Briefing Virtual: BRM 200 km Misto de Mairiporã

Brevet inédito do Randonneurs Mogi das Cruzes, um brevet de represas (Piraica, Rio da Cachoeira e Nazaré) com passagem por um local muito conhecido na região de Joanópolis, a Cachoeira dos Pretos.

A Rota

As rotas estão disponibilizadas de forma eletrônica em várias plataformas disponíveis. Se ainda tiver dificuldade em usá-las, entre em contato com a organização. Na largada será entregue uma carta rota impressa, que servirá de apoio… Mas é melhor ter um GPS com o mapa digital.

A rota terá, mais ou menos, 75 km de terra e 130 km de asfalto em muito bom estado.

RideWithGPS: https://ridewithgps.com/routes/28510920

Mairiporã a Piracaia

A largada será da Padaria & Pizzaria Sagrado Pão, a vistoria começará as 6:30 do dia 19/10, briefing as 6:45 e a largada às 7. Seguiremos as indicações para a Estrada do Rio Acima, sentido Nazaré Paulista, seguindo a avenida principal de Mairiporã (Av. Tab. Passarela).

Seguiremos na Estrada do Rio Acima até o km 9 do brevet, onde pegaremos à esquerda, sentido Cachoeira das Sete Quedas, onde começará a nossa primeira seção de estrada de terra. Será um trecho com 9 km e com o seu ápice na Subida do Pedro Turco, com 1,63 km e 15% de média. Para alegria de todos, esse foi uma parte do percurso do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Maratona, palco de uma disputa ferrenha entre o Bruno Lemos e Henrique Avancini. Vocês irão viver um pouco disso.

A subida acabará muito perto da Cachoeira do Barrocão, onde terá uma boa descida de asfalto até Bom Jesus dos Perdões. Dentro da cidade siga para a Av. Bom Jesus, marginal à Rod. D. Pedro até o viaduto de acesso para a SP-036, sentido Piracaia.

A Rod. Jan Antonio Bata, SP-036, tem acostamento nela toda. Chegando em Piracaia, o Ponto de Controle ficará no Auto Posto Molon do Centro, que fica no centro de Piracaia e a Loja de Conveniência funciona a noite toda. Pegue um recibo ou tire uma foto e siga.

Largada: Padaria & Pizzaria Sagrado Pão, Av. Leonor de Oliveira, Mairiporã – SP

Ponto de Controle 1 – km 51: Auto Posto Molon & Molon, Av. Dr. Alípio Ferreira, 52 – Centro, Piracaia – SP

Piracaia a Cachoeira dos Pretos

Na saída do Auto Posto Molon siga a Rua Valentim Del Nero e as placas para Joanópolis. Se prepare para uma subida logo na saída de Piracaia, ela é leve, e tem 3,63 km com 4% médio.

Depois é uma longa descida e um trecho bem rolado de asfalto. Bom para ganhar tempo. Em Joanópolis é possível buscar bastante suporte, um desses lugares é a Padaria Pão da Montanha, fica na avenida principal de Joanópolis.

De Joanópolis é seguir sentido para São Francisco Xavier, seguindo as placas para a Cachoeira dos Pretos. É uma estrada de asfalto muito bom, cheio de sobes e desces e relativamente rápida.

Chegando na Cachoeira dos Pretos, se abasteça bem. Se tiver tempo, aproveite para ir até o pé da cachoeira, valerá a pena! Tire uma selfie ou peguei algum comprovante de compra em qualquer ponto de venda por ali. Essa será a sua comprovação de passagem.

Ponto de Controle 2 – km 93: Cachoeira dos Pretos, Joanópolis-SP

Cachoeira dos Pretos ao Parada dos Romeiros

Retorne pela mesma estrada asfaltada até o km 88 do brevet. Nesse ponto pegará a estrada à esquerda do Bar e Mercearia do João. Se quiser bater um papo com a D. Chiquinha, ela é uma simpatia!

Logo em seguida se prepare para uma subida MUITO dura, provavelmente terá que empurrar alguns metros, faz parte do desafio. Quase no final dela, pegue à direita e aproveite as descidas e mais subidas.

O ponto de controle será uma parada de Romeiros, no km 105 do brevet. Tire uma foto e zarpe!

Ponto de Controle 3 – km 105: Parada dos Romeiros, Piracaia-SP

Parada dos Romeiros ao Goiabás Bar

Na Parada dos Romeiros pegue a entrada à direira e siga a estrada de terra. Você irá margear a Represa do Rio da Cachoeira, com subidas leves e descidas rápidas, é uma estrada de terra bem ampla e muito boa.

No final dessa estrada terá uma ponte, logo em seguida terá uma grande árvore e o asfalto. À direita estará o Goiabás Bar, se abasteça, tire uma foto e siga a estrada de asfalto.

Ponto de Controle 4 – km 124,5: Goiabás Bar, Piracaia-SP

Goiabás Bar ao Bar do Taíde

Serão alguns quilômetros de um excelente asfalto, sentido Bairro do Pião, com subidas e descidas rápidas (ATENÇÃO!). No km 137,8 do brevet você deverá seguir à direita, pegando a estrada de terra e margeando a Represa de Nazaré Paulista.

Siga à direita

É uma estrada de terra muito boa, sempre margeando a represa. A velocidade, mesmo na terra, renderá bem. Muito arborizado! Um belo visual.

Siga à esquerda
Siga à direira, se seguir à esquerda vai atravessar a represa.

O Ponto de Controle será um bom ponto de abastecimento também, é o Bar do Taíde! Tome uma tubaína e coma uma coxinha, tire sua selfie e zarpe!

Ponto de Controle 5 – km 151,7: Bar do Taide, Piracaia-SP

Bar do Taide a Mairiporã

Ao sair do Bar do Taide, continue margeando a represa, por mais uns 18 km de boa estrada de terra, até o acesso a Rod. D. Pedro, no km 169,4 do brevet. O acesso é por uma rampa bem inclinada!

Pegue a rampa de acesso a Rod. D. Pedro.

Siga por mais 2 km na Rod. D. Pedro até o trevo de Nazaré, pegando a saída 52. Você passará pela cidade e seguirá até o km 180,4 do brevet, onde pegará a Estrada do Rio Acima. É só segui-la até Mairiporá, não tem erro!

A chegada será no mesmo ponto de largada na Padaria & Pizzaria Sagrado Pão.

Algumas recomendações

• Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
  • Bomba de ar, câmaras, ferramentas básicas;
  • Lanterna em muito bom estado. Lembre-se que irá pedalar algum tempo à noite;
  • Dois piscas traseiros afixados na bicicleta. Pelo menos um à pilha (preferencialmente);
  • Colete! Não esqueçam do colete. Ele é obrigatório durante a noite. Se estiver com neblina ou chovendo, é recomendado o uso;
  • Precisamos falar do capacete?
  • Se preparem psicologicamente para o pedal. Não há carro de apoio, resgate por problemas mecânicos ou de cansaço. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
  • Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
  • Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.

Programação

• Início da vistoria às 6:30 e largada às 7:00, da Padaria & Pizzaria Sagrado Pão
  • Chegada no mesmo local da largada;
  • Distribuição de certificados impressos após a checagem dos passaportes e entrega dos badges de chegada.

Pontos de Controle

PC4 – Goiabás Bar 12:00 15:30 124,5
PC5 – Bar do Taide 13:00 17:00 151,7
Chegada – Padaria & Pizzaria Sagrado Pão 17:30 20:30 207

This entry was posted in brevet 200km, Briefing, informações and tagged , , . Bookmark the permalink.