Briefing Virtual: BRM 200 km de Salesópolis – Março/2024

Rota

Dinâmica

Uma rota de navegação bem simples, porém desafiadora. As pirambas estão na segunda metade.

  • Pontos de Controle Virtuais: tire uma foto ou pegue um comprovante de pagamento
  • Navegação é fundamental: utilize um dispositivo com GPS (ciclocomputador ou celular), o mapa é disponibilizado digitalmente via Ride with GPS e também temos a planilha de rota. É fácil se perder e com isso perder tempo. Fique atento!
  • Pode usar qualquer bicicleta.
  • Inicio das vistorias as 6:00
  • Largadas: 07:00
  • Limite de tempo: 13h30min.

Largada

O evento terá como base a Pousada Salesópolis, na R. Expedicionário Paulo Fatigatti de Moraes, 41 – Centro, Salesópolis.

A pousada oferece café da manha, banho após a prova, e algumas comodidades que podem ser contratadas pelo ciclista diretamente pelo telefone 11 91921-3197

Pontos de Controle

Horários somente para referência, o horário correto de largada será o anotado pelo voluntário no momento da largada do ciclista.

PCCidadeDistância Total [km]AberturaFechamento
Largada – PousadaSalesópolis07:00Largada: 7:00
PC1 – Igreja do BarrosoMogi das Cruzes559:3012:00
PC2 – Casa BaseSalesópolis11112:3015:00
PC3 – Fazendão TamoiosParaíbuna16113:3018:30
Chegada -PousadaSalesópolis21015:0020:30

Salesópolis – Igreja do Barroso

Essa será a primeira perna do brevet, com 111 km e bem plano (1100 metros de altimetria acumulada). Bom trecho para ganhar tempo e aproveitar o clima mais fresco da manhã.

O trecho inicial é na Rod. Prof. Alfredo Rollim de Moura (SP-088), que vai para Biritiba-Mogi das Cruzes. Nessa estrada tem vários pontos de apoio, tem duas padarias muito boas.

Padaria Lorca e Lima no Bairro dos Remédios (km 14 e 97 do brevet).

Padaria Biritiba Mirim em Biritiba, no km 23 e 102 do brevet.

No km 34 do brevet, acesse a Estrada Fujitaro Nagao e siga até cruzar a Rod. Mogi-Bertioga (SP-98). A Estrada do Nagao não tem acostamento e tem “sobe e desce” leves. Atenção ao movimento de carros!!!

Após cruzar a siga na Rod. Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira (SP-102), e depois pegue a SP-43, no km 54 do brevet. O PC 1 será na Igreja do Barroso, no km 55 do brevet. Não nos recordamos de alguém ter entrado nessa igreja durante os brevets, mas seria bom reforçar a fé para a segunda metade da prova, onde estarão todas as subidas.

Tire uma foto da Igreja e volte pelo mesmo caminho até a Pousada , onde será o PC2.

Ponto de Controle 1 : Igreja do Barroso – Rodovia Engenheiro Cândido do R Chaves, 102-200 – Jardim Piata A, Mogi das Cruzes – SP

Salesópolis – Restaurante Fazendão (Rod. dos Tamoios)

Nessa segunda perna do brevet, com 100 km e 2000 metros de subida. Será bem mais duro que a primeira parte. Você seguirá pela a Rod. Prof. Alfredo Rolim de Moura até o trevo de acesso à Rod. dos Tamoios, passando pelo Bairro do Cedro – Paraibuna, e nesse trecho só é possível ter suporte na Lanchonete da Rosana.

No km 151 do brevet você entrará na Rod. dos Tamoios, siga sentido São José dos Campos. O PC3 será no Fazendão, é um restaurante bem conhecido na rodovia, ele fica no município de Paraíbuna, no km 45 da Rod e km 161 do brevet.

Para voltar, atravessem a passarela de pedestres para o outro lado da pista e voltem pelo mesmo caminho.

Atenção ao estreitamento de pista e acostamentos. Muita atenção às placas! No ponto com estreitamento de pista, você pode seguir pela via bloqueada, é mais seguro (foi recomendação da própria equipe da rodovia).

Depois de sairem da Rod. dos Tamoios, é uma boa parar ou na Barraca Azul ou na Lanchonete da Rosana, repor as energias para a subida mais dura do brevet, a subida do Cedro.

Depois é só aproveitar a descida até Salesópolis.

Informações iniciais

  • Não haverá briefing no dia d evento!
  • Largada: as 7
  • Pontos de Controle: todos os pontos de controle são virtuais, dessa forma tire uma foto do local ou pegue um comprovante de compra;
  • Homologação: na chegada o ciclista irá mostrar os comprovantes de passagem;
  • Kit Chegada: em caso de homologação, receberá o Certificado e Medalha de Conclusão.

Recomendações

  • Os trajetos mistos requerem muita atenção à navegação. Sempre recomendamos o uso de um GPS específico para isso. Telefones celulares e relógios com GPS e mapas também ajudam. O mapa oficial é o do RidewithGPS. O mapa do Strava ou em qualquer outra plataforma é uma boa referência, mas se atentem bem ao caminho indicado.
  • Atenção à pressão dos pneus: cheios demais matam o corpo na terra, murchos demais te seguram no asfalto
  • Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmaras, ferramentas básicas;
  • Obrigatório: Farol com capacidade real de iluminação. Lembre-se que há possiblidade de pedalar à noite;
  • Obrigatório: Dois piscas traseiros afixado na bicicleta. Pelo menos um à pilha (preferencialmente);
  • Colete! Não esqueçam do colete. Ele é obrigatório durante a noite. Se estiver com neblina ou chovendo, é recomendado o uso;
  • Precisamos falar do capacete?
  • Levem dinheiro vivo para as “vendas”
  • Protejam celular e carteira de chuva e barro! Ainda mais que vários PCs tem comprovação de passagem por fotos
  • Estamos no verão, período muito chuvoso, dessa forma as estradas se transformam a cada chuva. Muita atenção à valetas, degraus e trechos pedregosos, ou mesmo enlameados
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não há carro de apoio, resgate por problemas mecânicos ou de cansaço. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.
  • Leve Lubrificante de Corrente
  • Leve Pastilha/Sapata de Freio reserva
  • Não percam tempo!!!! “Os PCs são lugares hostis”!!!! Fujam!!!! Qualquer 5 minutos são preciosos!!!

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