Briefing Virtual: BRM 300 km de Guaratinguetá

Rota

Ride With GPS: https://ridewithgps.com/routes/30536438
Strava: https://www.strava.com/routes/21924211

O brevet possui 294 quilômetros e aproximadamente 6200 metros de subidas acumuladas, é bem duro! A velocidade média mínima de conclusão são 14,7 km/h. Tenha isso em mente no seu planejamento.

Percurso

Guaratinguetá – Paraty

A largada será as 7:00 do Ibis Guaratinguetá. Este percurso será realizado pela SP-171 e RJ-165. Logo na saída de Guaratinguetá você subirá a Serra da Quebra-Cangalha, com 12 km de extensão e boa inclinação, é bom para esquentar as pernas, e esse trecho não tem acostamento, mas é todo com faixa adicional. As estradas são ótimas para pedalar e estão em regiões montanhosas. Depois da primeira subida você terá acostamento até a cidade de Cunha. Depois de Cunha, você pegará uma subida íngreme e curta, e encontrará uma estrada calma, de excelente qualidade, também usada pelo Letap do Brasil e Desafio KOM. Após essa subida curta, virá uma descida e até a Divida de SP-RJ você praticamente subirá toda a extensão, de 18,5 km: https://www.strava.com/segments/10308605.

Quando cruzarem a divisa e adentrar o estado do Rio de Janeiro, você vai descer até Paraty, numa descida muito íngreme e rápida: https://www.strava.com/segments/12654299.

MUITA ATENÇÃO!!!!! Leve pastilha/sapata de freio reserva, e cuidado com a velocidade e ao super aquecimento dos freios.

O PC será portal de entrada de Paraty, logo após o trevo (na cidade), no marco da Estrada Real.

IMG_2108 (1)

Ponto de Controle 1: Portal de Paraty-RJ – KM 93

Paraty – São Luis do Paraitinga

A subida de Paraty-Cunha é a estrada pavimentada mais dura do Brasil, ela tem 17,3 km, com 9% de inclinação média, são mais de 1600 metros acumulados em uma única subida. O começo é bem plano e tem ciclovia à esquerda da rodovia. No final da ciclovia você estará num bairro e o asfalto é bem ruim até a Ponte Branca. Da Ponte Branca até a Ponte de Madeira a inclinação é moderada, também com asfalto ruim. Quando passar a Ponte de Madeira, o asfalto melhora, porém começará a parte dura, com inclinações chegado a 25% nas curvas. Muita atenção nas curvas, não há espaço para dois carros, e nem espaço para arriscar subindo em zig-zag. Nesse trecho de asfalto tem alguns bares onde pode ter suporte. Quando chegar no trecho de bloquetes faltarão 9 km a 10% de inclinação média: https://www.strava.com/segments/12673766.

Não há nenhum suporte nesse trecho e é duro. Aproveitem o visual a a qualidade da pavimentação, é muito boa para pedalar. Tenha atenção sempre aos carros, não há acostamento. E também se preparem para possíveis mudanças abruptas de temperatura. No reconhecimento, a organização pegou 25 graus em Paraty, às 10 da manhã e 8 graus no topo da serra, às 2 horas da tarde.

Da Divisa de RJ-SP até Cunha tem algumas opções de suporte no km 228, como a lanchonete Kallas da Serra e o Restaurante Antigo Caminho do Ouro. Quase chegando em Cunha você terá uma “parede” de uns 2 km, logo depois uma descida bem rápida o Uai Restaurante / Posto BR , logo no trevo de entrada de Cunha.

Siga pela SP-171 e seja feliz até o Tudo na Roça. É um bom lugar para comer alguma coisa, e colocar a energia no lugar, e também é o Ponto de Controle, no km 161 do brevet. Tire uma foto ou pegue o recibo comprando alguma coisa.

Ponto de Controle 2: Restaurante/Lanchonete Tudo da Roça, Rod. SP 171, Cunha -SP – KM 161

Você continuará até o final da subida, até o trevo do Bairro da Rocinha.

Siga sentido Lagoinha/São Luis do Paraitinga pela rodovia SP-153. Entre o trevo até Lagoinha se prepare para uma série de subidas curtas e duras, e também descidas rápidas. Você irá passar por dentro de Lagoinha. De Lagoinha até SLP é bom para ganhar tempo, é muito plano.

O PC será a Igreja Matriz de São Luis do Paraitinga: tire uma foto da Igreja ou pegue qualquer recibo de compra do entorno da Praça Principal.

Ponto de Controle 3: Igreja Matriz de São Luis do Paraitinga – SP – KM 218

São Luis do Paraitinga – Guaratinguetá

A volta é simples, siga pela SP-153, pelo mesmo sentido que veio, até o trevo da SP-171. Depois desça a Serra da Quebra-Cangalha, sentido Guaratinguetá, (aproveite a velocidade).

MUITO cuidado! A estrada está boa, mas tem uma irregularidade ou outra. Por isso atenção redobrada, você passará facilmente de 50 km/h na descida.

Chegada: Ibis Hotel Guaratinguetá – SP – Km 294

Recomendações

• Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmaras, ferramentas básicas;
  • Lanterna em muito bom estado. Lembre-se que irá pedalar muito tempo à noite;
  • Dois piscas traseiros afixados na bicicleta. Pelo menos um à pilha (preferencialmente);
  • Colete! Não esqueçam do colete. Ele é obrigatório durante a noite. Se estiver com neblina ou chovendo, é recomendado o uso;
  • Precisamos falar do capacete?
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não há carro de apoio, resgate por problemas mecânicos ou de cansaço. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.
  • Novamente, levem pastilhas/sapatas de freio reserva. A descida de Cunha-Paraty pode acabar com o brevet de vocês!

Programação

• Largada e chegada: Ibis Hotel Guaratinguetá;
  • Horário vistoria: 6:00 às 6:30;
  • Horário briefing: 6:45;
  • Horário largada: 7:00;
  • A distribuição dos certificados será por e-mail, após o fechamento do brevet.

Postos de Controle

PC Abertura Fechamento
Ibis Guaratinguetá – Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 1301 – Guaratinguetá-SP 7:00 8:00
Portal de Paraty-RJ 10:00 13:00
Tudo da Roça – Cunha-SP 14:00 17:30
Igreja Matriz – São Luis do Paraitinga-SP 16:00 21:30
Ibis Guaratinguetá – Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 1301 – Guaratinguetá 21:00 3:00
This entry was posted in Audax, brevet 300km, Briefing, Guaratinguetá, informações. Bookmark the permalink.