Briefing Virtual: BRM 400 km Misto de Salesópolis – Março/2024

Rota

Uma rota mista (asfalto e terra) compilada de vários trechos já conhecidos em nossos brevets, explorando o alto Tietê, Serra do Mar e Vale do Paraíba. Cuidado com algumas surpresas. Pode chover ou fazer muito sol! Certamente o sono vai bater na madrugada.

A rota terá 405 km e 5700 metros de altimetria acumulada. O tempo limite é de 27 horas, e é preciso fazer uma velocidade mínima de 15 km/h. Mantenha as paradas rápidas!

Dinâmica

Uma rota desafiadora, com trechos longos onde a auto-suficiencia deverá ser levada a sério. Mantenham-se abastecidos. Comam em qualquer oportunidade de comer e o mesmo para a hidratação!

Vocês compartilharão a rota do BRM 300 km Misto até o KM 131 do brevet (São Luiz do Paraitinga) .

• Pontos de Controle Virtuais: tire uma foto ou pegue um comprovante de pagamento
  • Navegação é fundamental: utilize um dispositivo com GPS (ciclocomputador ou celular), o mapa é disponibilizado digitalmente via Ride with GPS e também temos a planilha de rota. É fácil se perder e com isso perder tempo. Fique atento!
  • Pode usar qualquer bicicleta.
  • Inicio das vistorias as 05:30
  • Largadas das 05:30 as 07:00
  • Limite de tempo: 27h.

Largada

O evento terá como base a Pousada Salesópolis, na R. Expedicionário Paulo Fatigatti de Moraes, 41 – Centro, Salesópolis.

A pousada oferece café da manha, banho após a prova, e algumas comodidades que podem ser contratadas pelo ciclista diretamente pelo telefone 11 91921-3197

Salesópolis até a Igreja de Vargem Grande

Saindo de Salesópolis é só seguir pela a Rod. Prof. Alfredo Rolim de Moura até o trevo de acesso à Rod. dos Tamoios, passando pelo Bairro do Cedro – Paraibuna, e nesse trecho só é possível ter suporte na Lanchonete da Rosana ou na Barraca Azul.

No km 39,7 do desafio você entrará na Rod. dos Tamoios, e siga sentido Caraguatatuba. No km 45 do brevet você terá o Posto e Restaurante Espigão para abastecimento.

No km 50 do brevet você encontrará o parque de obras de duplicação da serra, com isso a pista se estreitará e não terá mais acostamento até o km 52, onde você deverá retornar e entrar na estrada lateral, sentido Pouso Alto.

Aqui começa o primeiro trecho de terra, que tem 64 km entre a Rod. Tamoios e a Rod. Osvaldo Cruz. O Ponto de Controle 1 fica nesse primeiro trecho e é a Igreja de Vargem Grande, no km 98 do brevet.

Na saída de Vargem, passe por uma passarela bem pitoresca e siga para a Vila de Palmeiras.

Todo esse trecho é muito bonito. Vale a pena aproveitar o visual.

Quando estiver na Rod. Osvaldo Cruz, atenção ao acostamento, principalmente nas descidas que são longas e rápidas.

Igreja de Vargem Grande até Pindamonhangaba

Saindo do bairro de Vargem Grande, em mais 17km a rota entrará na Rodovia Osvaldo Cruz. Siga para a esquerda, sentido São Luiz do Paraitinga. No KM 129 do brevet, pegue a saída à direita para entrar na cidade.

Cruze a cidade, passando pela igreja matriz. Aproveite para se abastecer. O centro tem diversas opções de botecos e padarias. Cruze a ponte sobre o Rio Paraitinga e siga para a saída da cidade, pela avenida Celestino Campos Coelho. Assim que chegar no trevo com a Rodovia Nelson Ferreira Pinto, depois de 2km na rodovia, saia à esquerda (cuidado ao cruzar a rodovia) sentido Romaria da Fé (se for reto no asfalto, vai sair em Lagoinha, e lá tem muito cachorro).

No KM 168, voces estarao no mesmo asfalto, já conhecido de quem fez o 300km de 2024 em guararema. o PC será no Bar do Dorfo.

Imagem “roubartilhada” do google porque não tiramos foto de lá

No KM 161, vocês passarão pelo nosso já conhecido Bar do Amarelinho, e no km 169 do brevet, no cruzamento das Sete voltas, pegue à direita, passando pela ponte .

No KM 181, passe por baixo da BR 116 – Rodovia Presidente Dutra, Seguindo as placas para Pindamonhangaba. No KM 185, pegue a avenida sentido Moreira Cesar.

No KM 199, saia para a esquerda até o PC 3. O PC será uma foto sobre a ponte do rio Paraíba do Sul, no KM 199,4 do Brevet.

PC3 – Ponte Paraíba do Sul

Rio Paraíba do Sul ao Bar do Mineiro

Siga após cruzar o rio e no km 203, vire levemente à esquerda seguindo até o entroncamento com o asfalto no km 209 e siga sentido Pindamonhangaba pelo asfalto

No km 221 siga à direita, na SP 132 até a SP 123 (Floriano Rodrigues Pinheiro) – é a Serra nova de Campos!. No trevo para Campos do Jordão, no km 236, seguir sentido Rod. Carvalho Pinto, pela Rod. Floriano.

No km 255 você entrará à direita por uma estrada de terra muito plana, siga ela até Caçapava. E atenção no km 267,4, entre à direita numa rampa bem curta e íngreme até o Supermercado Simpatia. No km 268,8 do brevet tem uma rotatória, fique atento e pegue a leve subida de terra.

Pegue o lado direito, na estrada de terram(ou já asfaltada)

Siga por essa estrada que agora já está com boa parte asfaltada até o Bar do Mineiro, nosso quarto ponto de controle, no km 276,4.

PC 4 – Bar do Mineiro

Bar do Mineiro ao Frango Assado

Após o bar, Pegue a primeira bifurcação à direita e siga até a rodovia Monteiro Lobato, no KM 299. Provavelmente tudo estará fechado. Pegou suprimentos no bar do mineiro?

No KM 320, voce passará por cima da barragem do Jaguari, e após uma descida de asfalto esburacado, estará na estrada principal.

Siga até o KM 336, e saia à esquerda, sentido Estrada Velha de Igaratá. Se continuar reto, vai sair na Dom Pedro e estará errado.

Siga a rota seguindo as placas “São José dos Campos / Rio de Janeiro”. Ao passar por cima da Dutra, faça a alça de acesso, continue pela pista lateral até sair na propria Dutra. Muita atenção nesses 100 metros no acostamento dela até entrar no Frango Assado. Será o nosso PC 5, no km 342 do brevet. Boa hora de comprar aquela coxinha parcelada no cartão.

Frango Assado a Nossa Senhora dos Remédios

Como gostamos de trechos inusitados, a saida do frango assado é por uma “trilha”

Desça com cuidado (se necessário, empurre) até a Estrada de terra, e siga até a avenida Lucas Nogueira Garcês.

Siga com atenção à navegação urbana até a rodovia Henrique Eroles, e passe por baixo da Rodovia Carvalho Pinto (ela estará bem alta). Siga até o bairro São silvestre e continue sentido Guararema. Na entrada principal da cidade de Guararema, pegue a via de acesso e continue.

Dependendo do horário, já podem haver algumas opções de abastecimento abertas em Guararema. No KM 366 tem a padaria do posto BR, que abre as 6:00.

No km 370, siga sentido Parque da Pedra Montada. Essa estrada é em boa parte de asfalto novo, e começamos a usar esse ano nos brevets do RMC. ela te levará até o distrito de Nossa Senhora dos Remédios, no KM 388 do Brevet, onde será nosso sexto e ultimo PC.

Tire uma foto da igreja e siga. Agora podemos dizer que praticamente é tudo plano até o final.

Nossa Senhora dos Remédios a Salesópolis.

Aqui nao tem nem o que detalhar. “só vai”

Só, mais uma vez atenção à possível sujeira no acostamento, especialmente nessa época de chuvas. Costuma ter areia ou galhos.

A chegada é no mesmo ponto de saída

Pontos de Controle

Horários somente para referência, usando o horário de inicio da largadas horário limite das largadas. O horário correto de largada será o anotado pelo voluntário no momento da largada do ciclista, e baseie-se nele pra calcular seu tempo correto. Para o 400km, são 27horas corridas.

PCCidadeDistância Total [km]AberturaFechamento

Salesópolis38818:151+06:26
Chegada – PousadaSalesópolis402,719:3009:00

Informações iniciais

• Não haverá briefing no dia do evento!
  • Largada: à partir das 5:30 até as 7:00
  • Pontos de Controle: todos os pontos de controle são virtuais, dessa forma tire uma foto do local ou pegue um comprovante de compra;
  • Homologação: na chegada o ciclista irá mostrar os comprovantes de passagem;
  • Kit Chegada: em caso de homologação, receberá o Certificado e Medalha de Conclusão.

Recomendações

Atenção especial ao trecho entre o PC 3 – Ponte do Rio Paraíba do Sul (km 199) e o PC 5 – Frango Assado (km 342). Caso esteja com o tempo apertado, poderá pegar o Bar do Mineiro (PC4) fechado, então antecipe-se e abasteça em Moreira Cesar pois são 143 km a noite, com provavelmente zero ponto de abastecimento (puro suco do #TfTv).

• Os trajetos mistos requerem muita atenção à navegação. Sempre recomendamos o uso de um GPS específico para isso. Telefones celulares e relógios com GPS e mapas também ajudam. O mapa oficial é o do RidewithGPS. O mapa do Strava ou em qualquer outra plataforma é uma boa referência, mas se atentem bem ao caminho indicado.
  • Atenção à pressão dos pneus: cheios demais matam o corpo na terra, murchos demais te seguram no asfalto
  • Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmaras, ferramentas básicas;
  • Obrigatório: Farol com capacidade real de iluminação. Lembre-se que há possiblidade de pedalar à noite;
  • Obrigatório: Dois piscas traseiros afixado na bicicleta. Pelo menos um à pilha (preferencialmente);
  • Colete! Não esqueçam do colete. Ele é obrigatório durante a noite. Se estiver com neblina ou chovendo, é recomendado o uso;
  • Precisamos falar do capacete?
  • Levem dinheiro vivo para as “vendas”
  • Protejam celular e carteira de chuva e barro! Ainda mais que vários PCs tem comprovação de passagem por fotos
  • Estamos no verão, período muito chuvoso, dessa forma as estradas se transformam a cada chuva. Muita atenção à valetas, degraus e trechos pedregosos, ou mesmo enlameados
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não há carro de apoio, resgate por problemas mecânicos ou de cansaço. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.
  • Leve Lubrificante de Corrente
  • Leve Pastilha/Sapata de Freio reserva
  • Não percam tempo!!!! “Os PCs são lugares hostis”!!!! Fujam!!!! Qualquer 5 minutos são preciosos!!!

Siga o RMC nas redes sociais!

Quaisquer dúvidas, pegue a senha e pergunte aqui no guichê de comentários, ou nas re

Esse post foi publicado em brevet 300km, Briefing, salesópolis. Bookmark o link permanente.