Inscrições abertas para o BRM 200 km Misto do Sitio do Pica Pau Amarelo – Abril/2024

Sobre a cidade

Antes de se chamar Monteiro Lobato, o município teve quatro denominações: Freguesia das Estacas, Freguesia de Nossa Senhora do Bonsucesso do Buquira, Vila das Palmeiras do Buquira e Vila do Buquira, que na língua tupi, quer dizer Ribeirão dos Pássaros. O povoado de Buquira foi criado em território de Caçapava e Taubaté sob a invocação de Nossa Senhora do Bonsucesso.

Buquira foi elevada à Freguesia e Distrito de Paz em 25 de abril de 1857, e incorporada ao município de Taubaté. Ascendeu à condição de Vila em 26 de abril de 1880 e, depois, a de cidade, em 19 de dezembro de 1900, criada através de lei estadual.

Em 1934 foi incorporada ao município de São José dos Campos, e finalmente se emancipou em 1948. Um ano depois ganhou o nome de Monteiro Lobato em homenagem ao escritor, que iniciou sua historia na fazenda Buquira, e posteriormente, pelo sucesso de sua obra, foi rebatizado com o nome de Sitio do Pica-pau Amarelo e até hoje atrai grande número de turistas

Esse brevet misto esteve no calendário em 2018 e 2019, e retorna agora com alguns ajustes de rota (achamos mais subidas).

Juntamente com o BRM misto de São Luiz do Paraitinga, o BRM 600 de Cruzeiro e o BRM 300km de Guaratinguetá, compõe uma categoria mais alta de dificuldade dentro do RMC.

Rotas:

A rota foi redesenhada para contemplar mais estradas de baixo fluxo de veículos, e para manter o mínimo de terreno não pavimentado, desviando dos novos asfaltos da região. Vamos dar um pulinho em Minas Gerais.

Teremos 7 Pontos de Controle, todos virtuais, e a homologação será digital. Detalharemos no briefing essa dinâmica nova para muitos (antiga para os “véio” de RMC).

Inscrições:

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 02/04/2024 pelo link http://inscricoes.randonneursmogi.com.br/.

O evento será no dia 06/04/2024, com largada na Praça Comendador Freire, no centro da cidade. A praça conta com algumas vagas de estacionamento, mas o entorno também possui espaço para deixar o carro.

BRM 200 km Misto do Sitio do Pica-pau Amarelo

Itens inclusos na Inscrição

• Medalha do RMC.
  • Certificado Impresso.
  • Certificado Digital enviado após o fechamento das homologações
  • Homologação junto ao Randonneurs Brasil e Audax Club Parisien.
  • Acesso à navegação offline pelo celular via RideWithgps do clube RMC.
  • Seguro contra acidentes pessoais.
  • Cerveja para brindar a chegada.

Valor das inscrições:

• R$ 150,00

*+taxa da operadora

Os briefings virtuais, assim como as versões finais das rotas, com todos os detalhes, serão publicados até o dia 04/04/2024.

Itens Obrigatórios

Atenção: Os itens obrigatórios. Sem qualquer um deles, o ciclista estará impedido de participar.

• Capacete (sim, ainda tem gente que esquece).
  • Duas lanternas traseiras FUNCIONANDO (com uma só, você não larga)
  • Farol (e um decente, que te de segurança e autonomia ao pedalar a noite).
  • Colete refletivo (o uso durante o dia é opcional, mas é obrigatório a noite e em caso de baixa visibilidade como neblina)
  • Opcional: Manta térmica (não obrigatório mas fortemente recomendado para os brevets que que adentram a noite. O clima pode te surpreender de maneira perigosa)

Importante: Promovemos o ciclismo de longa distância auto-suficiente, por isso, em caso de desistência por qualquer motivo, não temos resgate do ciclista. Em caso de emergência, não hesite em acionar os contatos no passaporte entregue na largada para orientações.

Siga o RMC nas redes sociais!

Esse post foi publicado em brevet 200km, brevet 600km, informações, inscrições, salesópolis e marcado , , , , , . Guardar link permanente.