Briefing Virtual: Desafio 100 km Misto de Mairiporã – Junho/2024

Dinâmica

Esse é um evento mais curto (mas não menos desafiador) do que um brevet.

Com boa parte da rota redesenhada, levaremos os ciclistas a explorar mais o município de Mairiporã por estradas tranquilas e muitas de asfalto novinho.

Os desafios do Randonneurs Mogi foram criados para que os ciclistas tenham contato com a modalidade ciclística “randonneurs”, autossuficiente e contemplativa.

Aqueles que já pedalam longas distancias nos finais de semana e querem se aventurar em uma modalidade não competitiva, onde o tempo está sempre correndo, podem se desafiar e quem sabe investir em se tornar um Super randonneur.

Leia atentamente esse briefing, e entre em contato em caso de qualquer dúvida.

O tempo limite para o Desafio é de 7:30 horas!

A rota

As rotas estão disponibilizadas de forma eletrônica em várias plataformas. Confira o nosso post explicando como usar as informações disponíveis:

Se ainda tiver dificuldade em usá-las, entre em contato com a organização. A carta de rota pode ser baixada no link do evento do Ridewithgps caso queira imprimir ou levar em PDF no celular, mas é melhor ter um GPS com o mapa digital.

A rota tem 101km e 1900m de elevação acumulada. Não se engane, é dura

Posto Graal a Bom Jesus dos Perdões

A largada será no Graal Mairiporã, que fica na Via de Acesso Norte KM 62 da Rod. Fernão Dias.

Logo na saída do Graal, que está no meio de uma subida, vocês continuarão subindo pela Fernão dias até a entrada do bairro Terra Preta. Vire à direita sentido Bairro Corumbá.

Siga pela rota até o KM 18,1 até a Subida do Pedro Turco, com 1,63 km e 15% de média.

Após o topo, atente-se à descida bem inclinada, e com possíveis erosões (estrada de terra tem disso), até muito perto da Cachoeira do Barrocão, onde continuarão em uma boa descida de asfalto até Bom Jesus dos Perdões. Vocês sairão ao lado do Santuário da cidade, no km 32,7, que também será nosso PC 1

PC1 – Santuário de Bom Jesus dos Perdões – km 32,1

Bom Jesus dos Perdões a Piracaia

Saindo do Santuário da cidade siga para a Av. Bom Jesus, marginal à Rod. D. Pedro até o viaduto de acesso para a SP-036, sentido Piracaia.

A Rod. Jan Antonin Bata, SP-036, tem acostamento bom em sua quase totalidade. A rodovia foi recém recapeada. Cuidado com sujeira no acostamento, principalmente nas baixadas e entradas de fazendas.

Entre na cidade, e siga até o centro. Chegando na rotatória do centro da cidade, vire à direita e siga até o Posto Molon, que será nosso segundo PC. A conveniência é boa. Abasteça-se!

PC2 – Posto Molon centro – KM 52,3

Piracaia a Nazaré Paulista.

Volte até a rotatória e continue à direita, na rua Antônio Pereira dias. Logo sairá na estrada de terra. A estrada Niase Farah é praticamente só subida até o km 59,5. Depois são 7km de descida, entrando no asfalto e chegando ao bairro Vicente Nunes, já em Nazaré. Pouco antes da passagem sob a rodovia Dom Pedro Primeiro, estará o terceiro PC, a padaria Pão Nosso, no mesmo pátio do posto de gasolina a esquerda. Cuidado! essa padaria pode te acrescentar uns 3 kg! é muito boa.

PC3 – Padaria Pao Nosso – Nazaré Paulista – km 68

Nazaré Paulista ao Graal

Siga por baixo da rodovia Dom Pedro, passando por Nazaré e seguindo sentido Guarulhos. No km 77, acesse a Estrada do Rio Acima. Siga direto e reto até o km 96,1, cruze a ponte à direita e continue margeando o rio, agora por terra até o km 99,8 (esse trecho de terra é mais plano do que o asfalto). No km 99,8, saia para a direita, para a ultima subidinha do desafio.

A chegada será no mesmo local da largada.

A chegada será no mesmo ponto de largada na Graal Mairiporã.

Chegada: Graal Mairiporã – Via de Acesso Norte KM 62 da Rod. Fernão Dias

Algumas recomendações

• Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmaras, ferramentas básicas;
  • Obrigatório: Lanterna em muito bom estado. Lembre-se que poderá pedalar algum tempo à noite;
  • Obrigatório: Dois piscas traseiros afixados na bicicleta;
  • Obrigatório: Colete! Não esqueçam do colete. Ele é obrigatório durante a noite. Se estiver com neblina ou chovendo, é recomendado o uso;
  • Obrigatório: capacete. (sim, tem gente que esquece).
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não há carro de apoio, resgate por problemas mecânicos ou de cansaço. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
  • Agua!!!! não vai esquecer as garrafinhas. é raro mas acontece sempre!
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.

Pontos de Controle

PCKM
Largada – Graal Mairiporã0
PC1 – Santuário de Bom Jesus dos Perdões32,1
PC2 – Posto Molon – Piracaia52,3
PC3 – Padaria Pão Nosso – Nazaré68,0
Chegada – Graal Mairiporã101,2

Siga o RMC nas redes sociais!

Quaisquer dúvidas, pegue a senha e pergunte aqui no guichê de comentários, ou nas redes sociais acima.

Esse post foi publicado em brevet 200km, Briefing, desafio, informações, Mairiporã e marcado , . Guardar link permanente.