BRM 200 km de Mogi das Cruzes: Briefing Virtual

Informações iniciais

Amigos, depois de um longo período sem brevets (os últimos foram em fevereiro), estamos de volta.

Só que o vírus ainda está aí, e mesmo não sabendo, podemos estar contaminados.

Dessa forma, no RMC, vamos adotar algumas mudanças enquanto estivermos com esse mal por perto.

  • Briefing virtual: todas as informações serão compartilhadas pelo site do RMC e pelo grupo do WhatsApp do evento;
  • Não haverá briefing no dia do evento!
  • Máscara: é obrigatório o uso de máscara na retirada do kit, durante a vistoria e no acesso a qualquer Ponto de Controle ou mesmo outros estabelecimentos comerciais;
  • Largada: será das 6 às 7, e o ciclista poderá iniciar sua prova à medida que a vistoria for feita e o Kit Brevet for entregue. O tempo total será contado à partir da hora de largada anotada pelo voluntário. Fiquem atentos a isso!
  • Kit Brevet: ele será composto de Passaporte, Máscara e Carta Rota
  • Pontos de Controle: todos os pontos de controle são virtuais, dessa forma tire uma foto do local ou pegue um comprovante de compra;
  • Homologação: na chegada o ciclista irá mostrar os comprovantes de passagem;
  • O ciclista preencherá o passaporte com os horários de passagem, não será a organização;
  • Kit Chegada: em caso de homologação, receberá o Certificado e Badge de Conclusão, além da Medalha Francesa (caso tenha adquirido);
  • Medalha Francesa: essa poderá ser adquirida antecipadamente, no momento da inscrição, ou na chegada. Se for adquirida antecipadamente e não houver homologação o valor ficará de crédito.

Recomendações

  • Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmaras, ferramentas básicas;
  • Lanterna dianteira, que tenha duração condizente com o tempo que vai pedalar a noite, e um pouco de sobra. E dois piscas traseiros afixados na bicicleta (pilhas ou USB);
  • Não esqueçam as lanternas e piscas!!!
  • Colete! Não esqueçam do colete!!!!
  • Capacete! Não esqueçam o capacete!!!
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio e resgate. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome.
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.

Rota

Rota no RideWithGPS: https://ridewithgps.com/routes/28421081
Rota no Strava: https://www.strava.com/routes/10844785
Evento no Strava:  https://www.strava.com/clubs/40498/group_events/597578
Evento no Facebook:  https://www.facebook.com/events/2456462801233380/

Ibis Mogi das Cruzes ao Restaurante Nhá Luz

Os 5 primeiros quilômetros não possuem acostamento. Acostamento somente depois do córrego Cocuera, na altura da Estrada do Nagao. Deve-se ter cuidado se você estiver com pneus finos pois a região integra o Cinturão Verde e há uma certa movimentação de máquinas agrícolas na pista, além de terra e areia dessa época chuvosa. Assim, muita atenção para não cair.

Aproveitem esse trecho para ganhar tempo, ele é muito plano, e com a manhã fresca, esse tempo ajudará muito o calor comum do meio do dia.

O primeiro Ponto de Controle será no Restaurante Nhá Luz, no km 45,8 do brevet, situada alguns metros após a entrada da Estrada da Petrobrás. Recomendamos abastecer na cidade de Salesópolis, tem muitas opções de locais por lá, na Nhá-Luz tem poucas opções.

Restaurante Nhá Luz ao Chaparral Auto Posto

Retornem para Salesópolis e, após passar pelo centro, peguem a nossa estrada amiga, SP-77, mais conhecida como Nilo Máximo. O asfalto na Nilo está muito bom, só peço cuidado nas curvas, para que não comprem um terreno por lá.

Muita atenção à todas as descidas, tem terra em vários pontos. Principalmente na descida mais longa, que por volta do km 67 do brevet, numa curva fechada, com terra, logo antes de uma ponte estreita.

Após a cruzarem Santa Branca (lembrem-se de pegar água na cidade), continuem na SP-77 sentido Carvalho Pinto. Chegando na Carvalho Pinto, ou SP-70, sigam em direção à São Paulo. O acostamento da Carvalho Pinto é um pouco rugoso em algumas partes, porém dá para ir tranquilamente. Está com alguns pontos com sujeira, cacos de vidro e etc. Muita atenção nestes pontos. Passem os três túneis e peguem a D. Pedro em direção à Campinas. Com mais 22km vocês estarão no trevo de Igaratá, passem por baixo do viaduto da entrada da cidade e peguem logo à esquerda até o segundo Ponto de Controle, no Chaparral Auto Posto.

Chaparral Auto Posto a Mamma Mia Padaria

Saindo do Chaparral Auto Posto, sigam pela SP-056, que liga as cidades de Igaratá à Santa Isabel.

A estrada está muito boa, só pedimos atenção no final de algumas descidas, onde há pontes estreitas sem acostamento. Então, sempre prestem atenção para se certificar de que não há nenhum carro por perto.

Chegando nas imediações da estrada do Ouro Fino, sigam por ela. A estrada do Ouro Fino é uma estrada vicinal, de movimento razoável. Prestem atenção na paisagem, sem tirar os olhos das inúmeras lombadas que aparecem em em cada fundo de vale.

Novamente, CUIDADO COM AS LOMBADAS!!!!

Esta estrada termina em uma rotatória, siga em direção à Arujá por uns 200m. O Ponto de Controle será a Mamma Mia Padaria.

Mamma Mia Padaria ao Portal de Santa Isabel

Saindo da Mamma Mia Padaria, sigam na SP-056 em direção à Santa Isabel. Não tem muito o que dizer deste trecho… Só que, como diz o mano Cabeção, só tem descida no rolê.

Colocamos um PC em Santa isabel, mesmo estando somente 15km do de Arujá, somente para que não sintam vontade de ir para Mogi diretamente pela Mogi-Dutra. O Ponto de Controle de Santa Isabel é uma foto do portal da cidade, localizado a um quilômetro da mesma. Se não possuírem smartphone, podem comprar alguma coisa na cidade mesmo que isso já comprova a passagem pela localidade.

Portal de Santa Isabel até o Ibis Mogi das Cruzes

Após o Portal de Santa Isabel, vocês entrarão na cidade. Como passarão em um final de sábado, eu espero que a cidade esteja movimentada. Assim, TODO CUIDADO É POUCO!

Sigam em direção à Dutra. Tomem cuidado com o acostamento assim que passarem pelo segundo portal de Santa Isabel. Há alguns trechos bem curtos que o acostamento está bom, mas sorrateiramente ele se torna um mix de terra e buracos. O nosso conselho é que, na subida prossigam o mais perto possível da faixa, e na descida para chegar na Dutra, andem na pista. Na descida até tem acostamento, porém a alguns metros da Dutra ele some e isso pode causar acidentes. Cruzando a Dutra vocês chegarão em uma estradinha vicinal conhecida como Estrada do Bem-te-vi. Prossigam por ela até chegarem na Mogi-Dutra.

Chegando na Mogi-Dutra, vocês notarão que ela está em obras, mesmo com as barreiras, passem por baixo do viaduto e sigam em direção à Mogi das Cruzes. Cuidado nos pontos de acesso à Rod. Ayrton Senna. Este último trecho é um trecho de serra onde vocês atravessarão a famosa Serra do Itapety. Após atravessar a serra, entrem na rotatória do Homem de Lata e sigam em direção à Estação Estudantes, você passará em frente ao Shopping até o Ibis Hotel, chegada do brevet.

Postos de Controle

Esses horários são para sua referência, no RMC nós não desclassificamos por passagens fora da abertura ou fechamento. É preciso completar o brevet em 13:30.

PCAberturaFechamento
Ibis Hotel – Mogi das Cruzes (KM 0)7:008:00
Restaurante Nhá Luz – Salesópolis (KM 45,8)08:3010:05
Chaparral Auto Posto – Igaratá (KM 116,7)10:5014:45
Mamma Mia Padaria – Arujá (KM 148,7)11:5016:50
Portal de Santa Isabel (KM 160,7)12:2017:40
Ibis Hotel – Mogi das Cruzes (KM 204)13:4520:30

Dúvidas? Procurem o balcão de informações ou comentem aqui no blogue.

This entry was posted in brevet 200km, Mogi das Cruzes. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.