Briefing Virtual: BRM 600 km Misto dos Arrozais – Agosto/2021

Continuamos com a pandemia aí, a vacinação está avançando, contudo a grande maioria dos participantes não estão completamente imunizados. Então temos que manter todas as precauções, mantendo distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.

Rota

Rotas RideWithGPS:
Parte 1 – 300 km: https://ridewithgps.com/routes/36167546
Parte 2 – 300 km: https://ridewithgps.com/routes/36167476
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/348408676392920/
Evento no Strava: https://www.strava.com/clubs/40498/group_events/818575

Esse é um brevet especial para o Randonneurs Mogi nesse período de Pandemia. É a nossa tentativa de fechar o Desafio Paralelepípedo Dourado, que consiste na Série Super Randonneur com eventos mistos. Ainda teremos mais três eventos mistos em Salesópolis em Outubro, para quem ainda pretende fechar essa série especial.

Ele tem 120 km de terra e 480 de asfalto. Tem, em torno, de 5700 metros de subida acumula e 606 km.

São duas voltas de 300 km, com os mesmos PCs, o mesmo trajeto, só que a primeira num sentido e a segunda será invertida.

Percurso

Guaratinguetá ao Bar do Mineiro (Caçapava-SP)

A largada será às 5:00 do Ibis Guaratinguetá. Siga a rota por dentro de Guaratinguetá e depois sentido Lorena, pela estrada velha SP-Rio, até o Cachoeira Paulista, passando por Canas. Em Cachoeira Paulista, siga a rota para o Bairro do Embauzinho, onde será o nosso Ponto de Controle. Tire uma foto da Praça Arborizada do Bairro do Embauzinho e siga!

Ponto de Controle 1 – KM 37: Praça Arborizada do Bairro do Embauzinho, Cachoeira Paulista-SP

Á partir da praça, siga até a Rodovia SP-058 e siga até Piquete, e de lá siga sentido Lorena, pela BR-459. No km 64,1 entre à direita e siga a rota por uma estrada asfaltada, até o km 70,5, onde irá começar um trecho de terra e também está um totém da Estrada Real, nosso terceiro ponto controle.

Ponto de Controle 2 – KM 110: Totém Estrada Real, Lorena-SP

Continua pela estrada de terra, sempre atento a rota, tem alguns zigue-zagues até a Estrada de Pedrinhas (km 93,8 do brevet), onde andaram por 3,5 km de asfalto, onde seguirá pelo Caminho da Fé (Gomeral), por alguns km. Depois seguiremos pela outra rota do Caminho da Fé, só que no sentido oposto.

No km 110 do brevet voltaremos para o asfalto. No km 122,2 siga à esquerda, sentido Campos do Jordão. No trevo para Campos do Jordão, no km 137, seguir sentido Rod. Carvalho Pinto, pela Rod. Floriano.

No km 155,8 você entrará à direita por uma estrada de terra muito plana, siga ela até Caçapava. E atenção no km 169,3, entre à direita numa rampa bem curta e íngreme até o Supermercado Simpatia. No km 170,8 do brevet tem uma rotatória, fique atento e pegue a leve subida de terra.

Pegue o lado direito, na estrada de terra.

Siga por essa estrada de terra, bem tranquila até o Bar do Mineiro, nosso terceiro ponto de controle, no km 177,8.

Bar do Mineiro

Ponto de Controle 3 – KM 177,8: Bar do Mineiro – Estr. Mun. do Teixeirinha – Marambaia, Caçapava – SP

Bar do Mineiro (Caçapava-SP) a Placa Lagoainha/Bairro do Macuco (Taubaté-SP)

Retorne para Caçapava pela mesma estrada que chegou ao Bar do Mineiro. Passando por dentro da cidade, siga sentido Jambeiro, onde você vocês acessará a Rod. Carvalho Pinto, no km 199 do brevet.

Aproveite que a rodovia é plana, sem subidas duras, para ganhar tempo. Você irá pedalar até o Posto Olá, no km 212,5 do brevet. Caso queira somente água, no Posto de Combustível tem um bebedouro de uso livre.

Ponto de Controle 4 – KM 212,5: Posto Olá, Caçapava-SP

Depois do Posto, pegue o prolongamento da rodovia, que levará até a Rod. Osvaldo Cruz.

No km 222 do brevet, pegue a Rod. Osvaldo Cruz sentido São Luis do Paraitinga/Ubatuba. Atenção a rodovia, o começo é um faixa adicional, sem acostamento. Se atente ao km 231 do brevet, entre no Bairro do Registro. Se abasteça no Mercado Santa Rita ou no Bar e Restaurante do Roberto (com a melhor empada da região). Não haverá quase nada até Pindamonhangaba. Garanta que esteja bem abastecidos.

No Bairro do Registro siga o sentido da placa para “Dolomia”.

Vocês entraram numa estrada com excelente asfalto passando por algumas chácaras. Estrada bem tranquila e com pouco movimento até o km 232,7 do brevet. Nesse ponto pegue a Estrada do Mangaló, entrando à esquerda.

É uma estrada asfaltada, sem grande buracos, alternando entre bem irregular com asfalto em perfeito estado e com alguns pontos com terra. Será uma surpresa no caminho. Percurso muito bonito!

Siga pela Estrada Municipal João Pasin
Entre à esquerda, seguindo a placa e passando em frente a uma escola municipal
Nesse entrocamento, siga à direita

O ponto de controle será a placa Lagoainha/Bairro do Macuco, no km 252 do brevet, saindo do asfalto e pegando a estrada de terra, à direita.

Ponto de Controle 5 – KM 252: Placa Lagoinha/Bairro do Macuco, Taubaté-SP

Placa Lagoainha/Bairro do Macuco (Taubaté-SP) a Guaratinguetá

Na placa siga a rodovia asfaltada até Pindamonhamgaba, passando por baixa da Rod. Pres. Dutra.

Agora é só aproveitar o asfalto e o plano para fechar o brevet. Siga a estrada sentido Aparecida, onde irá cruzar a zona urbana de Pindamonhangaba (sempre atenção aos carros e entradas). E também cruzar a cidade de Aparecida.

Da Basílica de Aparecida (sempre vale a foto!) até o Ibis Hotel são somente 7 quilômetros. Lembrando que não pode pegar a Dutra, é perigoso e não vale a pena.

Chegada – KM 303: Ibis Hotel Guaratinguetá – SP

Segunda Metade

Bem, a segunda metade será literalmente o inverso. Dessa forma não iremos detalhar novamente cada entrada e cada ponto. Só mesmo fazer o mesmo percurso e registrar os mesmos pontos de controle.

Recomendações

• Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmaras, ferramentas básicas;
  • Lanterna em muito bom estado. Lembre-se que há possiblidade de pedalar à noite;
  • Dois piscas traseiros afixado na bicicleta. Pelo menos um à pilha (preferencialmente);
  • Colete! Não esqueçam do colete. Ele é obrigatório durante a noite. Se estiver com neblina ou chovendo, é recomendado o uso;
  • Precisamos falar do capacete?
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não há carro de apoio, resgate por problemas mecânicos ou de cansaço. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.
  • Manta térmica é obrigatório!!!!!

Programação

• Largada e chegada: Ibis Hotel Guaratinguetá;
  • Horário vistoria: 4:45;
  • Horário largada: 5:00;
  • Entregas dos Badges e Medalhas Francesas na chegada;
  • A distribuição dos certificados será por e-mail, após o fechamento do brevet.

Postos de Controle

Totém Estrada Real – Lorena-SP536,416:30
Praça Arborizada do Bairro do Embauzinho – Cachoeira Paulista-SP57018:30
Chegada: Ibis Guaratinguetá – Guaratinguetá-SP60621:00
This entry was posted in Audax, brevet 600km, Briefing, Guaratinguetá, informações. Bookmark the permalink.

2 Responses to Briefing Virtual: BRM 600 km Misto dos Arrozais – Agosto/2021

1. P. Lisanti says:

Boa tarde! Já saiu o Briefing virtual do BRM 200?