Briefing Virtual: BRM 200 km de Mairiporã – Junho/2024

Dinâmica

Rota com boa parte redesenhada, levando o brevet para alguns locais inéditos no RMC. Conseguimos achar mais subidas :). Percurso 100% asfaltado e em sua grande maioria, com asfalto novinho.

• Pontos de Controle Virtuais: tire uma foto ou pegue um comprovante de pagamento
  • Navegação é fundamental: utilize um dispositivo com GPS (ciclocomputador ou celular), o mapa é disponibilizado digitalmente via RideWithGPS e também temos a planilha de rota. É fácil se perder e com isso perder tempo. Fique atento!
  • Pode usar qualquer bicicleta de propulsão exclusivamente humana.

A Rota

As rotas estão disponibilizadas de forma eletrônica no RideWithGps. Confira o nosso post explicando como usar as informações disponíveis:

Se ainda tiver dificuldade em usá-las, entre em contato com a organização. A carta de rota pode ser baixada no link do evento do Ridewithgps caso queira imprimir ou levar em PDF no celular, mas é melhor ter um GPS com o mapa digital.

A rota tem 211km e 3400m de elevação acumulada. Não se engane, é dura!

Mairiporã a Piracaia

largada será no Graal Mairiporã, que fica na Via de Acesso Norte KM 62 da Rod. Fernão Dias.

Logo na saída do Graal, que está no meio de uma subida, vocês continuarão subindo pela Fernão dias até a entrada do bairro Terra Preta. Façam o retorno por baixo da Fernão e voltem pelo outro lado até a saída para o bairro Mato dentro. Atenção aos totens pouco antes da entrada. Passe pela direita deles, o mais longe possível da faixa de rolamento. A saída é a direita logo depois deles.

Passe pela direita dos totens.

Aproveite bem a descida e não erre na bifurcação do km 10,7 da rota (fica no meio da descida). Vá para a Direita!

Siga pela rota. O trecho tem vários botecos e a estrada é bem tranquila. Aproveite pra ganhar tempo. Vai precisar depois.

|No km 26,6, vocês entrarão na rodovia Prefeito Luiz Salomão Chamma, ao lado da Escola de Bombeiros de Franco da Rocha, que será o primeiro ponto de controle.

Nem precisa cruzar a rodovia. Tire uma selfie da fachada da escola de Bombeiros e siga sentido Mairiporã.

PC1 – Escola de Bombeiros – km 27,2

Escola de Bombeiros ao Bairro do Pião

Aproveite os próximos 10km até a cidade. São bem planos e com bom acostamento. Esse trecho é bastante usado por ciclistas e triatletas. Aproveite também o visual da represa.

Chegando na zona urbana, vire à esquerda na avenida novinha no km 38,7, evitando assim a rua principal da cidade que tem mais movimento de carros.

Siga até a passagem por baixo da Fernão Dias e siga pela estrada do Rio Acima. No KM 65,3, passe pela âncora e continue na estrada Nazaré x Guarulhos até Nazaré. Não culpem a gente pelo sonorizador na rodovia antes de chegar na cidade.

Passe por baixo da rodovia Dom Pedro e pegue a mesma sentido Campinas. No Km 86,3, pegue a rodovia Jan Antonin Bata, sentido Piracaia. Essa rodovia tem acostamento em quase toda a sua extensão. A rodovia foi recém recapeada. Cuidado com sujeira no acostamento, principalmente nas baixadas e entradas de fazendas.

Abasteça-se na cidade e siga no sentido da represa (se se perder, é só perguntar). Na saída da cidade, vocês acessarão a estrada que liga ao bairro do Pião. É só seguir, a estrada acaba lá no bairro, no km 126 do brevet. Tire uma selfie da pracinha e retorne pelo mesmo caminho.

No bairro tem um ou dois comércios e pode ter um carrinho de lanche na praça. Mas recomendamos abastecer-se muito bem em Piracaia, pois esse bate e volta até o bairro é bem duro.

PC2 – Bairro do Pião – km 126,2

Bairro do Pião a Nazaré Paulista.

Sem segredos, agora é só voltar pelo mesmo caminho, passando por piracaia, até o posto Cantareira, no KM 179,8 do Brevet. Um bom ponto para um ultimo pão de queijo com coca cola antes da parte final. Tire outra selfie ou pegue um recibo de compra e siga para o Graal.

PC3 – Posto Cantareira – km 179,8

Nazaré Paulista ao Graal

Siga pela estrada do Rio Acima voltando sentido Mairiporã até o km 209,7 do brevet. Nesse ponto, saia para a direita, passando por cima do rio e para a ultima subidinha do desafio.

A chegada será no mesmo local da largada.

Chegada: Graal Mairiporã – Via de Acesso Norte KM 62 da Rod. Fernão Dias

Algumas recomendações

• Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmaras, ferramentas básicas;
  • Obrigatório: Lanterna em muito bom estado. Lembre-se que poderá pedalar algum tempo à noite;
  • Obrigatório: Dois piscas traseiros afixados na bicicleta;
  • Obrigatório: Colete! Não esqueçam do colete. Ele é obrigatório durante a noite. Se estiver com neblina ou chovendo, é recomendado o uso;
  • Obrigatório: capacete. (sim, tem gente que esquece).
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não há carro de apoio, resgate por problemas mecânicos ou de cansaço. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
  • Agua!!!! não vai esquecer as garrafinhas. é raro mas acontece sempre!
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.

Pontos de Controle

PCKM
Largada – Graal Mairiporã0
PC1 – Escola de Bombeiros27,2
PC2 – Bairro do Pião126,2
PC3 – Posto Cantareira179,8
Chegada – Graal Mairiporã211

Siga o RMC nas redes sociais!

Quaisquer dúvidas, pegue a senha e pergunte aqui no guichê de comentários, ou nas redes sociais acima.

Esse post foi publicado em brevet 400km, Briefing, informações e marcado , , . Guardar link permanente.