Informações sobre o BRM de 600km de Cruzeiro

Para quem ainda não viu a rota, eis ela aqui:

BRM 600km Cruzeiro

BRM 600km Cruzeiro

Links para o percurso:
Bikely: http://www.bikely.com/maps/bike-path/brm-600km-cruzeiro-rev01
Ride with GPS: http://ridewithgps.com/routes/7956645
Carta de Rota: https://randonneursmogi.files.wordpress.com/2015/06/carta-de-rota.pdf

Sobre o percurso:
Cruzeiro – Wenceslau Brás: Primeiros 25km serão pela estrada velha São Paulo-Rio de Janeiro. Sem segredos. Ao passar por Piquete inicia-se a escalada da serra de Piquete pela BR-459, que liga a Dutra ao Sul de Minas. Peço para que desliguem os seus fones de ouvido e prestem atenção na estrada pois podem ser surpreendidos por caminhões subindo a serra. A mais ou menos dois meses subi a serra de Piquete no meio da semana e achei que o movimento de carros e caminhões estava tranquilo, mas todo cuidado é pouco. Chegando no topo da serra, teremos um trecho de mais ou menos 2 km de descida, terminando em uma rotatória com um posto de gasolina 24 horas. Este será um ponto de apoio para os participantes. Continuem em direção à Wenceslau Brás. O PC de Wenceslau Brás será um PC virtual pois não haverá nada aberto por lá. Tirem uma foto da Igreja de Wenceslau Brás, que fica na beira da rodovia para Itajubá. PS: Prestem atenção ao passar por Wenceslau. A cidade é pequena e se não prestar atenção passará por ela sem saber que passou.

Igreja católica para comprovar a passagem por Wenceslau Brás. Tire uma foto e apresente na chegada

Igreja católica para comprovar a passagem por Wenceslau Brás. Tire uma foto e apresente na chegada

Wenceslau Brás – Piranguinho: Continue descendo em direção à Itajubá. O trecho entre Wesceslau e a saída de Delfim Moreira é tranquila, ao passar o trevo de Delfim Moreira, o trânsito recomeça. Como não há acostamento, todo cuidado é pouco. Chegando em Itajubá, siga as placas para Pouso Alegre e vá em direção à Piranguinho. O PC de Piranguinho será no Hotel Leo Hotel & Conveniência. Quem quiser aproveitar um pouco Piranguinho, pode se deliciar com as barracas de pé de moleque da cidade.

Piranguinho – São Lourenço: saindo do Hotel do Leo, siga em direção à Pouso Alegre e, assim que chegar no trevo de Santa Bárbara do Sapucaí, siga as placas para São Lourenço. Neste primeiro trecho, só peço para que não fiquem muito perto da borda da pista no acostamento saindo de Piranguinho. Levei algumas finas mesmo estando no acostamento. Após entrar na estrada que leva de Santa Bárbara do Sapucaí, siga em direção à São Lourenço. A estrada não é muito movimentada e tem um acostamento mínimo, sendo assim, todo cuidado é pouco. Há algumas cidades neste trecho, sempre que necessário, parem para abastecer. O PC em São Lourenço será na Padaria Nova Aliança.

São Lourenço-Bom Jardim de Minas: Navegue por São Lourenço e siga as placas para o Parque das Águas e depois para Caxambu. Assim que passar pelo Aeroporto de São Lourenço, cuidado na BR-383 pois não há acostamento e há um certo fluxo de caminhões. Chegando na BR-267, a 5 km de Caxambu, triplique a atenção, pois este trecho não tem acostamento e o número de caminhões aumenta. É um trecho curto e o pessoal passará de dia, sendo assim, acredito que não haverá muitos problemas. Saindo de Caxambu, é só seguir pela BR-267 até Bom Jardim de Minas. Este trecho está todo acostamentado e dá para aproveitar bem a paisagem. Se o clima estiver bom, dará para var o Itatiaia à sua direita. O PC de Bom Jardim será no Hotel W.L..

Bom Jardim de Minas-Conservatória: A saída de Bom Jardim de Minas é alucinante: um trecho de mais ou menos 19km de descida da Serra da Mantiqueira. O ruim é que será uma descida noturna e não será possível ver nada. Chegando no final da descida tem um pequeno trecho de uns 200 m de estrada de terra (na verdade, desbarrancou o morro e a estrada foi encoberta). Prestem muita atenção! Chegando em Santa Rita do Jacutinga, sigam as placas para Conservatória. Vocês pegarão as RJ-153 e a RJ-137. O PC de Conservatória será na Taberna Dom Beto. Se alguém chegar após às 2:00, poderá encontrar o estabelecimento fechado (não houve Cristo que fizesse o lugar ficar aberto até mais tarde). Se estiver fechado, só tire uma foto e saia com fome, se não me engano não há mais nada aberto em Conservatória. Conservatória-Piraí: Continue na RJ-137 até Belvedere. Após cruzar a BR-393, siga pela RJ-145 até Piraí. Prestem atenção ao cruzar Barra do Piraí para não se perderem. O PC de Piraí será no Hotel e Restaurante Casa do Manequinho.

Piraí-Bananal: Siga pela RJ-145 até Passa Três e depois pegue a RJ-139 e a RJ-155 para Pouso Sêco. Ao passar pela divisa de estados, siga pela SP-068 (mais conhecida como Estrada dos Tropeiros), e vá para Bananal. O PC bananalense será na Praça do Coreto.

Bananal-Areias: Sem segredos: siga pela estrada dos Tropeiros até Areias. O PC de Areias será no Bar Sant’Anna, ao lado da Matriz. Areias-Cruzeiro: Continue pela Tropeiros até chegar na Dutra. A chegada será no mesmo local da largada. Aos que chegarem, teremos um abraço. Algumas outras recomendações:

  • Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmeras, ferramentas básicas;
  • Lanterna em bom estado;
  • Pisca traseiro afixado na bicicleta. De preferência com pilhas;
  • Colete! Não esqueçam do colete. Se não tiver, procurem em lojas de equipamento de proteção individual ou colem fitas 3M (daquelas usadas por caminhões) na roupa. Se algum ciclista for pêgo sem o colete no período noturno, perderá o passaporte e, por conseqüência, o brevet;
  • Preciso falar do capacete?
  • Levem a bendita da manta térmica;
  • Cheguem no horário. Início da vistoria às 02:15 e saída às 03:00 (espero) sem atraso;
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio, resgate  e nem nada. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
  • levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte. Só não prometo que irei buscar ninguém pois também estarei pedalando.

Programação para o dia 13-14/06

  • Início da vistoria e assinatura dos termos de compromisso: 02:15;
  • Largada, às 03:00 (espero), Av. Jorge Tibiriçá, 1429;
  • Chegada no mesmo ponto da largada;
  • Distribuição de certificados conforme os ciclistas forem chegando e os passaportes e fotos forem auditados;

Postos de Controle

PC Cidade Distância Total [km] Abertura Fechamento
Barra Doce Cruzeiro 0 03:00 04:00
Igreja de Wenceslau Brás Wenceslau Brás 68 5:15 07:32
Hotel e Conveniência Leo Piranguinho 101 6:30 9:45
Pardaria Nova Aliança São Lourenço 186 09:30 15:30
Hotel W.L Bom Jardim de Minas 308 13:15 23:30
Taberna Dom Beto Conservatória 376 15:30 04:00
Casa do Manequinho Piraí 431 17:30 07:40
Padaria Paremol Bananal 490 19:20 11:30
Bar Sant’Anna Areias 560 21:30 15:40
Barra Doce Cruzeiro 0 23:00 19:00

Desistências: Quem desistir, dependendo do lugar, procure ônibus para Itajubá, Passa Quatro, Guaratinguetá, Cruzeiro ou Volta Redonda. Não há muito o que fazer…

This entry was posted in brevet 600km, Cruzeiro, informações, Itajubá, Paris-Brest-Paris 2015, Randonnè, São Lourenço, Sul de Minas and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s