1 – Posso usar carro de apoio
Não. No RMC não é permitido o uso de carro de apoio sob qualquer circunstância.
2 – Sou menor de idade, posso me inscrever?
Não. No RMC só são aceitas inscrições de maiores de idade.
3 – Posso largar sem algum equipamento obrigatório?
Não. Os equipamentos obrigatórios são: Farol, colete refletivo, capacete e dois piscas traseiros. Eventualmente a organização pode exigir a manta térmica, mas sempre será avisado antes para os inscritos. Sem qualquer equipamento obrigatório, o ciclista estará impedido de participar.
4 – Posso fazer o brevet em outra data?
Não. Apenas os organizadores/voluntários que trabalharão no dia do evento oficial podem fazer o brevet de reconhecimento, de acordo com o artigo 10 do Regulamento do Randonneurs Brasil
5 – Tem tolerância de tempo?
Tolerância Zero! O tempo para conclusão dos brevets e desafios é seguido à risca, sem tolerância de um minuto sequer.
6 – Em que situações posso estourar o tempo e ainda ser homologado?
Em caso comprovado de prestação de socorro médico a outro participante do evento, o tempo utilizado nesse socorro pode ser acrescido ao seu tempo total. Mas é válido apenas para socorro médico. Pneu furado não conta.
7 – Vou fazer o desafio 100km, preciso seguir as mesmas regras dos BRMs?
Exatamente as mesmas regras e equipamentos obrigatórios. O tempo limite para conclusão pode ser alterado de acordo com a distância do desafio, mas será sempre informado no briefing e abertura de inscrições.
8 – Posso usar uma bicicleta de estrada para fazer os brevets mistos?
Pode usar qualquer veiculo de propulsão exclusivamente muscular. Mas preferimos que você conclua o desafio inteiro e também com o equipamento inteiro.
9 – Se eu fizer uma rota diferente, eu posso homologar?
Não. Os pontos de controle servem também para validar a passagem por pontos estratégicos da rota. Caso haja alguma duvida sobre o cumprimento real do percurso, a organização pode solicitar comprovações adicionais além dos pontos de controle.
10 – Se eu pegar carona, posso homologar?
Não. Se subir em um veiculo por qualquer motivo, o ciclista estará automaticamente desclassificado. Mesmo que use a carona para ir até alguma oficina, por exemplo e depois volte para o mesmo ponto da rota.