Briefing Virtual: BRM 200 km Misto de São Luiz do Paraitinga

Este post é um re-post ajustado, do re-post do ano passado (que é um re-post do brevet de 2015 e por aí vai…). A rota foi alterada para ampliar a distância para 200 km e retirar a desativada Lanchonete Aguatuba.

Para ter uma idéia da pedreira que será o brevet, sugiro que leiam os posts:

O percurso será por algumas estradas rurais da região de São Luís do Paraitinga, uma região privilegiada pela natureza e com sua tradição rural.

Não esperem que seja um pedal leve. Será um brevet bem pesado e divertido.

A Rota

As rotas estão disponibilizadas de forma eletrônica em várias plataformas disponíveis. Se ainda tiver dificuldade em usá-las, entre em contato com a organização.

O Percurso

Largada ao PC1 – Entrada do Parque da Serra do Mar

A largada será da Praça da Igreja Matriz, a vistoria começará as 6:30, briefing as 6:50 e a largada as 7:00. Seguiremos as indicações para a Rod. Oswaldo Cruz, atráves da via de acesso Ver. José Pinto de Souza. Não temo muito como errar. É só seguir a Rod. Oswaldo Cruz até o km 36,5 do brevet.

O Ponto de Controle é uma foto da placa do Parque Estadual da Serra do Mar.

PC1 ao PC2 – Restaurante Tempero da Roça

Após o primeiro PC, entraremos no núcleo Santa Virgínia da Serra do Mar, é o começo da primeira sessão de terra do brevet, que vai do km 36,5 até o 58 (21,5 km). É só seguir as placas sentido Catuçaba, onde haverá o segundo PC, no Restaurante Tempero da Roça, no km 59,8 do brevet.

Saiam MUITO BEM abastecidos, os pontos de água e comida são escassos. Melhor se precaver!

PC2 ao PC3 – Igreja de Jericó

Entre Catuçaba e Cunha, o percurso é pela antiga estrada Catuçaba-Cunha. Se seguirem sempre na principal não tem como errar. Há um boteco no meio do caminho, na Catióca, onde poderão tomar uma água, no Bar do Alemão.

Após o Bar do Alemão, na Catióca, prestem atenção para uma saída à direita após uma bela descida por bloquete. Não tem placa indicando, mas você deve pegá-la e ir em direção ao distrito de Jericó. Aproveitem para pensar na vida pois este trecho é de subida constante. O PC será virtual na Igreja Metodista em Jericó, no km 94 do brevet. Tirem uma foto da igreja e aproveitem para rezar. Se passarem pela igreja da Praia Grande, estão no caminho errado, voltem e procurem a saída para Jericó.

Do lado da igreja dá para pegar água, numa torneira…

PC3 ao PC4 – Placa do Lavandário

Ao sair de Jericó, se preparem para a subida de bloquetes bem inclinadas, não se envergonhem de empurrar… Ela assustará um pouco.

Assim que chegarem no asfalto (km 105,4 do brevet), entre à direita, sentido Paraty. Você pedalará até o km 110 do brevet, até a placa de O Lavandário (Rodovia SP 171 – Guaratinguetá-Paraty, km 54,7).

Se tiver apertado com água e comida, você pode entrar subir até a casa do Lavandário, onde terá café, água e algumas coisas para comer. Se quiser andar mais 2 km para frente, poderá ir até o Café Moara. Esses dois lugares fecham por volta das 18 horas.

PC4 ao PC5 – Tudo da Roça

Tirou a foto da placa do Lavandário, é dar meia volta e seguir a rodovia até o só seguir sentido Cunha-Guaratinguerá, pela SP-171 mesma SP-171.

Logo depois de uma descida bem rápida, em Cunha, você vai passar no Uai Restaurante / Posto BR, um excelente ponto para se alimentar e se abastecer, depois de tando tempo na terra e com tanta subidas, que está no km 120 do brevet.

OPC será no Tudo da Roça, no km 140,8 do brevet. Tire uma foto ou compre alguma coisa. Depois, só seguir para o final…

PC5 até a Chegada na Pousada Araucária

Saindo do Tudo da Roça, continue na SP-171 até o trevo para Lagoinha, onde vocês deverão acessar a SP-153. De lá é só seguir até São Luiz do Paraitinga.

A chegada vai ser na Pousada Araucária, ela fica na Via de Acesso Renato Aguiar, 500.

Algumas recomendações

• Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmeras, ferramentas básicas;
  • Lanterna pois não sabemos o que pode acontecer durante o dia. Vai que o dia vira noite (e com certeza virará!);
  • Pisca traseiro afixado na bicicleta. De preferência com pilhas;
  • Colete! Não esqueçam do colete. Se não tiver, procurem em lojas de equipamento de proteção individual ou colem fitas 3M (daquelas usadas por caminhões) na roupa;
  • Preciso falar do capacete?
  • Cheguem no horário;
  • Muito cuidado com os trechos sem acostamento. Qualquer descuido pode gerar acidentes;
  • O anterior vale para todo o trajeto;
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não temos carro de apoio, resgate  e nem nada. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.

Programação

• Início da vistoria às 6:30 e largada às 7:00, da Praça da Igreja Matriz, em frente a Igreja;
  • Chegada na Pousada Araucária;
  • Distribuição de certificados digitais após a checagem dos passaportes e publicação dos resultados.

Pontos de Controle

PC4 – O Lavandário 11:30 14:30 110
PC5 – Tudo da Roça 14:00 16:30 140,8
Chegada – Pousada Araucária 17:00 20:30 200

Bom o principal é isso, espero que as informações ajudem quem vai participar do brevet, qualquer dúvida estamos à disposição.

Uma boa semana a todos, e nos vemos em São Luís do Paraitinga!

Esse post foi publicado em brevet 200km, Cunha, informações, São Luiz do Paraitinga. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Briefing Virtual: BRM 200 km Misto de São Luiz do Paraitinga

1. Pingback: BRM 200 km Misto de São Luiz do Paraitinga: Resultados | Randonneurs Mogi das Cruzes

2. Pingback: BRM 200 km Misto de São Luíz do Paraitinga de 2018 – Vinicius Martins

3. Pingback: Briefing Virtual: BRM 200 km Misto de São Luiz do Paraitinga – Agosto/2022 | Randonneurs Mogi das Cruzes