Briefing Virtual: BRM 400 km de Guararema – Jan/2021

Largada

Leia o nosso post sobre como será o protocolo de largada.

A Rota

As rotas estão disponibilizadas de forma eletrônica em várias plataformas. Se ainda tiver dificuldade em usá-las, entre em contato com a organização. Na largada será entregue uma carta rota impressa, que servirá de apoio… Mas é melhor ter um GPS com o mapa digital, ou mesmo a rota salva no celular (Strava ou Ride with GPS).

Screen Shot 2017-12-30 at 20.27.12

Pousada Maria Laura até o Trevo de Joanópolis

A saída será por uma estrada paralela a entrada principal de Guararema, conhecida como Rua Admeleto Gasparini até a Freguesia da Escada. Depois, sigam pela Estrada Velha São Paulo-Rio (SP-066). Essa estrada está com acostamento em toda a sua extensão e não apresenta muitas surpresas, somente a atenção de sempre à sujeira e areia. Prestem atenção ao Viaduto/Acesso Nicola Caputi, sigam à direita, se pegarem o caminho à esquerda vão andar mais, ou mesmo ir para o caminho oposto do brevet. O outro ponto de atenção é a entrada da Rod. D. Pedro. Mesmo sabendo que não tem como não ver, prestem atenção depois que passarem pelo bairro do Jardim São Silvestre.

Direto e reto, sem escalas, pela Rod. D. Pedro. Pedimos que tenham cuidado nas entradas e saídas da Rod. Ayrton Senna e da Rod. Presidente Dutra, de resto é tranquilo. Há alguns pontos de abastecimento na estrada, como o Posto Chaparral em Igaratá e o Auto Posto Vip’s Kids em Bom Jesus.

Assim que passar pela cidade de Bom Jesus, pegue a primeira saída a direita e seja feliz. A Rod. Jan Antonio Bata, ou SP-036, tem acostamento nela toda. Chegando em Piracaia, o Ponto de Controle ficará no Auto Posto Molon, na rotatória de entrada da cidade. Não tem como não ver.

Após uma pequena navegação por Piracaia (dica de ouro, peguem a rua à esquerda do Auto Posto Molon da entrada e sigam até o final. Não tem como errar!), continuem pela SP-036 até chegar no trevo de Joanópolis. Na rotatória de Joanópolis, terá o letreiro da cidade de Joanópolis, tirem uma foto.

LargadaPousada Maria Laura, na Rua Benjamin Constant, Bairro Itaoca, Guararema-SP.

Ponto de Controle 1: Letreiro da entrada da cidade de Joanópolis, Rod. SP-036, Joanópolis-SP

Trevo de Joanópolis até Monte Verde

No Trevo de Joanópolis peguem à esquerda e sigam em direção a Vargem/Bragança/Fernão Dias. Após uns 15km vocês chegarão ao acesso da Rod. Fernão Dias. Sigam em direção à Belo Horizonte.

Percurso na Rod. Fernão Dias com alguns trechos em aclive, atenção ao fluxo de caminhões na via. Não há muito o quê dizer, só que devem prestar atenção sempre! Neste trecho há alguns acessos na pista para vilas, empresas e cidades. Prestem atenção ao cruzarem estes pontos.

Dica: Logo após passarem por Extrema, após a fabrica da Kopenhagen, (km 150 do brevet) há um trecho sem acostamento na subida, onde é possível usar a via lateral até o topo dessa subida, quando essa via então retorna para a Fernão dias. Podem usá-la se quiserem.

Chegando em Camanducaia eu sugerimos que abasteçam de água, comida e o que acharem necessário, pois a subida para Monte Verde é pesada.

Siga as placas para Monte Verde e sejam felizes. Não tem como errar pois é a única estrada asfaltada da região. A estrada não possui acostamento e há alguns lugares para abastecimento. No retorno, é provável que não encontrem nada aberto. Também pedimos para que prestem atenção na movimentação da estrada pois há um certo tráfego de caminhões de eucaliptos e, além disso, é época de temporada e pode haver trânsito de automóveis para visitar Monte Verde. Assim, sempre que possível andem o mais próximo da borda da pista e aproveitem o visual. O PC de Monte Verde fica a 100 metros da rotatória de entrada da cidade, no Restaurante A Galinha da Roça. Cuidado com buracos na pista.

Ponto de Controle 2: Restaurante A Galinha da Roça, Av. da Fazenda, 285, Monte Verde, Camanducaia-MG

Monte Verde ao Auto Posto Molon (Centro de Piracaia)

O retorno é o mesmo percurso da ida. Não teremos ponto de controle em Extrema pois não há confirmação de postos abertos na Fernão Dias no período noturno. Sendo assim, no primeiro posto após Camanducaia, parem e se abasteçam. O Posto Fronteira, fica aberto, mas não recomendamos atravessar a Rod. Fernão Dias, não há passarela.

O PC de Piracaia será no Auto Posto Molon do Centro, teoricamente com funcionamento 24 Horas, mas em tempos de pandemia, isso pode ser revisto no dia anterior. No momento da largada do brevet, se informe com a organização sobre esse Posto.

Ponto de Controle 3: Av. Dr. Alípio Ferreira, 52 – Centro, Piracaia – SP

Auto Posto Molon (Piracaia) até a Pousada Maria Laura

Siga até a Rod. D. Pedro e pegue sentido Nazaré Paulista/Igaratá/Jacareí. Após Piracaia, abastecimento somente no Posto Chaparral em Igaratá, que também é 24 horas.

O caminho é o mesmo da ida. Vá até o final da Rod. D. Pedro e siga na SP-66 para Guararema.

No km 390 do brevet, siga por cima do viaduto e continue sentido Guararema. Atenção para não seguir à direita. No km 392 do brevet acesse o trevo para a “Freg. Escada“, se continuar na SP-066 você irá para o centro de Guararema, ou mesmo para Mogi das Cruzes.

A chegada será o no mesmo ponto da largada, no Pousada Maria Laura, na Rua Benjamin Constant, Bairro Itaoca, Guararema-SP.

Postos de Controle

Horários somente para referência, o horário correto de largada será o anotado pelo voluntário no momento da largada do ciclista.

PCCidadeDistância Total [km]AberturaFechamento
Largada: Pousada Maria LauraGuararema-SP07:008:00
PC1: Letreiro de JoanópolisJoanópolis-SP12011:0015:30
PC2: Restaurante A Galinha da RoçaMonte Verde-MG20014:0020:30
PC3: Auto Posto Molon (Centro)Piracaia-SP30517:3002:45
Chegada: Pousada Maria Laura Guararema-SP40004:0010:15

Desistências:
A quem desistir, terá que pegar ônibus para São Paulo e lá, um outro para Mogi das Cruzes ou Guararema. Dependendo de onde estiver, há ônibus direto de Atibaia para Mogi das Cruzes. Este ônibus passa pelas cidades de Atibaia, Nazaré Paulista e Igaratá. Chegando em Mogi devem pedalar até Guararema. Assim, achamos que dá mais trabalho desistir do quê continuar na prova.

Aos que chegarem entre as meia noite e 6 da manhã, por favor, liguem no celular dos organizadores, para fazerem a devida recepção!

Qualquer dúvida, escreva nesse post, mande mensagem ou perguntem na largada (pode ser tarde :-).

This entry was posted in brevet 400km, Briefing, Guararema. Bookmark the permalink.

1 Response to Briefing Virtual: BRM 400 km de Guararema – Jan/2021

  1. Pingback: BRMs de Guararema – Jan/2021: Informações Gerais e Protocolo de Largada | Randonneurs Mogi das Cruzes

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.