Briefing Virtual: BRM 200 km Comemorativo – 100 Anos ACP – Setembro/2021

Vamos celebrar 100 anos do primeiro BRM (Brevet Randonneur Moundiax) organizado pela ACP (Audax Club Parisien).

Será uma comemoração, um grande momento para celebrar a nossa paixão por pedalar longas distâncias de forma contemplativa.

Temos mais de 100 inscritos e continuamos com a pandemia aí, a vacinação está avançando, contudo a grande maioria dos participantes não está completamente imunizada. Dessa forma temos que manter todas as precauções, mantendo distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.

Largada

A largada será das 6 até às 7:30, em Jordanésia, bairro de Cajamar, próximo do entroncamento da Rod. Anhanguera e Rod. Edgard Máximo Zambotto.

O endereço exato é Av. Antônio Cândido Machado, 1260 – Vila União Cajamar – SP, e o link do Google Maps é https://goo.gl/maps/jff1oBuT1aP9d69K9. Estaremos em frente à Delegacia.

Estacionamento

A avenida tem vários bolsões de estacionamento. Ao longo dela, são 8 bolsões, cada um com 8 a 10 vagas. Essa é a avenida da Delegacia da Polícia Civil de Cajamar, o que dá um pouco mais de segurança para a região.

Bolsão em frente à delegacia

Vistoria

Você deverá procurar um dos voluntários, fazer sua vistoria, pegar o seu passaporte e quando estiver saindo, informar a sua saída. O tempo limite é de 13h30min, contando à partir da hora anotada pelo voluntário.

Pedimos paciência e também que mantenham o distanciamento. Por isso o horário flexível.

  • Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Farol Dianteiro (é FAROL, e não lanterna básica à pilha ou USB, tem que aguentar mais de 2 horas de iluminação decente!!!!!);
  • Bomba de ar, câmaras, ferramentas básicas;
  • Duas lanternas traseiras afixadas na bicicleta;
  • Colete! Não esqueçam do colete. Ele é obrigatório durante a noite. Se estiver com neblina ou chovendo, é recomendado o uso;
  • Precisamos falar do capacete?
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não há carro de apoio, não há resgate por problemas mecânicos ou de cansaço. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome!;
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.

Postos de Controle

Os pontos de controle serão presenciais, onde haverá um voluntário do RMC te esperando para carimbar o seu passaporte.

Não perca o seu passaporte, é a sua garantia de homologação!

Os horários são ilustrativos, considerando uma largada as 6 da manhã. Tenha em mente o seu horário de largada para definir a sua chegada.

No RMC não cortamos quem passar atrasado no PC, mas terá que chegar dentro do tempo limite de 13h30min. Por exemplo, se largar as 6:30 terá que chegar até as 20 horas.

PCDistanciaAberturaFechamento
Largada: Bolsão de Estacionamento – Jordanésia0 km6:007:30
Posto 44 – Madero – Castelo36,17:3010:00
Padaria Rebeca – Itu94,99:3014:00
Posto Ipiranga – Jarinu164,412:0018:30
Chegada: Bolsão de Estacionamento – Jordanésia20014:0021:00

Rota

O Randonneurs Mogi escolheu um roteiro bem conhecido para os ciclistas da Grande São Paulo, caminhos bem movimentados aos finais de semana, com rodovias cheias de ciclistas, e com movimento menor de veículos se deslocando à trabalho entre as cidades.

Rota Ride with GPS: https://ridewithgps.com/routes/36345774
Rota Strava: https://www.strava.com/routes/2857717133586679918
Evento Ride with GPS: https://ridewithgps.com/events/157776-brm-200-km-de-sao-paulo-100-anos-acp

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1393015687765888
Evento no Strava: https://www.strava.com/clubs/40498/group_events/818623

O brevet possui 200 quilômetros e mais de 3000 altimetria acumulada. A velocidade média mínima de conclusão são 15 km/h, tenha isso em mente no seu planejamento. E, nos primeiros 53 quilômetros, acumulará 1200 metros.

Navegação

Para navegar, disponibilizamos algumas formas:

Arquivo GPX/FIT para o GPS Ciclocomputador

O Ride with GPS é a ferramenta oficial para a consulta da rota (a rota do Strava é só um apoio). Recomendamos o uso do FIT Course (para Garmin) e o GPX Track para outros modelos de GPS. Para exportar os arquivos, é só seguir o guia do próprio Ride with GPS:

https://ridewithgps.com/help/export-file-formats

Se preferir em português, clique nesse link que será traduzido pelo Google Translator:

https://translate.google.com/translate?sl=auto&tl=pt&u=https://ridewithgps.com/help/export-file-formats

Carta de Rota

Para os que preferem os meios mais tradicionais de navegação, em papel, é só imprimir a Carta Roda gerada pelo Ride with GPS e disponível nesse link:

https://ridewithgps.com/routes/36345774/official_map.pdf

Aplicativo do Ride with GPS no celular

O Randonneurs Mogi enviará um link para todos os inscritos para se inscrever no evento do Ride with GPS. Com isso, o ciclista poderá utilizar a função de mapa diretamente no celular, sem necesidade de internet, e sem necessidade de assinatura, é gratuito para o participante.

Só será preciso criar uma conta, algo simples e rápido, que pode até ser feito usando o Facebook.

Para baixar o mapa e utilizar, consulte os links a seguir. Lembrando, que isso é possível depois de receber o convite para o evento.

Inglês: https://ridewithgps.com/help/offline-maps-in-the-mobile-app

Português: https://translate.google.com/translate?sl=en&tl=pt&u=https://ridewithgps.com/help/offline-maps-in-the-mobile-app

Nesse vídeo mostramos como aceitar o convite, entrar no aplicativo e baixar a rota para uso sem necessidade de internet, durante o evento.

Descritivo

Jordanésia ao Posto 44 – Madero

Depois de fazer a vistoria e informar ao voluntário o seu horário de saída, é hora de pedalar!

A saída será sentido o Bairro do Polvilho, por uma estrada interna, sentido “Montanha Russa”, sem passar pela Rod. Anhanguera.

No km 8,5 do brevet, pegue a saída à direita, sentido Polvilho e Santana do Parnaíba.

No km 12,3 você estará no centro de Polvilho e siga para Santana do Parnaíba, com atenção aos carros e entradas, é uma zona urbana movimentada.

Passe a ponte sobre o Rio Tietê no km 20,4 e no centro de Santana de Parnaíba siga sentido Estrada Ecoturistica do Suru, que começa no km 21,6. Essa estrada tem bastante sobe e desce, está com uma asfalto muito novo e atenção a velocidade nas descidas.

A Rod. Castelo Branco está no km 34 do brevet. Tenha atenção, é uma rodovia pista dupla rápida, ande somente pelo acostamento e observe a sujeira.

Siga até o km 36,1 do brevet ou o KM 44 da Rod. Castelo Branco, o nosso primeiro Ponto de Controle é o Posto 44 – Madero.

Ponto de Controle 1: Restaurante Madero 44, Rod. Castelo Branco KM 44 – Araçariguama – SP

Nesse primeiro trecho, caso precise de algum apoio, o caminho tem vários bares, lanchonetes e mercados, sendo bem fácil encontrar.

Posto 44 – Madero à Padaria Rebeca

4 quilômetros depois, no km 39,7 do brevet (KM 48 da Rod. Castelo Branco), entre na Estrada Municipal que liga a rodovia até Pirapora do Bom Jesus. É um trecho de sobe e desce bem intenso.

Pirapora do Bom Jesus está no km 49,1, ponto onde entrará na Estrada dos Romeiros. Essa estrada é bem conhecida dos ciclistas da região da Grande São Paulo e deverá estar com bastante movimento de outros ciclistas.

Após descer o “Tira Saia”, a estrada fica mais tranquila, com poucas subidas, e que renderá bastante a velocidade.

No km 71,6 você irá cruzar Cabreúva e seguir pela estrada parque até o Portal de Itu, no km 89,3. Siga para Itu, passando por baixo do viaduto e acessando a rodovia. Siga a avenida pista dupla até o centro, até o segundo Ponto de Controle, a Padaria Rebeca, no km 94,9.

Ponto de Controle 2: Padaria Rebeca, Av. Dr. Otaviano Pereira Mendes, 1060 – Liberdade, Itu – SP

Nesse segundo trecho, se precisar de apoio, recomendamos:

  • Km 49,1 – Pirapora de Bom Jesus: entre na cidade e terá muitas opções;
  • Km 64,2 – Bairro do Bananal: ao lado da rodovia tem bares e mercados;
  • Km 71,6 – Cabreúva: na entrada da cidade tem o Up Cycling e no meio tem o UAI, duas paradas muito tradicionais, além de outros pontos na cidade.

Padaria Rebeca ao Posto Ipiranga

De Itu até Jarinu é via Rod. Marechal Rondon – SP300 e também pela Rod. João Cereser/Av. Humberto Cereser/Estr. Mun. Naval Lorencini. Cruzando as Rodovias Bandeirantes e Anhanguera.

Na saída de Itu, até o Portal da cidade, existe uma ciclovia muito boa. Deem preferencia pela sua utilização.

É pista dupla de Itu até Jundiaí. Num sobe e desce bem rolado. Na saída de Itu terá uma subida de aproximadamente 6 km, com inclinação média de 3,7%.

Muita atenção aos seguintes pontos:

  • Km 123,8: Passe com atenção na Praça do Pedágio;
  • Km 133,3: Trevo de Itapeva, atenção a entrada e saída de carros;
  • Km 136,1 até 139,1: São 3 quilômetros que irão requerer muita atenção, por se tratar do entroncamento da SP300 com a Rod. dos Bandeirantes e também da Rod. João Cereser com a Rod. Anhanguera, com muitas entradas e saídas. MUITA ATENÇÃO, FAÇA AS TRAVESSIAS COM CUIDADO, E PARE E ESPERE, SE FOR NECESSÁRIO.
  • Nesse trecho (entre a passagem sob a Bandeirantes e o Inicio da João Cereser) há obras no acostamento. Muita atenção se precisar usar a rodovia. Por conta da obra, os carros estão muito mais lentos no trecho, mas sempre é bom tomar cuidado.
Km 133,3 – Trevo de Itapeva
Cones fixos fechando o acostamento
Acesso a Rod. dos Bandeirantes, a rota seguirá em frente, cruze com cuidado.
Cuidado com os carros vindo da Rod. dos Bandeirantes.
A rota seguirá em frente, cuidado com os carros acessando a Rod. dos Bandeirantes.
Trecho sem acostamento, sinalize e observe os carros.
Acesso de carros, vindos da Rod. dos Bandeirantes à direita, sinalize e atravesse com atenção.
Trecho em obras. Passe por dentro dos cones, e se precisar usar a rodovia, sinalize e trafegue com atenção.

Saída para a Rod. Anhanguera, a rota segue em frente.
Outro acesso a Rod. Anhanguera, a rota segue à esquerda, observe e sinalize.

Depois desses entroncamentos, a rota irá cruzar uma parte da Zona Urbana de Jundiaí e depois seguir por uma estrada bem tranquila e arborizada. Até o km 161,6, onde é a cidade de Jarinu. Siga pela cidade, pela Av. Ver. João Pedro Ferraz, sentido Rod. D. Pedro.

No km 164,4 está o terceiro Ponto de Controle do brevet, o Posto Ipiranga na Rod. Edgard Máximo Zambotto.

Ponto de Controle 3: Posto Ipiranga, R. Dante Alighieri, 41 – Jarinu – SP

Nesse segundo trecho, se precisar de apoio, recomendamos:

  • Km 117 – Bairro do Pinhal: Posto BR com lanchonete e Geladeira de água grátis.
  • Km 120,5 – Bairro do Jacaré: entre no bairro e procure por mercados ou bares;
  • Km 131,1 – Frutas Rondon: é uma parada tradicional, mas tenha paciência se parar, porque com certeza estará muito cheia;
  • Km 144,3 – Postos: tem algumas lojas de conveniência;
  • Km 148,1 – Padarias: tem a Padaria Vera Cruz e a Esquina do Pão, excelentes opções para abastecimento;
  • Km 161,2 – Jarinu: se quiser entrar na cidade, antes de chegar no PC, na Praça da Igreja Matriz tem lanchonetes e bares.

Posto Ipiranga a Jordanésia

Agora é só seguir a Rod. Edgard Máximo Zambotto até a Rod. Anhanguera. Num inicío com sobe e desce até Campo Limpo Paulista (km 180,3). E depois uma subida leve e uma descida longa até passar por debaixo da Rod. dos Bandeirantes (km 195).

Passe por cima da Rod. Anhanguera e desça até o ponto de largada.

Chegada: Bolsão de Estacionamento, Jordanésia – Cajamar – SP

Nesse segundo trecho, se precisar de apoio, recomendamos:

  • Km 181,9 – Posto Milho Dourado: logo depois de Campo Limpo Paulista, parada boa antes da chegada.
Posto Zambotto/Milho Dourado – km 181,9 do brevet.

Versão 1: 2/9/2021 – 23:40

Versão 2: 8/9/2021 – 18:00

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