobato

Siga sentido Monteiro Lobato pela rodovia principal, quando chegar no km 163 do brevet, entre à direita sentido Cachoeira do Roncador (Placas Cachoeira do Roncador/Vale das Águas). O Ponto de Controle são as placas dessa saída , siga as indicações e a rota do GPS (prestem atenção à navegação, é muito provável que vão passar por aí a noite). Vou deixar uma série de fotos com as indicações.

• Ponto de Controle 9: Placas Cachoeira do Roncador/Vale das Águas, São Francisco Xavier – SP

Desse ponto em diante será terra até a Rod. Monteiro Lobato – São José dos Campos. É uma estrada com várias entradas e saídas. Segue algumas recomendações:

Quando avistarem as indicações para Capela Santa Luiza, sigam à esquerda (a outra estrada dará diretamente para a Capela).

Sigam sempre as indicações para S. J. Campos na estrada de terra.

Quando passarem pela ponte próxima a Cachoeira do Roncador, sigam à esquerda, na subida.

Novamente, sigam sendito S.J. Campos/Cisne Real.

De novo, S. J. Campos.

Nessa capela azul é possível pegar água numa torneira nos fundos. É um alento para quem estiver sem água.

O último Ponto de Controle antes de chegar em Monteiro Lobato será na ponte no acesso à rodovia, Ponte Generoso Teixeira – Rio Burquira. É só tirar uma foto de qualquer uma das duas placas.

• Ponto de Controle 10: Ponte Generoso Teixeira – Rio Burquira, São José dos Campos – SP

Siga na rodovia, à direita, sentido Monteiro Lobato, ela é bem plana e uma boa para quem quiser tirar um pouco o atraso (mesmo em poucos km dá para render bem). Ela não tem acostamento, por isso atenção aos carros. No começo da noite não costuma ser movimentada, mas liguem as lanternas dianteira e traseiras.

A chegada será no mesmo ponto de largada, no O Turista. Esperaremos todos até umas 21/21:30 (o tempo limite será as 20:30).

Algumas outras recomendações:

• Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmeras, ferramentas básicas;
  • Lanterna dianteira (uma que aguente bem o tempo no escuro);
  • Duas Lanternas Traseiras, afixadas na bicicleta, dê preferência com pilhas;
  • Colete! Não esqueçam do colete. Se não tiver, procurem em lojas de equipamento de proteção individual ou colem fitas 3M (daquelas usadas por caminhões) na roupa. Se algum ciclista for pêgo sem o colete no período noturno, perderá o passaporte e, por conseqüência, o brevet;
  • Preciso falar do capacete?
  • Cheguem no horário. Início da vistoria às 6:30, com término as 6:50. O briefing será as 6:50 e a largada será às 7:00.
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio, resgate  e nem nada. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte. Só não prometemos buscar ninguém…

Qualquer dúvida, escreva nesse post, mande mensagem ou perguntem na largada (pode ser tarde :-).

This entry was posted in brevet 200km, Briefing, informações. Bookmark the permalink.