Briefing virtual: 200km Mogi das Cruzes

Para quem ainda não viu a rota do BRM 200 de Mogi, aí vai ela:

BRM 200km Mogi das Cruzes

Rota do BRM 200km de Mogi das Cruzes.

Percurso: https://ridewithgps.com/routes/12074089

GPX: https://goo.gl/q9BkCm

Carta de Rota: BRM 200 km

Este percurso será um pouco diferente dos que habitualmente fazemos em Mogi das Cruzes. O principal aspecto é que faremos um circuito, então apertem os cintos pois irão conhecer regiões interessantes do Alto Tietê e do Vale do Paraíba.

Descrição do Percurso: 
Mogi – Salesópolis: os 5 primeiros quilômetros não possuem acostamento. Acostamento somente depois do córrego Cocuera, na altura da Estrada do Nagao. Deve-se ter cuidado se você estiver com pneus finos pois a região integra o Cinturão Verde e há uma certa movimentação de máquinas agrícolas na pista, podendo sujar o acostamento com terra, areia e pedras. Assim, muita atenção para não levar chão!
O PC será na Mercearia Nhá-Luz, situada alguns metros após a entrada da Estrada da Petrobrás. Cheguem lá, comam alguma coisa (o Seu Zé tem somente paçoca e água. Lanche, só na cidade.), conversem com o Seu Zé e vazem. Lembrem-se que os PCs são lugares hostis e que vocês devem ficar pouco tempo lá. Todo tempo é precioso!

Salesópolis – Igaratá:  Retornem para Salesópolis e, após passar pelo centro, peguem a nossa estrada amiga, SP-77,mais conhecida como Nilo Máximo. O asfalto na Nilo está muito bom, só peço cuidado nas curvas, para que não comprem um terreno por lá.
Após a cruzarem Santa Branca (lembrem-se de pegar água na cidade), continuem na SP-77 sentido Carvalho Pinto. Chegando na Carvalho Pinto, ou SP-70, sigam em direção à São Paulo. O acostamento da Carvalho Pinto é um pouco rugoso em algumas partes, porém dá para ir tranquilamente. Está com alguns pontos com sujeira, cacos de vidro e etc. Muita atenção nestes pontos. Passem os três túneis e peguem a D. Pedro em direção à Campinas. Com mais 22km vocês estarão no trevo de Igaratá, entrem na cidade. O PC será no bar e restaurante do Corote.

IMG_20160206_143239898

PC-Igaratá

Igaratá – Arujá: Trecho novo nos BRMs mogianos. Saindo do Bar do Corote, sigam pela SP-056, que liga as cidades de Igaratá à Santa Isabel. A estrada está um brinco, só peço cuidado nas curvas pois estão cheio de sujeira e que podem derrubar alguém. Nos trechos de ponte não há acostamento, então, sempre prestem atenção para se certificar de que não há nenhum carro por perto.

IMG_20160206_154338253

Estrada do Ouro Fino

Chegando nas imediações da estrada do Ouro Fino, sigam por ela. A estrada do Ouro Fino é uma estrada vicinal, de movimento razoável. Prestem atenção na paisagem, sem tirar os olhos das inúmeras lombadas que aparecem em em cada fundo de vale. Quando fiz o levantamento do 200, quase levei um tombo no meio desta estrada por conta de uma lombada. Esta estrada termina em uma rotatória, siga em direção à Arujá por uns 200m. O ponto de controle de Arujá é antes de chegar à cidade, no posto Ville.

2016-02-14 22.14.52

PC-Arujá

Arujá – Santa Isabel: Saindo do Posto Ville, sigam na SP-056 em direção à Santa Isabel. Não tem muito o que dizer deste trecho… Só que, como diz o mano Cabeção, só tem descida no rolê. Coloquei um PC em Santa isabel, mesmo estando somente 15km do de Arujá, somente para que não sintam vontade de ir para Mogi diretamente pela Mogi-Dutra. O PC de Santa Isabel é uma foto do portal da cidade, localizado a um quilômetro da mesma. Se não possuírem smartphone, podem comprar alguma coisa na cidade mesmo que isso já comprova a passagem pela localidade.

PC-Santa Isabel

PC-Santa Isabel

Santa Isabel – Mogi: Após o portal de Santa Isabel, vocês entrarão na cidade. Como passarão em um final de sábado, eu espero que a cidade esteja movimentada. Assim, TODO CUIDADO É POUCO!

Sigam em direção à Dutra. Tomem cuidado com o acostamento assim que passarem pelo segundo portal de Santa Isabel. Há alguns trechos bem curtos que o acostamento está bom, mas sorrateiramente ele se torna um mix de terra e buracos. O meu conselho é que, na subida prossigam o mais perto possível da faixa, e na descida para chegar na Dutra, andem na pista. Na descida até tem acostamento, porém a alguns metros da Dutra ele some e isso pode causar acidentes. Cruzando a Dutra vocês chegarão em uma estradinha vicinal conhecida como Estrada do Bem-te-vi. Prossigam por ela até chegarem na Mogi-Dutra.

Chegando na Mogi-Dutra, sigam em direção à Mogi das Cruzes. Cuidados nos pontos de acesso à Rod. Ayrton Senna. Este último trecho é um trecho de serra onde vocês atravessarão a famosa Serra do Itapety. Talvez eu fale alguma abobrinha aqui, mas acho que este é o ponto mais alto do percurso. Após atravessar a serra, entrem na rotatória do Homem de Lata e sigam em direção à Estação Estudantes. A chegada será em frente à Universidade de Mogi das Cruzes.

 

Algumas recomendações:

  • Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmeras, ferramentas básicas;
  • Lanterna pois não sabemos o que pode acontecer durante o dia. Vai que o dia vira noite (principalmente no retorno do Cedro. A região é frequentemente acometida por neblinas intensas);
  • Pisca traseiro afixado na bicicleta. De preferência com pilhas;
  • Colete! Não esqueçam do colete. Se não tiver, procurem em lojas de equipamento de proteção individual ou colem fitas 3M (daquelas usadas por caminhões) na roupa;
  • Preciso falar do capacete?
  • Cheguem no horário. Início da vistoria às 6:15 e saída às 7:00 (espero) sem atraso;
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio, resgate  e nem nada. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro.
  • se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome.
  • levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.
  • Aproveitem o trecho entre Mogi das Cruzes e Salesópolis, é um trecho bem plano e é uma boa oportunidade para ganhar tempo.
  • Almoço… Onde almoçar? Estou imaginando que o pessoal terá fome quando chegar em Igaratá. O PC será em um restaurante, podem comer por lá. Se não quiserem, há outras opções bem perto do PC.
  • Antes da estrada do Ouro Fino há um ponto onde vende açaí, água de coco e outras coisas. Acho que pode ser salutar dar uma parada lá.

 

Programação para o dia 10/12

  • Início da vistoria e assinatura dos termos de compromisso: 06:00;
  • Largada, às 07:00 (espero), em frente à UMC;
  • Chegada no mesmo ponto da largada;
  • Abraços e tapinhas nas costas conforme os ciclistas forem chegando e os passaportes auditados;

Postos de Controle

PC Abertura Fechamento
Mogi das Cruzes – UMC 7:00 8:00
Mercearia Nhá Luz 08:30 10:05
Restaurante Corote 10:50 14:45
Posto Ville 11:50 16:50
Portal de Santa Isabel 12:20 17:40
Mogi das Cruzes – UMC 13:45 20:30

Dúvidas? Procurem o balcão de informações ou comentem aqui no blogue.

Esse post foi publicado em brevet 200km, Briefing, informações, inscrições, Mogi das Cruzes, Paris Brest Paris 2019. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.