Briefing Virtual: BRM 300 km Misto de Salesópolis – Fevereiro/2022

Largada

Leia o nosso post sobre como será o protocolo de largada.

Rota

É a segunda edição dessa rota, com uns pequenos ajustes em relação a edição 2021. Cuidado com algumas surpresas se chover ou fizer muito sol… Vamos rezar para São Pedro!

A rota terá 297 km e 4970 metros de altimetria acumulada. O tempo limite é de 20 horas, e é preciso fazer uma velocidade minima de 15 km/h. Mantenha as paradas rápidas!

Dinâmica

Mais uma rota mista (asfalto/terra) para o nosso calendário. Para os que participam pela primeira vez de um evento misto do RMC, ele segue as mesmas regras de um brevet tradicional (asfalto):

  • Pontos de Controle Virtuais: tire uma foto ou pegue um comprovante de pagamento
  • Navegação é fundamental: utilize um dispositivo com GPS (ciclocomputador ou celular), o mapa é disponibilizado digitalmente via Ride with GPS e também temos a planilha de rota. É fácil se perder e com isso perder tempo. Fique atento!
  • Pode usar qualquer bicicleta de propulsão exclusivamente humana.

Largada

O brevet vai ter como base o Pousada Salesópolis com bastante espaço na rua para estacionar, e relativamente seguro.

Para comer antes, durante ou depois do brevet, nós sugerimos esses dois lugares:

Abastecimeto

Os ciclistas passarão pelos bairros do Cedro, pela Tamoios, e no primeiro trecho de terra, pelo Bairro Alto, Pouso Alto e Vargem Grande. Todos com opções de abastecimento.

Para os trechos mais longos de terra, sugerimos que se abasteçam bem, principalmente após Guararema, pois a maioria já passará por Luís Carlos e Sabaúna a noite, correndo o risco de ficar sem nada.

Carreguem uns trocados, pois algumas vendinhas podem não aceitar cartão.

Pontos de Controle

Pousada Salesópolis até a Igreja de Vargem Grande

Saindo da Pousada é só seguir pela a Rod. Prof. Alfredo Rolim de Moura até o trevo de acesso à Rod. dos Tamoios, passando pelo Bairro do Cedro – Paraibuna, e nesse trecho só é possível ter suporte na Lanchonete da Rosana ou na Barraca Azul.

No km 39,7 do desafio você entrará na Rod. dos Tamoios, e siga sentido Caraguatatuba. No km 45 do brevet você terá o Posto e Restaurante Espigão para abastecimento.

No km 50 do brevet você encontrará o parque de obras de duplicação da serra, com isso a pista se estreitará e não terá mais acostamento até o km 52, onde você deverá retornar e entrar na estrada lateral, sentido Pouso Alto.

Aqui começa o primeiro trecho de terra, que tem 64 km entre a Rod. Tamoios e a Rod. Osvaldo Cruz. O Ponto de Controle 1 fica nesse primeiro trecho e é a Igreja de Vargem Grande, no km 96 do brevet.

Na saída de Vargem, passe por uma passarela bem pitoresta e siga para a Vila de Palmeiras.

Todo esse trecho é muito bonito. Vale a pena aproveitar o visual.

Quando estiver na Rod. Osvaldo Cruz, atenção ao acostamento, principalmente nas descidas que são longas e rápidas.

Igreja de Vargem Grande até a Igreja Matriz de São Luis de Toloisa (São Luiz do Paraitinga)

Entre em SLP e vá até o centro, tire uma foto da Igreja Matriz de São Luis de Tolosa e zarpe, o Ponto de Controle 2. Também passando por uma passarela pelo Rio Paraitinga.

Siga a subida de saída da cidade, pegue a Rod. Osvaldo Cruz por pouquinho tempo, e depois entre na estrada de terra para Redenção.

É uma estrada bem legal, que rende bem a velocidade. Chegando no acesso asfáltico para Redenção. Volte para a estrada de terra no Bar do Pescador. Bom ponto de abastecimento antes da subida sentido Jambeiro.

Após o bar, terá uma subida de 3 km com 7% médio de inclinação. Que será recompensada com uma longa descida do outro lado, até próximo de Jambeiro.

Chegando no asfalto, siga até o centro e vá até o Ponto de Controle 3, a Padaria São José. Se preferir, na praça tem outras opções de lanchonetes.

Padaria São José (Jambeiro) até a Padaria Rainha (Santa Branca)

Retorne pelo mesmo caminho e siga sentido Rod. dos Tamoios. Com apenas 1 km, logo antes de uma ponte, entre à direita e siga pela estrada de terra.

É uma estrada bem tranquila, e que precisará de atenção. Basicamente dois pontos principais:

  • KM 192,7: 100 metros após uma cachoeira fique atento para uma subida à direita;
  • KM 194,1: na bifurcação, se mantenha à esquerda e siga pelo Floresta de Eucaliptos. É uma estrada de pouco uso, com duas poças grandes de água (dá para passar do lado);
  • KM 195,4: chegada numa estrada mais batida e ampla, siga à esquerda;
  • KM 197,7: chegada a um aterro sanitário, desse ponto até a Rod. dos Tamoios é quase um “asfalto” de terra.

Chegando na Tamoios, rode por 1 km e entre sentido Avibras. É uma rodovia que está em reformas, bem tranquila, e no KM 206,6 do brevet entre à direita, na estrada de terra.

Atenção ao KM 215, vire à esquerda. Siga a estrada até encontrar o acesso asfáltico para Santa Branca (KM 222).

Em Santa Branca temos a Padaria Rainha, como Ponto de Controle 4. Infelizmente o local está meio descuidado. Se puder segurar alguns quilometros, Guararema tem lugares bem melhores.

Padaria Rainha (Santa Branca) até a Estação de Trem de Sabaúna

Agora faltam 70 km até o final, e ainda 1000 metros de subida, menos “dolorosos” que os anteriores. É um trecho que não dá para desanimar. Tem pouca terra e muito asfalto.

Pegue a saída para Guararema, logo depois da Rodoviária. Essa estrada está em processo de asfaltamento, e ainda tem algunas quilômetros de terra. Só que rende bem e está relativamente muito boa. Com certeza pegará esse trecho de noite, então tenham atenção.

Por volta do KM 243 do brevet você estará na zona urbana de Guararema. E, no KM 244,5 tem a Padaria Manhãs do Sol, num Posto de Gasolina, que é uma boa parada noturna, (ela fecha as 22 horas).

Siga em frente e na Estação Ferroviária de Guararema, vire à esquerda. Se preferir outros tipos de abastecimento, procure na cidade, tem restaurantes, lanchonetes e mercados.

IMG_1012

Depois da estação siga para Luis Carlos, a estrada está muito boa, com uma parte asfalto, terra e depois paralelepípedos.

Provavelmente estará tudo fechado quando passar, mas vale apreciar a arquitetura restaurada.

Continua na estrada de paralelepípedos, estrada de terra, passando sobre outro trilho de trem, mais paralelepídos e chegue em Sabaúna, último Ponto de Controle do brevet. Tire uma foto da Estação e siga para Biritiba Mirim.

Após sair do distrito de Sabaúna, siga à esquerda na estrada de terra, numa leve e longa subida, a última do dia.

Siga o mapa até Biritiba-Mirim, onde pegaremos a rodovia sentido Salesópolis, no KM 275 do brevet. Se precisar se abastecer, desvie da rota e vá para o centro de Biritiba, lá encontrará mercados e lanchonetes.

Na rodovia, ainda tem uma última possível opção de abastecimento, no bairro de N.S. dos Remédios, no KM 282 do brevet.

De Biritiba até Salesópolis, atenção à sujeira no acostamento, especialmente nessa época de chuvas. Costuma ter areia ou galhos.

A chegada é no mesmo ponto de saída, na Pousada Salesópolis.

Horários somente para referência, usando o horário de inicio da largadas horário limite das largadas. O horário correto de largada será o anotado pelo voluntário no momento da largada do ciclista, e baseie-se nele pra calcular seu tempo correto. Para o 300km, são 20horas corridas.

PCCidadeDistância Total [km]AberturaFechamento
Largada – Pousada SalesópolisSalesópolis06:007:00  Fechamento: 8:30  

PC1 – Vargem Grande

Natividade da Serra9607:4410:29
PC2 – Praça da MatrizSão Luiz do Paraitinga128,610:2315:46
PC3 – Padaria São JoséJambeiro184,112:2619:52
PC4 – Padaria RainhaSanta Branca223,714:0123:02
PC5 – Estação de SabaunaMogi das Cruzes25715:0801:16
Chegada – Pousada SalesópolisSalesópolis29618:0002:00

Dúvidas? Procurem o balcão de informações ou comentem aqui no blogue.

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