BRM 200 km Misto de Mogi das Cruzes: Briefing Virtual

Informações iniciais

Amigos, depois de um longo período sem brevets (os últimos foram em fevereiro), estamos de volta.

Só que o vírus ainda está aí, e mesmo não sabendo, podemos estar contaminados.

Dessa forma, no RMC, vamos adotar algumas mudanças enquanto estivermos com esse mal por perto.

  • Briefing virtual: todas as informações serão compartilhadas pelo site do RMC e pelo grupo do WhatsApp do evento;
  • Não haverá briefing no dia do evento!
  • Máscara: é obrigatório o uso de máscara na retirada do kit, durante a vistoria e no acesso a qualquer Ponto de Controle ou mesmo outros estabelecimentos comerciais;
  • Largada: será das 6 às 7, e o ciclista poderá iniciar sua prova à medida que a vistoria for feita e o Kit Brevet for entregue. O tempo total será contado à partir da hora de largada anotada pelo voluntário. Fiquem atentos a isso!
  • Kit Brevet: ele será composto de Passaporte, Máscara e Carta Rota
  • Pontos de Controle: todos os pontos de controle são virtuais, dessa forma tire uma foto do local ou pegue um comprovante de compra;
  • Homologação: na chegada o ciclista irá mostrar os comprovantes de passagem;
  • O ciclista preencherá o passaporte com os horários de passagem, não será a organização;
  • Kit Chegada: em caso de homologação, receberá o Certificado e Badge de Conclusão, além da Medalha Francesa (caso tenha adquirido);
  • Medalha Francesa: essa poderá ser adquirida antecipadamente, no momento da inscrição, ou na chegada. Se for adquirida antecipadamente e não houver homologação o valor ficará de crédito.

Recomendações

  • Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmaras, ferramentas básicas;
  • Lanterna dianteira, que tenha duração condizente com o tempo que vai pedalar a noite, e um pouco de sobra. E dois piscas traseiros afixados na bicicleta (pilhas ou USB);
  • Não esqueçam as lanternas e piscas!!!
  • Colete! Não esqueçam do colete!!!!
  • Capacete! Não esqueçam o capacete!!!
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio e resgate. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome.
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.

Rota

Essa rota foi uma novidade para a Temporada 2019/2020, e que teremos de volta na Temporada 2020/2021, e faz parte da nossa série especial Super Randonneurs Mista. É um rota cheia de estradas inéditas no RMC, e não menos desafiadoras que as outras.

A rota tem 206 km e 3200 metros de altimetria acumulada. O tempo limite é de 13:30 horas, e é preciso fazer uma velocidade minima de 15 km/h.

É um brevet misto, com estradas de asfalto e terra, dessa forma não dê “bobeira” com tempo, seja rápido nas paradas!

Outro ponto importante de atenção aos brevets mistos é a navegação, fique atento ao mapa no GPS e à carta rota. E, principalmente, aos PCs.

Ibis Mogi das Cruzes a Igreja de Santa Catarina

Dada a largada, sigam a avenida principal até uma bifurcação com ciclovia. Nesse ponto os ciclistas do BRM 200 km de Mogi das Cruzes vão seguir pela direita e os do Misto pela esquerda, seguindo a Av. João XXIII.

Com 2,5 km vocês seguiram pela direita, na Av. Castelo Branco, por onde vão seguir uma avenida/estrada, alternando entre asfalto e terra até o primeiro Ponto de Controle, na Igreja de Santa Catarina.

Tirem uma foto e zarpem! Como sempre lembramos, é bom aproveitar o frescor da manhã e os trechos mais planos e rolados para ganhar tempo. E em brevets mistos, tempo é mais do que crucial.

Igreja de Santa Cataria até o Bar do Isac & Krika

1 km depois da Igreja pegue à saída a direita na bifurcação e sigam à direita e no km 20 do brevet estarão em Biritiba-Mirim.

Se abasteçam, caso precisem, porque o próximo Ponto de Controle será só no Bar do Isac & Krika, no km 35,6 do brevet.

O trecho até lá rende bem, tem a subida de Rio Claro, com pouco mais de 3 km com uns 4% de inclinação média, e a descida recompensadora depois.

A estrada é bem ampla. E sempre mantenham o cuidado nas descidas, elas são rápidas e tem pedras e buracos, nada demais, mas vale relembrar.

Bar do Isac & Krika até a Estrada Angola de Baixo

Aproveitem a paisagem depois do Bar do Isac & Krika, é uma estrada muito arborizada, passando pela Estação de Tratamento de Águas Casa Grande e depois contornando a Represa do Rio Claro (Rio Tietê).

É uma estrada bem antiga, com algumas construções com quase 100 anos de idade, como essa fonte.

Quando chegarem na “Casa Grande”, vão se deparar com uma pequena barragem, entrem à esquerda logo depois.

A estrada é no meio da Mata Atlântica, vale a pena contemplar!

Quando chegarem nessa bifurcação, da porteira amarela, sigam à esquerda, sentido “Repiado/Salesópolis”. Nesse trecho MUITA ATENÇÃO, tem muito cascalho solto na estrada, tanto para subir quanto para descer. Para subir pode ter que empurrar, para descer tenha cuidado com a velocidade, tem muito cascalho solto!!!!

Após esse trecho, aproveitem o visual da Represa e também as estradas com Pinheiros. E também a passagem por cima da represa, algo bem peculiar.

Salesópolis está bem perto, aproveite para se reabastecer, há muitos lugares. Gostamos muito da Padaria São José, mas o importante é encher as garrafinhas, comer bastante, já que as “pirambas” para Santa Branca estão à vista.

O trecho entre Salesópolis e Santa Branca tem alguns “morrinhos”, a possibilidade de estar muito quente é muito grande, então se cuidem, não economizem na hidratação. Logo em seguida estará Santa Branca, outro ponto importante para reabastecimento.

Siga sentido Rod. Carvalho Pinto, e no km 96,5 do brevet estará o terceiro Ponto de Controle, uma foto da placa da Estrada Angola de Baixo.

Estrada Angola de Baixo até a Estação de Trem de Guararema

O caminho até Guararema é basicamente serpenteando paralelamente ao Rio Paraíba do Sul. Com algumas subidas curtas e inclinadas e descidas curtas e também inclinadas. CUIDADO com o cascalho solto nas descidas, não vamos nos cansar de alertar sobre esse cuidado.

A estrada tem vários cruzamentos, fique atento ao mapa do GPS/carta rota.

E o Ponto de Controle será uma bela foto da Estação Ferroviária de Guararema, no km 122,3 do brevet. Sobre abastecimento, podem escolher entre as várias opções, tem aos montes.

Estação Ferroviária de Guararema até a Panificadora e Confeitaria Cruzeiro

Siga pela avenida principal de Guararema até a SP-066, logo que passar a entrada para Freguesia da Escada, já se prepare para atravessar a rodovia, pela faixa de pedestres, no km 128,5 do brevet. Muita atenção aos carros!!!!

Siga pela estrada asfaltada, cheia de sobes e desces até o trecho de terra. No trecho de terra vá até Rod. Carvalho Pinto, e entre à esquerda antes do viaduto.

É uma estrada também de sobe e desces, com alguns bem íngremes, até chegar num trecho de paralelepípedo. Seguro bem as coisas, porque vai chacoalhar!

No km 135,7 do brevet, atravesse a linha do trem e pegue uma pequena trilha até uma descida de asfalto. Tire uma bela foto do trilho de trem (só para sua lembrança), e zarpe!

Vocês passarão por debaixo da Rod. Carvalho Pinto, depois passarão por debaixo da Rod. Airton Senna até chegar na Rod. Dutra.

Os paralelepípedos vão até o km 140 do brevet (praticamente na Dutra). Acreditamos que o que as coisas que não caíram, não cairão mais.

É preciso passar para o outro lado da Dutra, para o Bairro Paratey, nisso faça praticamente dois “8s” no viaduto e entre logo a direita do outro lado, antes do pedágio e sigam a estrada até o bairro.

Caso precisem, se abasteçam nos bares/mercados do Paratey, e se preparem para uma longa subida, com um trecho inicial inclinado, um altiplano e mais duas subidas finais.

Logo no começo da descida para Santa Isabel, muito cuidado numa curva acentuada, com muito lixo, além da estrada bem irregular.

Sigam até a Panificadora e Confeitaria Cruzeiro, ela será o seu quarto Ponto de Controle, no km 158 do brevet.

Panificadora e Confeitaria Cruzeiro até a Mamma Mia Padaria

O caminho é logo à direita da padaria e entre à esquerda no km 159 do brevet. Sigam a rua até o km 164,5 do brevet, onde precisarão entrar à esquerda, numa subida, onde chamados carinhosamente de “Pedralelepípedo”, quando chegarem nela, vão entender.

Essa estrada de terra irá se conectar com a estrada de Ouro Fino, onde o final é uma descida de asfalto muito rápida. Não precisamos falar CUIDADO, mas vamos deixar escrito…

Chegando nas imediações da estrada do Ouro Fino, sigam por ela. A estrada do Ouro Fino é uma estrada vicinal, de movimento razoável. Prestem atenção na paisagem, sem tirar os olhos das inúmeras lombadas que aparecem em em cada fundo de vale.

Novamente, CUIDADO COM AS LOMBADAS!!!!

Esta estrada termina em uma rotatória, siga em direção à Arujá por uns 200m. O Ponto de Controle será a Mamma Mia Padaria.

Mamma Mia Padaria até o Ibis Mogi das Cruzes

Siga à direita da padaria, sentido centro de Arujá. Será sábado final de tarde, começa da noite e estará bem movimentado. Siga as placas sentido Dutra/Airton Senna/Mogi.

Chegando na Mogi-Dutra, você notará que ela está em obras, com trechos de acostamento bom, só que com placas e sujeira. E outros trechos com degraus na pista e em processo de recapeamento/restauro.

Com frequência será necessário compartilhar a via de rolagem com os carros. Façam isso com cautela. É um trecho em descida e de boa velocidade. Recomendamos o uso dos faróis no nível máximo para ter uma boa visibilidade das placas, sujeiras e degraus entre a pista e o acostamento.

Cuidado nos pontos de acesso à Rod. Ayrton Senna. Este último trecho é um trecho de serra onde vocês atravessarão a famosa Serra do Itapety. Após atravessar a serra, entrem na rotatória do Homem de Lata e sigam em direção à Estação Estudantes, você passará em frente ao Shopping até o Ibis Hotel, chegada do brevet.

Postos de Controle

Esses horários são para sua referência, no RMC nós não desclassificamos por passagens fora da abertura ou fechamento. É preciso completar o brevet em 13:30.

PCAberturaFechamento
Ibis Hotel – Mogi das Cruzes (KM 0)7:007:30
Igreja de Santa Catarina – Mogi das Cruzes (KM 15.9)7:308:00
Bar do Isac & Krika – Biritiba-Mirim (KM 35.6)8:009:00
Estrada Angola de Baixo – Santa Branca (KM 96.5)10:3013:00
Estação Ferroviária de Guararema (KM 122.3)12:0015:00
Panificadora e Confeitaria Cruzeiro – Santa Isabel (KM 158)13:0017:00
Mamma Mia Padaria – Arujá (KM 181)14:0019:00
Ibis Hotel – Mogi das Cruzes (KM 206)17:0020:30

Dúvidas? Procurem o balcão de informações ou comentem aqui no blogue.

This entry was posted in Audax, brevet 200km, Briefing, Guararema. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.