Super Randonnèes

logo_SR

As Super Randonnées são randonnées permanentes, organizadas por clubes, filiados ao Audax Clube Parisien ao redor do mundo  e homologadas pelo Audax Club Parisien – ACP. Elas se realizam nas zonas montanhosas sobre um percurso de 600km atravessando paisagens lindas e com um desnível positivo total superior a 10000 metros. As Super Randonnées podem ser efetuadas seguindo duas categorias:

  • Turística: média mínima de 80km por dia.
  • Randonneur: o tempo máximo é calculado em função do desnível, sobre a base de 50 horas por 10000 metros de desnível positivo, adicionando-se 1 hora a cada 500 metros de desnível suplementar.

 

Exemplo:

De 10000 a 10499m= 50 horas

De 10500 a 10999m= 51 horas

De 11000 a 11499m= 52 horas

(…)

De 15000 a 15499m= 60 horas

 

Esta Super Randonnée pode ser realizada a qualquer momento do ano calendário. Visto a característica montanhosa do percurso, o participante deverá se assegurar que está apto a enfrentar o percurso proposto antes de efetuar a sua tentativa.

 

Identificação dos participantes:

Uma carta de rota e um passaporte são enviadas a cada participante no momento de sua inscrição. A carta de rota servirá de suporte e controle sobre o percurso, sendo conservada pelo randonneur durante a totalidade da prova, assim como o passaporte, onde deverão constar todos os registros e comprovantes da randonnée.

 

Origem dos participantes:

estas randonnées são abertas a todos os ciclistas licenciados por uma federação (clube) esportivo ou não, inclusive os estrangeiros. Cada participante deve ter um seguro de responsabilidade civil, seja por intermédio de um clube ou com seguro pessoal. As Randonnées podem ser realizadas individualmente ou em grupo, mas somente por equipamentos movidos exclusivamente pela força humana.

 

Participação de menores:

A categoria randonneur é reservada aos ciclistas com mais de 18 anos de idade. Os menores deverão apresentar uma autorização do responsável legal assumindo a responsabilidade por este passeio que de maneira alguma será responsabilidade do Audax Club Parisien, do Randonneurs Brasil ou do clube organizador da Super Randonnée.

 

Deveres do participante:

A Super Randonnée é puramente um ciclo turismo, os participantes são considerados como estando em uma excursão individual e o clube organizador não será em caso algum responsável por este passeio. É recomendado ao randonneur estar de acordo com as regras de segurança, respeitando as leis de trânsito, as orientações das autoridades e órgãos de fiscalização da estrada e as demais leis em vigor.

O randonneur deve obrigatóriamente respeitar o itinerário estabelecido pelo clube organizador, de acordo com as orientações da ACP e Randonneurs Brasil. Este itinerário compreende 600km,  devendo ser precisamente detalhado na carta de rota enviada aos participantes, além de ter vários locais de controle ( no máximo 18) designados sobre a carta de rota.

Para os participantes da categoria Randonneur e Turismo a largada será obrigatóriamente no local de largada oficial.

Cada randonneur deve prover a ele mesmo todas as demandas necessárias para a Super Randonnée. A presença de veículos de apoio no percurso não é aceita.

Para os percursos noturnos as bicicletas devem estar munidas de iluminação solidamente fixadas na dianteira e na traseira, sendo as mesmas suficientemente potentes e em constante estado de funcionamento. O uso de colete refletivo de boa qualidade é obrigatório inclusive nos percursos diurnos com pouca visibilidade.

Todas as infrações a estas regras serão penalizadas com a não homologação da Super Randonnée.

É fortemente recomendado o uso de faróis extras dianteiros e traseiros.

O utilização de capacete é obrigatória, além do porte de manta térmica e telefone celular para os casos de emergência

 

Inscrições:

O participante deve enviar ao responsável um pedido de inscrição, com antecedência de ao menos 30 dias da data de inicio prevista para a prova. Este pedido deverá estar acompanhado do valor de inscrição e do valor da medalha, caso haja interesse do randonneur e disponibilizada pelo organizador local. O participante pode igualmente encomendar medalha oficial, fornecida pelo organizador, após concluir a Super Randonnée. As cartas de rotas são válidas por 3 anos a partir do ano de inscrição da Super Randonnée.

Uma inscrição pode ser anulada e o passaporte deverá ser devolvido, mas somente a medalha poderá ser reembolsada.

Para a categoria Randonneur, o participante deve indicar ao organizador a data e hora da largada prevista no momento de inscrição. Se ele decidir alterar a data e horário de largada, deverá informar o organizador com no mínimo uma semana de antecedência.

Para a categoria Turismos os participantes não são obrigados a anunciar a data de largada.

 

Controles e Homologações:

Cada participante, seja Randonneur, ou Turismo, deve anotar em seu passaporte, a data e hora exata de largada, de chegada e de cada passagem nos locais de controle intermediários ( dia, hora e minuto) e completar as informações pedidas (nome, sobrenome, endereço, etc).

Cada participante deve igualmente atestar a sua passagem no local de controle com uma fotografia de sua bicicleta em frente à placa associada ao lugar de controle. Para cada Super Randonnée, o organizador fornece as informações precisas sobre a natureza e localização do locais de controle. Estas informações poderão ser igualmente enviadas por correio. Em certos casos a fotografia poderá, a escolha do participante, ser substituída por um cupom fiscal contendo o nome do local de controle. A falta de qualquer comprovante de passagem nos locais de controle, sejam eles notas fiscais ou fotografias, uma hora de passagem não mencionada ou a perda do passaporte (a qualquer distância que seja) resultará na não homologação da randonnée. Cada participante é obrigado a efetuar pessoalmente as operações de controle. Será necessária uma foto por participante.

Os controles secretos poderão ocorrer na largada, ou durante o percurso.

Se o participante na categoria Randonneur efetuar a totalidade do percurso ultrapassando as exigências de tempo, sendo respeitada a totalidade dos controles, o mesmo poderá solicitar homologação de sua randonnée na categoria Turística.

Cada participante, logo depois da chegada, deverá enviar seu passaporte e a documentação exigida, fotos e comprovantes, ao organizador para homologação. O passaporte lhe será devolvido e seu nome será publicado na lista cronológica dos laureados segundo a categoria. Esta lista será consultável no site do Audax Club Parisien. A Super Randonnée não é uma competição e não comporta classificação.

A homologação e entrega da medalha serão realizadas no mês seguinte a conclusão da Randonnée.

 

Detalhes:

Como nas outras organizações do Audax Club Parisien, a Super Randonnée não pode ser acumulada com outros brevets.

Participando da Super Randonnée, os randonneurs aceitam a publicação de sua identidade nos resultados publicados pelos organizadores e Randonneurs Brasil. Em nenhum caso a sua identidade poderá ser utilizada para fins comerciais ou ser transmitida a um terceiro com este objetivo.

Ao realizar a inscrição e largar em uma Super Randonnée, o interessado aceita, sem reservas, todo este regulamento. Toda a fraude e tentativa de fraude resultará na exclusão do participante de todas as organizações do Audax Club Parisien e Randonneus Brasil. Toda a sugestão, ou reclamação, por qualquer motivo que seja, deverá ser enviada por escrito ao Audax Clube Parisien, através do seu representante no país, que regulará sem apelação de qualquer tipo os casos submissos e mesmo os litígios que este regulamento poderá vir a evocar.

 

 

Sophie Matter

Audax Club Parisien

Outubro de 2012

ATENÇÃO: Este regulamento é baseado no regulamento original, com algumas adaptações a realidade brasileira, autorizadas pelo ACP.

Texto chupinhado do site do Randonneurs Brasil

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s