Briefing Virtual: BRM 200 km Misto de São Luiz do Paraitinga – 2019

Esse é um briefing melhorado da edição de 2018 (que é um re-post ajustado, do re-post de 2017 (que é um re-post do brevet de 2015 e por aí vai…). A rota foi alterada para ampliar a distância para 200 km e retirar a desativada Lanchonete Aguatuba.

Para ter uma idéia da pedreira que será o brevet, sugiro que leiam os relatos:

O percurso será por algumas estradas rurais da região de São Luís do Paraitinga, uma região privilegiada pela natureza e com sua tradição rural.

Não esperem um pedal leve. Será um brevet bem pesado e divertido. Quem quiser conferir o Strava do organizador Vinicius, entre no link:
https://www.strava.com/activities/1643012167 . Lá dá para ter noção dos quase 4300 metros de subida acumulada nesses 200 km.

Para outras formas de interação, confira os eventos no Strava e Facebook:

A Rota

As rotas estão disponibilizadas de forma eletrônica em várias plataformas disponíveis. Se ainda tiver dificuldade em usá-las, entre em contato com a organização.

O Percurso

Largada ao PC1 – Entrada do Parque da Serra do Mar

A largada será da Praça da Igreja Matriz, a vistoria começará as 6:30, briefing as 6:50 e a largada as 7:00. Seguiremos as indicações para a Rod. Oswaldo Cruz, atráves da via de acesso Ver. José Pinto de Souza. Não tem muito como errar. É só seguir a Rod. Oswaldo Cruz até o km 36,5 do brevet.

O Ponto de Controle é uma foto da placa do Parque Estadual da Serra do Mar.

PC1 ao PC2 – Restaurante Tempero da Roça

Após o primeiro PC, entraremos no núcleo Santa Virgínia da Serra do Mar, é o começo da primeira sessão de terra do brevet, que vai do km 36,5 até o 58 (21,5 km). É só seguir as placas sentido Catuçaba, onde haverá o segundo PC é uma foto do Restaurante Tempero da Roça, no km 59,8 do brevet.

Saiam MUITO BEM abastecidos, os pontos de água e comida são escassos. Melhor se precaver!

PC2 ao PC3 – Igreja de Jericó

Entre Catuçaba e Cunha, o percurso é pela antiga estrada Catuçaba-Cunha. Se seguirem sempre na principal não tem como errar. Há um boteco no meio do caminho, na Catióca, onde poderão tomar uma água, no Bar do Alemão.

Após o Bar do Alemão, na Catióca, prestem atenção para uma saída à direita após uma bela descida por bloquete. Não tem placa indicando, mas você deve pegá-la e ir em direção ao distrito de Jericó. Aproveitem para pensar na vida pois este trecho é de subida constante. O PC será virtual na Igreja Metodista em Jericó, no km 94 do brevet. Tirem uma foto da igreja e aproveitem para rezar. Se passarem pela igreja da Praia Grande, estão no caminho errado, voltem e procurem a saída para Jericó.

Do lado da igreja dá para pegar água, numa torneira…

PC3 ao PC4 – Placa do Lavandário

Ao sair de Jericó, se preparem para a subida de bloquetes bem inclinadas, não se envergonhem de empurrar… Ela assustará um pouco.

Assim que chegarem no asfalto (km 105,4 do brevet), entre à direita, sentido Paraty. Você pedalará até o km 110 do brevet, até a placa de O Lavandário (Rodovia SP 171 – Guaratinguetá-Paraty, km 54,7). Tire uma foto da placa de O Lavandário, esse é o PC4.

Se tiver apertado com água e comida, você pode entrar subir até a casa do Lavandário, onde terá café, água e algumas coisas para comer. Se quiser andar mais 2 km para frente, poderá ir até o Café Moara. Esses dois lugares fecham por volta das 18 horas.

PC4 ao PC5 – Tudo da Roça

Tirou a foto da placa do Lavandário, é dar meia volta e seguir a rodovia até o só seguir sentido Cunha-Guaratinguerá, pela SP-171 mesma SP-171.

Logo depois de uma descida bem rápida, em Cunha, você vai passar no Uai Restaurante / Posto BR, um excelente ponto para se alimentar e se abastecer, depois de tando tempo na terra e com tanta subidas, que está no km 120 do brevet.

O PC será no Tudo da Roça, no km 140,8 do brevet. Tire uma foto ou compre alguma coisa. Depois, só seguir para o final…

PC5 até a Chegada no mesmo local da Largada

Saindo do Tudo da Roça, continue na SP-171 até o trevo para Lagoinha, onde vocês deverão acessar a SP-153. De lá é só seguir até o ponto de Largada, da Igreja Matriz de São Luiz do Paraitinga.

Algumas recomendações

• Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmeras, ferramentas básicas;
  • Lanterna pois não sabemos o que pode acontecer durante o dia. Vai que o dia vira noite (e com certeza virará!);
  • Pisca traseiro afixado na bicicleta. De preferência com pilhas (e, pelo menos, dois);
  • Colete! Não esqueçam do colete. Se não tiver, procurem em lojas de equipamento de proteção individual ou colem fitas 3M (daquelas usadas por caminhões) na roupa;
  • Preciso falar do capacete?
  • Cheguem no horário;
  • Muito cuidado com os trechos sem acostamento. Qualquer descuido pode gerar acidentes;
  • O anterior vale para todo o trajeto;
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio, resgate  e nem nada. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.

Programação

PC4 – O Lavandário 11:30 14:30 110
PC5 – Tudo da Roça 14:00 16:30 140,8
Chegada – Praça da Igreja Matriz 17:00 20:30 200

Bom o principal é isso, espero que as informações ajudem quem vai participar do brevet, qualquer dúvida estamos à disposição.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.