Briefing Virtual: BRM 400 km Misto de Mairiporã – Julho/2021

Mais uma nova rota mista no ar. Com um altimetria razoável, mas que é “gerenciável”.

A Rota

As rotas estão disponibilizadas de forma eletrônica em várias plataformas disponíveis. Se ainda tiver dificuldade em usá-las, entre em contato com a organização. Na semana anterior a prova será enviada uma carta rota digital, que servirá de apoio… Mas é melhor ter um GPS com o mapa.

Mairiporã a Piracaia

largada será no Graal Mairiporã, que fica na Via de Acesso Norte KM 62 da Rod. Fernão Dias. A vistoria começará as 6:30 do dia 31/07 e a largada às 7. Seguiremos por alguns metros do acostamento da rodovia até o acesso a Estrada do Rio Acima, sentido Nazaré Paulista.

A Estrada do Rio Acima não está muito boa nos primeiros 18 km, além de ter vários quebra molas, está bem esburacada e não tem acostamento. Após essa distância, ela está muito boa. Só tenham atenção às descidas. Ela termina no km 26 do brevet, onde deverá seguir a SP-036 – Rodovia Vereador Francisco de Almeida até a cidade de Nazaré Paulista. É uma Zona Urbana, atenção a todas as saídas.

Na SP-036 passe por baixo do viaduto de acesso para a Rod. D. Pedro I e siga as orientações para Campinas e Bom Jesus dos Perdões (km 35 do brevet).

Assim que passar pela cidade de Bom Jesus, pegue à primeira saída a direita e seja feliz. A Rod. Jan Antonio Bata, também SP-036, tem acostamento nela toda.

Largada: Graal Mairiporã – Via de Acesso Norte KM 62 da Rod. Fernão Dias

Piracaia a São Francisco Xavier

Na saída do Auto Posto Molon siga a Rua Valentim Del Nero e as placas para Joanópolis. Se prepare para uma subida logo na saída de Piracaia, ela é leve, e tem 3,63 km com 4% médio.

Depois é uma longa descida e um trecho bem rolado de asfalto. Bom para ganhar tempo. Em Joanópolis é possível buscar bastante suporte, um desses lugares é a Padaria Pão da Montanha, fica na avenida principal de Joanópolis.

Vá até o centro da cidade, na Padaria Pão da Montanha (Rua Antonio Ferreira de Almeida, 275 – km 85,1 do brevet), é o nosso primeiro ponto de controle.

Ponto de Controle 1 – 85,1: Padaria Pão da Montanha, Rua Antonio Ferreira de Almeida, 275 – Joanópolis – SP

De Joanópolis é seguir para São Francisco Xavier, a estrada tem asfalto até o km 91,2 do brevet, nessa bifurcação siga à esquerda e aqui começa a estrada de terra para valer. Serão aproximadamente 40 km de terra, com uma grande subida. Nesse caminho terá uma pastelaria, no meio da longa subida, com uns 15/20 km de terra. É o único ponto de apoio! Se precisar de alguma coisa a mais, terá que bater em alguma casa.

A chegada em SFX será em uma longa descida, desça com cuidado, ela tem pontos bem rápidos e com o final  de asfalto. O Ponto de Controle 2 será no centro de SFX, no Mercado & Padaria Sol Nascente.

Ponto de Controle 2 – km 131,4: Mercado & Padaria Sol Nascente, Rua 15 de Novembro, 102, São Francisco Xavier, São José dos Campos – SP

São Francisco Xavier a Santo Antonio do Pinhal

De SFX até São Antonio do Pinhal é toda asfaltada, com um trecho bem curto de blocos sextavados. Com apenas 20 km você chegará em Monteiro Lobato (km 151,4 do brevet), e se precisar de asbatecimento, tem várias opções na praça.

De Monteiro Lobato até Sapucaí Mirim (km 185,9 do brevet) são mais 34,5 km, onde também conseguirá se abastecer facilmente. Nesse ponto entre à direita por um trecho de blocos sextavados, de 2,5 km. Quando chegar no asfalto entre à direita e tire uma foto do Carrefúlvio, nosso Ponto de Controle 3.

Ponto de Controle 3 – km 188,3: Carrefulvio – Rod. João Batista Furquim, n° 180, São Bento do Sapucaí – SP

Continue nessa mesma rodovia até chegar na Estrada Velha para Campos, entrando à direita no bairro do Paiol (km 192,5), depois entre à esquerda na Estrada do Machadinho (km 196,2), onde chegará em Santo Antonio do Pinhal no km 202,7.

Há varias opções de abastecimento em Santo Antônio do Pinhal. O transito da cidade pode estar um pouco carregado, tenha cuidado.

Santo Antonio do Pinhal a Caçapava

De SAP até Caçapava é muito rápido, aproveite a descida e os trechos planos, faça render! Observe o horário, mantenha sempre muito bem abastecido.

Nesse trecho, ainda é possível encontrar algum comercio aberto, como o Empório Serra a Vista, do outro lado da pista, no km 227 do brevet.

Desça a Serra Nova de Campos com atenção e siga sentido Rod. Carvalho Pinto, no km 233,7 você entrará à direita por uma estrada de terra muito plana, siga ela até Caçapava. E atenção no km 247,1, entre à direita numa rampa bem curta e íngreme até o Supermercado Simpatia (fica aberto até as 21 horas).

No km 248,6 do brevet tem uma rotatória, fique atento e pegue a leve subida de terra.

Pegue o lado direito, na estrada de terra.

Siga por estrada de terra, bem tranquila até o Bar do Mineiro, no km 255,4. Esse é o último ponto de apoio para se alimentar, que poderá estar aberto nesse trecho até a Rod. D. Pedro. Se garanta!

Ponto de Controle 4 – km 255,4: Bar do Mineiro – Estr. Mun. do Teixeirinha – Marambaia, Caçapava – SP

Caçapava até Mairiporã

Com tudo escuro e já cansado, muita atenção daqui para frente. Siga o mapa até a Rod. Monteiro Lobato/São José dos Campos (km 270). E saia dela no km 272,5, à direira, atravesse a ponte suba.

Siga sentido SFX

O próximo Ponto de Controle será a Capela São Pedro, no km 276,3 do brevet. Tem como pegar água no fundo da Capela, numa torneira, aproveite!

Ponto de Controle 5 – km 276,3: Capela São Pedro – Estr. José Teodoro Azevedo – São José dos Campos-SP

No km 280 do brevet entre à esquerda, na SJC 323.

Entre na SJC 323, sentido Turvo.

Esse trecho é bem tranquilo e rolado. Por volta do km 288 do brevet pegará um asfalto rural, que também ajudará a melhorar a velocidade. Siga até a km 292,7 e entre à direita, numa subida MUITO íngreme, se prepare.

Pegue à direita, logo em seguida uma subida bem íngreme

No km 294,6 entre à esquerda na Estrada Jucá Carvalho, e cuidado com as curvas na descida. No km 300 pegue à direita na estrada de terra e siga o mapa até a Rod. D. Pedro.

Saida do asfalto e entre nessa estrada de terra, no km 300.

No 322,7 entre à direita na estrada marginal a Rod. D. Pedro I.

Ponto de Controle 6 – km 325: Placa Rodovia D. Pedro I – Jacareí-SP

Na Rod. D. Pedro I, é possível conseguir apoio no Posto da Policia rodoviária, no km 336 e no SAU Igaratá no km 337,5 do brevet, e também no Posto Chaparral (km 339,2), só que ele fica do outro lado da rodovia, então pegue o acesso pela passagem por baixo da rodovia. O posto abre, por volta, das 5:30.

Siga até Nazaré Paulista e saia no km 367 do brevet.

Agora é basicamente voltar pela rodovia que veio. Siga a SP-036 até o km 376 do brevet e entre à direita para a Estrada do Rio Acima. A recomendação continua a mesma… Atenção aos quebra molas e o trecho esburacado nos 24 quilômetros finais do brevet.

A chegada será no mesmo ponto de largada na Graal Mairiporã.

Algumas recomendações

• Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmaras, ferramentas básicas;
  • Lanterna em muito bom estado. Lembre-se que irá pedalar algum tempo à noite;
  • Dois piscas traseiros afixados na bicicleta. Pelo menos um à pilha (preferencialmente);
  • Colete! Não esqueçam do colete. Ele é obrigatório durante a noite. Se estiver com neblina ou chovendo, é recomendado o uso;
  • Precisamos falar do capacete?
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não há carro de apoio, resgate por problemas mecânicos ou de cansaço. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.
  • Para esse brevet, exigiremos a manta térmica. A temperatura pode cair muito na madrugada.

Programação

• Início da vistoria às 6:30 e largada às 7:00, no Graal Mairiporã
  • Chegada no mesmo local da largada;
  • Entrega dos badges de chegada.

Pontos de Controle

PC5 – Capela São Pedro21:001:30276,3
PC6 – Placa Rod. D. Pedro I23:305:00325
Chegada – Graal Mairiporã3:0010:00400
This entry was posted in brevet 400km, Briefing, informações and tagged , , . Bookmark the permalink.