Briefing virtual: BRM 200km São Luís do Paraitinga

Este post é um re-post do ano passado (que é um re-post do brevet de 2015 e por aí vai…). Como não alteramos a rota, acho que podemos utilizar as mesmas informações. Sugiro que leiam o post Um pouco sobre o brevet do dia 18/10/2014 para ter uma idéia da pedreira que será o brevet.

Mapa BRM 200km São Luís do Paraitinga

O percurso será por algumas estradas rurais da região de São Luís do Paraitinga, uma região privilegiada pela natureza e com uma boa tradição rural.

Não esperem que seja um pedal leve. Será um brevet bem pesado e divertido.

Rota:
https://ridewithgps.com/routes/20563023

Arquivo GPX:
https://goo.gl/iQV7ez

Estrada
Bom, não tenho muito o quê dizer em relação às estradas. Iniciaremos pegando a Oswaldo Cruz até o topo da serra de Ubatuba, onde haverá um PC na Lanchonete Aguatuba, no início da descida da serra.

Após o primeiro PC, entraremos no núcleo Santa Virgínia da Serra do Mar. É só seguir as placas sentido Catuçaba, onde haverá o segundo PC em um restaurante de roça.

Entre Catuçaba e Cunha, o percurso é pela antiga estrada Catuçaba-Cunha. Se seguirem sempre na principal não tem como errar. Há um boteco no meio do caminho, na Catióca, onde poderão tomar uma água.

Após o Bar do Alemão, na Catióca, prestem atenção para uma saída à direita após uma bela descida por bloquete. Não tem placa indicando, mas você deve pegá-la e ir em direção ao distrito de Jericó. Aproveitem para pensar na vida pois este trecho é de subida constante. O PC será virtual na Igreja Metodista em Jericó. Tirem uma foto da igreja e aproveitem para rezar. Se passarem pela igreja da Praia Grande, estão no caminho errado, voltem e procurem a saída para Jericó.

Assim que chegarem no asfalto, é só seguir para Cunha e para a Rocinha, pela SP-171 e, depois, para São Luís do Paraitinga, pela SP-153.

Outra observação é que como passaremos em algumas vilas e cidades, muita atenção nos trechos urbanos.

De resto, não tenho  o quê comentar.

Postos de Controle/Abastecimento

PC-1 Lanchonete Aguatuba – Ubatuba: assim que visualizarem as placas indicando a divisa entre São Luís e Ubatuba, fiquem espertos pois há uma lanchonete à direita. É um local bem simples mas tem água e alguns salgados.

PC-2 Restaurante – Catuçaba: Restaurante de roça em Catuçaba. Local bom para tirar uma paia, pena que o pessoal estará preocupado com o tempo para conclusão da prova.

PA Bar do Alemão – Catióca: Boteco bem no meio do nada… Único ponto em que vocês podem tomar um refrigerante (não existe gatorade por lá), ouvir uma moda caipira e comar uma coxinha. Aproveitem para, pelo menos, pegar uma água.

PC-3 Igreja Metodista – Jericó: PC virtual com foto. Passem por lá, tirem uma fotinha, peguem água na entrada da Igreja e sigam viagem. Mais à frente há um pequeno mercado, se derem sorte, estará aberto.

PA Centro de Cunha: passando dentro de Cunha há opção de alimentação e hidratação.

PC-4 Churrascaria da Serra – Rocinha: churrascaria no topo da serra de Guaratinguetá. É uma churrascaria um pouco chique, mas dá para angariar uma água e comer alguma coisa leve.

Algumas recomendações:

  • Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmeras, ferramentas básicas;
  • Lanterna pois não sabemos o que pode acontecer durante o dia. Vai que o dia vira noite;
  • Pisca traseiro afixado na bicicleta. De preferência com pilhas;
  • Colete! Não esqueçam do colete. Se não tiver, procurem em lojas de equipamento de proteção individual ou colem fitas 3M (daquelas usadas por caminhões) na roupa;
  • Preciso falar do capacete?
  • Cheguem no horário. Início da vistoria às 5:15 e saída às 6:00 (espero) sem atraso;
  • Muito cuidado com os trechos sem acostamento. Qualquer descuido pode gerar acidentes;
  • O anterior vale para todo o trajeto;
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio, resgate  e nem nada. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro.
  • se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome.
  • levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.
  • O termo de responsabilidade, devidamente preenchido, deverá ser apresentado no ato da vistoria;

Programação para o dia 20/05

  • Início da vistoria e entrega de passaportes: 6:15 na Pousada Caravela : Via de acesso João Roman, 485 – Centro – São Luiz do Paraitinga;
  • Largada, às 7:00 (espero);
  • Chegada no mesmo ponto da largada;
  • Distribuição de certificados digitais conforme os ciclistas forem chegando e os passaportes auditados;
PC Abertura Fechamento
Pousada Caravela – Largada 7:00 8:00
Lanchonete Aguatuba 8:15 9:30
Restaurante Catuçaba 9:00 10:45
Igreja Metodista em Jericó 10:15 13:30
Churrascaria Alto da Serra 11:40 16:25
Pousada Caravela – Chegada 13:25 20:30

Bom o principal é isso, espero que as informações ajudem o pessoal que vai participar do brevet, qualquer dúvida estarei a disposição.

Uma boa semana a todos, e nos vemos em São Luís do Paraitinga!

Esse post foi publicado em brevet 200km, informações, Paris Brest Paris 2019, Randonnè, São Luiz do Paraitinga, Super Randonnée, Super-Randonneurs. Bookmark o link permanente.