Briefing Virtual: BRM 400 km Misto de Mairiporã – Junho/2024

Dinâmica

Rota com algumas alterações, e com uns metros a mais de subida em relação ao ano passado. Esse é o brevet 400km mais duro do Randonneurs Mogi (por enquanto).

• Pontos de Controle Virtuais: tire uma foto ou pegue um comprovante de pagamento
  • Navegação é fundamental: utilize um dispositivo com GPS (ciclocomputador ou celular), o mapa é disponibilizado digitalmente via RideWithGPS e também temos a planilha de rota. É fácil se perder e com isso perder tempo. Fique atento!
  • Pode usar qualquer bicicleta de propulsão exclusivamente humana.

A Rota

As rotas estão disponibilizadas de forma eletrônica no RideWithGps. Confira o nosso post explicando como usar as informações disponíveis:

Se ainda tiver dificuldade em usá-las, entre em contato com a organização. A carta de rota pode ser baixada no link do evento do Ridewithgps caso queira imprimir ou levar em PDF no celular, mas é melhor ter um GPS com o mapa digital.

A rota tem 401kme 6300m de elevação acumulada. Não se engane, é dura!

Mairiporã a Piracaia

largada será no Graal Mairiporã, que fica na Via de Acesso Norte KM 62 da Rod. Fernão Dias.

Logo na saída do Graal, que está no meio de uma subida, vocês continuarão subindo pela Fernão dias até a entrada do bairro Terra Preta. Vire à direita sentido Bairro Corumbá.

Siga por uma curta subida e uma longa descida, passando bem atrás do Graal (sim, o da largada, mas não tem estrada ligando ele até ai). Acesse a estrada do Rio Acima, no km 11 do brevet.

A Estrada do Rio Acima está muito boa, com recapeamento recente em boa parte. Possui vários quebra molas, então atenção ao se aproximar da civilização. Tenham atenção às descidas. Ela termina no km 32 do brevet, onde deverá seguir a SP-036 – Rodovia Vereador Francisco de Almeida até a cidade de Nazaré Paulista. É uma Zona Urbana, atenção a todas as saídas.

Na SP-036 passe por baixo do viaduto de acesso para a Rod. D. Pedro I e siga as orientações para Campinas e Bom Jesus dos Perdões (km 41 do brevet).

Assim que passar pela cidade de Bom Jesus, pegue à primeira saída a direita e seja feliz

A Rod. Jan Antonin Bata, SP-036, tem acostamento bom em sua quase totalidade. A rodovia foi recém recapeada. Cuidado com sujeira no acostamento, principalmente nas baixadas e entradas de fazendas.

Pouco antes de entrar em Piracaia, o Ponto de Controle ficará no Posto Portal Piracaia. Pegue um recibo ou tire uma foto e siga.

PC1 – Posto Portal – Piracaia – km 67,7

Piracaia a Cachoeira dos Pretos

Na saída do Posto Portal, após a descida, siga a Rua Valentim Del Nero e as placas para Joanópolis. Se prepare para uma subida logo na saída de Piracaia, ela é leve, e tem 3,63 km com 4% médio.

Depois é uma longa descida e um trecho bem rolado de asfalto. Bom para ganhar tempo. Em Joanópolis é possível buscar bastante suporte, um desses lugares é a Padaria Pão da Montanha, fica na avenida principal de Joanópolis.

De Joanópolis, siga para São Francisco Xavier pela estrada para a Cachoeira dos Pretos. A estrada tem asfalto até a entrada para a cachoeira, que fica no km 111 do brevet, e será nosso ponto de controle

PC2 – Cachoeira dos Pretos – KM 111

Cachoeira dos Pretos a São Francisco Xavier

Não tem muito detalhe. é só subir por uns 20 e tantos KM e na bifurcação do KM 134, virar a direita e descer até a cidade. O Ponto de Controle 3 será no centro de SFX, no Mercado & Padaria Sol Nascente.

PC3 – Padaria Sol Nascente – SFX – km 146,6

São Francisco Xavier a Santo Antônio do Pinhal

De SFX até São Antonio do Pinhal é toda asfaltada, com um trecho bem curto de blocos sextavados. Com apenas 20 km você chegará em Monteiro Lobato (km166,7 do brevet), e se precisar de abastecimento, tem várias opções na praça.

De Monteiro Lobato, siga sentido Campos do Jordão/Sujl de Minas, até o KM 193,8. No trevo, siga as placas sentido Santo Antônio do Pinhal, que estará no km 203 do brevet. o Ponto de controle será na Padaria Pão da Serra, no km 204,3 do brevet.

PC4 – Padaria Pão da Serra – km 204,3

Santo Antonio do Pinhal a Caçapava

De SAP até Caçapava é muito rápido, aproveite a descida e os trechos planos, faça render! Observe o horário, mantenha sempre muito bem abastecido.

Nesse trecho, ainda é possível encontrar algum comercio aberto, como o Empório Serra a Vista, do outro lado da pista, no km 235 do brevet.

Desça a Serra Nova de Campos com atenção e siga sentido Rod. Carvalho Pinto, no km 235, saia à direita para a Estrada do Pinheirinho. Siga ela essa estrada até Caçapava.

No KM 256 do Brevet, há um supermercado Simpatia, que fecha por volta das 22:00. Uma opção de abastecimento.

No km 250 do brevet tem uma rotatória, fique atento e pegue a leve subida de terra.

Pegue o lado direito, na estrada de terra.

Siga por estrada de terra, bem tranquila até o ponto de controle no Bar do Mineiro, no km 256,8. Esse é o último ponto de apoio para se alimentar, que poderá estar aberto nesse trecho até a Rod. D. Pedro. Se garanta!

O bar costuma ficar aberto até as 22:00 (mas dependendo da animação dos bêbados e do forró, pode ficar até mais tarde).

Depois do bar do mineiro, você só encontrará apoio ao amanhecer, provavelmente já em Nazaré Paulista, então, novamente: ABASTEÇA-SE.

PC5 – Bar do Mineiro – km 256,8

Caçapava até Mairiporã

Com tudo escuro e já cansado, muita atenção daqui para frente. Siga o mapa até a Rod. Monteiro Lobato/São José dos Campos (km 271). E saia dela no km 274, à direita, atravesse a ponte suba.

Siga sentido SFX

O próximo Ponto de Controle será a Capela São Pedro, no km 277,8 do brevet. Tem como pegar água no fundo da Capela, numa torneira, aproveite!

PC 6 – Capela de São Pedro – KM 277,8

No km 281 do brevet entre à esquerda, na SJC 323.

Entre na SJC 323, sentido Turvo.

Esse trecho é bem tranquilo e rolado. Por volta do km 290 do brevet pegará um asfalto rural, que também ajudará a melhorar a velocidade. Siga até a km 293,7 e entre à direita, numa subida MUITO íngreme, se prepare.

Pegue à direita, logo em seguida uma subida bem íngreme

No km 295,6 entre à esquerda na Estrada Jucá Carvalho, e cuidado com as curvas na descida. No km 301 pegue à direita na estrada de terra e siga o mapa até a Rod. D. Pedro.

Saida do asfalto e entre nessa estrada de terra, no km 301.

No 323,7 entre à direita na estrada marginal a Rod. D. Pedro I.

PC7 – Placa Dom Pedro I – km 326,4

Na Rod. D. Pedro I, é possível conseguir apoio no Posto da Policia rodoviária, no km 335 e no SAU Igaratá no km 339 do brevet, e também no Posto Chaparral (km 341), só que ele fica do outro lado da rodovia, então pegue o acesso pela passagem por baixo da rodovia. O posto abre por volta das 5:30.

Siga pela Rod. D. Pedro até o trevo de Nazaré, pegando a saída 52. Você passará pela cidade e seguirá até o km 377 do brevet, onde pegará a Estrada do Rio Acima.

Siga pela estrada do Rio Acima voltando sentido Mairiporã até o km 400 do brevet. Nesse ponto, saia para a direita, passando por cima do rio e para a ultima subidinha do desafio.

A chegada será no mesmo ponto de largada na Graal Mairiporã.

Algumas recomendações

• Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmaras, ferramentas básicas;
  • Obrigatório: Lanterna em muito bom estado. Lembre-se que poderá pedalar algum tempo à noite;
  • Obrigatório: Dois piscas traseiros afixados na bicicleta;
  • Obrigatório: Colete! Não esqueçam do colete. Ele é obrigatório durante a noite. Se estiver com neblina ou chovendo, é recomendado o uso;
  • Obrigatório: capacete. (sim, tem gente que esquece).
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não há carro de apoio, resgate por problemas mecânicos ou de cansaço. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
  • Agua!!!! não vai esquecer as garrafinhas. é raro mas acontece sempre!
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.

Pontos de Controle

PC6 – Capela São Pedro277,8
PC7 – Placa Rod. D. Pedro I326,4
Chegada – Graal Mairiporã401

Siga o RMC nas redes sociais!

Quaisquer dúvidas, pegue a senha e pergunte aqui no guichê de comentários, ou nas redes sociais acima.

Esse post foi publicado em brevet 400km, Briefing, informações e marcado , , . Guardar link permanente.