Super Randonnèes

logo_SR

O Super Randonnèe Permanente é um evento diferente dos brevets (BRMs) tradicionais do nosso caléndario. Esse evento não tem pré-requisitos de participação e pode ser feito quando quiser.

Se quiser se desafiar, por favor, leia o regulamento na integra e também o material específico do evento que escolher. Qualquer dúvida é só escrever para a organização do RMC no e-mail contato@randonneursmogi.com.br.

Regulamento

Este regulamento está publicado no site do Randonneurs Brasil e é baseado no regulamento original da ACP (aqui), com algumas adaptações à realidade brasileira, autorizadas pelo ACP.

Introdução

O Super Randonnée é um percurso permanente, pedalado a partir da iniciativa do participante. Ciclistas escolhem a data e hora de partida, como se organizam, o que colocam em suas bolsas e bicicletas, como administram o seu tempo, se vão dormir em hotel ou em saco de dormir ou mesmo não dormir. Apesar da sua própria organização, a única obrigação é realizar a prova no limite de tempo de acordo com a sua escolha (Randonneur ou Turista) e também não ter suporte de veículo. Cada um é responsável por validar a sua passagem pelos pontos de controle. Resumindo, eles são responsáveis por tudo e por si próprios. O espírito do Super Randonnée é baseado em liberdade e maturidade dos ciclistas.

O que são Super Randonnées?

Super Randonnées são percursos permanentes os quais são organizados, verificados e validados pelo Audax Club Parisien. E, para atender o requisito de altimetria, sempre são localizados em áreas montanhosas.

A distância é de 600 km (373 milhas) e o total de elevação é acima de 10.000 m (32.800 pés).

Na momento da inscrição, cada ciclista determina se vai participar do Super Randonnée como Randonneus ou Turista.

Turistas devem completar o SR Permanente com uma distância mínima de 75 km por dia, sendo no máximo 8 dias (192 horas)

O tempo limite para Randonneurs é de 60 horas (2,5 dias)

Sendo permanentes, Super Randonnées podem ser percorridas em qualquer época do ano, desde que as estradas estejam abertas. Por favor, consulte os organizadores e se certifique-se que elas estejam livres antes de começar.

Sobre os Ciclistas

Super Randonnées estão abertas para qualquer ciclista amador independente de afiliação. Cada ciclista deve estar coberto por um seguro confiável. Qualquer ciclista menor de 18 anos deve ter o consentimento de um dos pais ou guarda/representante legal. Qualquer veículo movido por ser-humano é aceito.

Ciclistas podem percorrer a prova sozinhos ou em grupos.

Após a inscrição, ciclistas receberão seu cartão SR pessoal e uma placa de identificação. Ambos devem ser mantidos com os ciclistas durante todo percurso. No cartão, as informações necessárias (nome, sobrenome, endereço, etc) devem estar completas antes da largada.

Deveres dos Ciclistas

Cada ciclista de ser autossuficiente. Veículos de suporte, mesmo ocasionalmente, são totalmente proibidos, durante o percurso ou nos pontos de controle. A realização da prova é considerada individual.

O ACP, Randonneurs Brasil ou o Clube Organizador não são responsáveis por quaisquer acidentes que possam ocorrer durante o Super Randonnée. O ciclista deve realizar a prova de acordo com todos os regulamentos de trânsito pertinentes e obedecer os sinais de trânsito.

Ciclistas devem seguir o percurso do Super Randonnée. O Clube Organizador deve providenciar uma folha detalhada do percurso, indicando a localização dos pontos de controle e registros de GPS.

Aqueles que se inscreverem como Randonneurs devem iniciar do ponto de largada oficial. Como turistas, eles podem escolher outros pontos de largada na folha de percurso.

Bicicletas devem estar equipadas com luzes de sinalização traseiras e dianteiras bem fixadas. Durante períodos de escuridão ou condições de pouca visibilidade (chuva, cerração, etc), as luzes devem estar ligadas e um colete de alta visibilidade deve ser usado. Sistema de iluminação reserva, bem como luzes de capacete são fortemente recomendadas.

É recomendado usar um capacete aprovado, roupas com cores chamativas e carregar um cobertor de sobrevivência e um telefone celular (fique atento à cobertura celular do trajeto).

Inscrição

Cada ciclista deve fazer contato com o organizador da prova e efetuar o pagamento da taxa de inscrição pelo menos 30 dias antes da prova pretendida. Os ciclistas podem cancelar as suas inscrições enviando de volta o seu cartão SR.

Um cartão é válido até que o participante inicie a prova. Se a prova for iniciada e abandonada, o cartão não será mais válido para outra tentativa.

Na opção de Randonneur, os ciclistas devem declarar uma data e hora de largada já na inscrição. É possível alterar a data e hora após a inscrição informando o organizador a nova data e hora, mas somente até no máximo uma semana antes do início.

Na opção Turista, os ciclistas não precisam especificar a data de início. No entanto, se o plano for de iniciar de um ponto diferente do ponto de largada oficial, eles devem notificar o organizador sobre o ponto de largada.

Controle e Homologação

Ambos Turistas e Randonneurs devem anotar nos seus cartões a data e hora de início e fim da prova (dia, hora, minuto), e a hora de passagem em todos os pontos de controle intermediários (hora e minuto).

Devem comprovar as suas passagens pelos pontos de controle tirando uma foto das suas bicicletas no local designado pelo organizador. Para cada Super Randonnée, o organizador vai prover informações detalhadas sobre os locais onde devem ser tiradas as fotos de controle. Estas informações podem ser enviadas por email. O ciclista pode aparecer na fotografia, mas não sem a sua bicicleta.

Se as circunstâncias permitirem, ciclistas podem ter os seus cartões carimbados em um estabelecimento localizado no local de controle, ao invés de tirar uma foto. O carimbo deve mostrar o nome do ponto de controle, caso isso não aconteça, ele será inválido.

As fotos faltantes (se não tiver o carimbo em troca das mesmas), tempos de controle faltantes, ou perda do cartão (independente da distância percorrida) resultarão em desclassificação.

Cada participante deve completar pessoalmente o seu cartão SR. Cada e providenciar todas as fotos de controle necessárias para a sua homologação.

Controles secretos podem ocorrer na largada ou durante a prova.

Aqueles que estiverem pedalando como Randonneurs e finalizarem a prova com o tempo acima do permitido serão homologados como Turistas, desde que tenham validado em todos os pontos de controle e observado todas as regras.

Após a prova, os participantes devem entregar os seus cartões SR ao organizador, juntamente com a fotos exigidas. As fotos podem ser enviadas eletronicamente (e-mail ou compartilhamento remoto).

O cartão SR será devolvido ao ciclista após ser validado e um nro de homologação seja determinado. Números de homologação são emitidos em ordem cronológica, incluindo ambos Turistas e Randonneurs. A lista dos ciclistas homologados será postada no Web Site do ACP em ordem cronológica. Super Randonnées não são eventos competitivos. Ciclistas não são classificados em ordem de performance.

Notas

  • Um Super Randonnée não pode ser realizado ao mesmo tempo e no mesmo percurso de um BRM 600 km;
  • Um Super Randonnée não pode ser contado como participação ou crédito para outro evento conjunto com o Super Randonnée;
  • Super Randonnées sendo permanentes, o organizados tem a obrigação de oferecer durante todo ano (desde que as estradas estejam abertas ao tráfego). Se o organizador desejar determinar uma data para o Super Randonnée, ele pode fazê-lo, desde que as regras sejam respeitadas. Particularmente, não é permitido oferecer assistência motorizada, nem ocasionalmente, ou realizar operações de controle em lugar do ciclistas. Ele deve oferecer as duas opções, Turistas ou Randonneurs, e ele não pode impor nenhum calendário para os ciclistas;
  • Espera-se que os ciclistas do Super Randonnée concordem que os seus nomes sejam publicados no site do ACP. De qualquer forma, suas identidades não seria usadas para fins comerciais e não serão enviadas para terceiros;
  • Também é esperado que aqueles que estejam pedalando o Super Randonnée aceite as regras na sua totalidade. Qualquer fraude, trapaça ou violação deliberada das regras resultarão na exclusão do ciclista dos eventos do ACP. O ciclista pode apelar ou reclamar por escrito (inclusive por e-mail) para o Corpo Diretivo do ACP, que dará um veredito final da sua decisão.

1 Response to Super Randonnèes

  1. Pingback: Bikepacking e Reconhecimento da SR Paraíba – Vinicius Martins

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.