BRM 300 km Misto de Guararema: Briefing Virtual

A Rota

Mais uma novidade para a Temporada 2019/2020, fazendo parte da nossa Série Super Randonneurs Mista. É um rota cheia de estradas inéditas no RMC, e não menos desafiadoras que as outras.

A rota terá 309 km e 5300 metros de altimetria acumulada. O tempo limite é de 20 horas, e é preciso fazer uma velocidade minima de 15 km/h.

Guararema – Placa Lagoinha/Bairro do Macuco

A largada será às 7 da manhã, em frente ao Hostel Guararema, no endereço Rua Raquel de Queiroz, 11, na Praça Maria Rosa Benitez. Tem bastante espaço para estacionamento no entorno.

A saída será por uma estrada paralela a entrada principal de Guararema, conhecida como Rua Admeleto Gasparini até a Freguesia da Escada. Depois, sigam pela Estrada Velha São Paulo-Rio (SP-066). Essa estrada está com acostamento em toda a sua extensão e não apresenta muitas surpresas, somente a atenção de sempre à sujeira e areia. Prestem atenção ao Viaduto/Acesso Nicola Caputi, sigam à direita, se pegarem o caminho à esquerda vão andar mais, ou mesmo ir para o caminho oposto do brevet. O outro ponto de atenção é a entrada da Rod. D. Pedro. Mesmo sabendo que não tem como não ver, prestem atenção depois que passarem pelo bairro do Jardim São Silvestre.

No km 16 do brevet vocês acessarão a Rod. Carvalho Pinto. Aproveitem que a rodovia é plana, sem subidas duras, para ganhar tempo. Tenham muita ATENÇÃO aos túneis, eles tem acostamento amplo, só que bem sujo e barulhento. Se precisarem de alimentação ou hidratação, utilize o Frango Assado do km 36 do brevet e o Olá no km 67, nesse você pode pegar água gratuitamente no posto de gasolina, o bebedouro fica dentro do caixa, na frente das bombas de óleo Diesel.

Vocês iram pedalar até o final da Rod. Carvalho Pinto. Logo após o Posto Olá, no km 69 do brevet, pegue o prolongamento da rodovia, que levará até a Rod. Osvaldo Cruz.

No km 77,5 do brevet, pegue a Rod. Osvaldo Cruz sentido São Luis do Paraitinga/Ubatuba. Atenção a rodovia, o começo é um faixa adicional, sem acostamento. Se atentem ao km 86 do brevet, entrem no Bairro do Registro. Se abasteça no Mercado Santa Rita ou no Bar e Restaurante do Roberto (com a melhor empada da região). Não haverá quase nada até Lagoinha. Garanta que estejam bem abastecidos.

No Bairro do Registro siga o sentido da placa para “Dolomia”.

Vocês entraram numa estrada com excelente asfalto passando por algumas chácaras. Estrada bem tranquila e com pouco movimento até o km 88 do brevet. Nesse ponto pegue a Estrada do Mangaló, entrando à esquerda.

Do km 88 até o 107 do brevet é uma estrada asfaltada, sem grande buracos, alternando entre bem irregular com asfalto em perfeito estado e com alguns pontos com terra. Será uma surpresa no caminho. Percurso muito bonito!

Siga pela Estrada Municipal João Pasin
Entre à esquerda, seguindo a placa e passando em frente a uma escola municipal
Nesse entrocamento, siga à direita

O Ponto de Controle 1 será a placa Lagoainha/Bairro do Macuco, no km 107 do brevet, saindo do asfalto e pegando a estrada de terra, à direita.

Aproveitem para ganhar tempo nesses primeiros 107 quilômetros, vocês vão precisar desse “crédito”!

Placa Lagoinha/Bairro do Macuco para Lagoinha

Agora começa o primeiro trecho de estrada de terra, e também a primeira subida dura do brevet, a Subida do Macuco.

Após a subida e uma descida leve e boa de descer vocês encontrarão o Bar Amarelinho, uma opção de abastecimento.

Esse trecho várias bifurcações, não dá para listar todas aqui, mas segue algumas fotos.

Sigam sentido Lagoinha
Mantenham o caminho para Lagoinha
Sigam o cachorro da foto!

Na frente dessa placa “Romaria da Fé” tem o Bar do Dorfo, é uma outra opção de abastecimento antes de Lagoinha.

Logo em seguida tem outra subida dura, quase no final, um ponto à esquerda, é possível ter a vista da foto abaixo.

Em Lagoinha, procure a Padaria Santo Antonio, é um bom lugar para pedir um “Pão com dois ovos e queijo”.

O Ponto de Controle 2 será uma foto da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Lagoinha até a Rod. Natividade-Redenção

A rodovia de Lagoinha para São Luis do Paraitinga é um sossego e muito boa para ganhar velocidade, é bem plana.

Em São Luis do Paraitinga, se abasteça bem, serão 28 km sem pontos de venda, somente fazendas e chácaras.

O acesso para a estrada de terra é no km 165 do brevel, logo depois da placa “Corredeiras do Rio do Chapéu”.

Aproveite o visual dos próximos 28 kms, é uma região fantástica. Onde passará por rios com corredeiras, subidas parcialmente pavimentadas com bloquetes, um mar de morros, descidas rápidas e algumas fazenda bem antigas.

Vejam algumas fotos!

Por volta do km 192 do brevet, tem uma venda onde poderá comprar uma bolacha recheada, sorvete e coca-cola. Se quiser uma pinga, isso tem de sobra!

O Ponto de Controle 3 é a a foto de algumas do entroncamento da estrada de terra com a Rod. SP-121.

Rod. Natividade-Rendeção a Panificadora Lorca & Lima

Após o cruzamento, siga sentido Redenção da Serra. A cidade estará no km 208 do brevet. A rota passará pela Rod. SP-121, passando por fora da cidade, entre na cidade e se abasteça, há poucas opções entre Redenção e Paraibuna.

Na rotatória da entrada da cidade, onde tem uma estátua, pegue uma estrada de terra, logo antes da ponte. Essa estrada te levará para um caminho que passa na represa seca, onde tem uma ponte. É esse o caminho!

Esse trecho margeia a represa de Paraibuna, que está bem baixa. A estrada é uma sequencia de sobes e desces. Está toda cascalhada, por isso tomem muito cuidado nas descidas!!!! São rápidas podem ter problema nas curvas, além de sulcos/rasgos de chuva.

Essa estrada faz parte da Rota da Luz, e vocês iram percorrer no sentido inverso da rota. Por isso, não se incomodem das indicações de setas amarelas estiverem para o outro sentido.

Por volta do km 223 do brevet, tem o Restaurante da Maria que costuma ficar aberto até umas 20 horas. É uma boa opção de abastecimento nesse trecho.

Logo depois do Restaurante, terá uma subida dura, ela começa à direita dessas placas.

Por volta do km 230 do brevet vocês retornaram ao asfalto. Esse asfalto ligará até Paraibuna. Nesse trecho tem algumas vendas e bares, onde podem se abastecer.

Uma sugestão, para quem chegar até as 20 horas em Paraibuna, é a Padaria Pão Perfeito, que fica na Rodoviária da cidade. Vale a pena a parada! Se passarem depois, procurem bares e lanchonetes no entorno da Igreja.

Se abasteçam bem, pois não haverá nada até Salesópolis no caminho.

No trecho entre Paraibuna e Salesópolis, é todo de uma excelente estrada de terra, cheia de sobes e desces, e com uma subida bem forte no km 262 do brevet, com 4 km de extensão… Essa vai doer um pouco.

Em Salesópolis, procure se abastecer, por lá também terá lanchonetes e bares. Desconfio que as padarias não estarão mais abertas.

De Salesópolis até o Bairro N. Sra. dos Remédios é através da Rod. Salesópolis-Mogi, com excelente acostamento e muito plana. Dá para tirar um atraso aí…

O Ponto de Controle 4 será uma foto da Panificadora Lorca & Lima. No avançar do horário, não sei se terá muitas coisas em Remédios, tem que dar uma procurada nos bares.

Panificadora Lorca & Lima a Guararema

A saída de Remédios é feita por uma estrada com bastante asfalto. E o trecho de terra também é bem amplo, plano e com pouco desafio técnico. São só 23 km.

Já estará escuro e qualquer cuidado extra é importante.

A chegada será no mesmo ponto de largada: Hostel Guararema!

Se divirtam, é um belo desafio!

Algumas outras recomendações

• Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmaras, ferramentas básicas;
  • Lanterna em muito bom estado. Lembre-se que irá pedalar algum tempo à noite;
  • Dois piscas traseiros afixados na bicicleta. Pelo menos um à pilha (preferencialmente);
  • Colete! Não esqueçam do colete. Ele é obrigatório durante a noite. Se estiver com neblina ou chovendo, é recomendado o uso;
  • Precisamos falar do capacete?
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não há carro de apoio, resgate por problemas mecânicos ou de cansaço. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.

Postos de Controle

PCCidadeDistância Total [km]AberturaFechamento
Largada: Hostel Guararema – Praça Maria Rosa BenitezGuararema-SP07:008:00
PC1:  Placa Lagoinha/Bairro do Macuco Taubaté-SP10710:3014:00
PC2: Igreja Matriz de Nossa Senhora da ConceiçãoLagoinha-SP13813:0016:00
PC3: Cruzamento SP-121Natividade da Serra-SP19315:0020:00
PC4: Panificadora Lorca e LimaN. Sra. dos Remedios-SP28721:001:30
Chegada: Hostel Guararema – Praça Maria Rosa BenitezGuararema-SP30922:003:00

Qualquer dúvida, escreva nesse post, mande mensagem ou perguntem na largada (pode ser tarde :-).

This entry was posted in Audax, brevet 300km, Briefing, Guararema. Bookmark the permalink.