Continuamos com a pandemia aí, a vacinação está avançando, contudo a grande maioria dos participantes não estão completamente imunizados. Então temos que manter todas as precauções, mantendo distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.
Rota
Rota RideWithGPS: https://ridewithgps.com/routes/30536438
Rota Strava: https://www.strava.com/routes/21924211
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/350066886245561/
Evento no Strava: https://www.strava.com/clubs/40498/group_events/818554
O brevet possui 294 quilômetros e aproximadamente 6200 metros de subidas acumuladas, é bem duro! A velocidade média mínima de conclusão são 14,7 km/h. Tenha isso em mente no seu planejamento.
Percurso
Guaratinguetá – Paraty
A largada será as 7:00 do Ibis Guaratinguetá. Este percurso será realizado pela SP-171 e RJ-165. Logo na saída de Guaratinguetá você subirá a Serra da Quebra-Cangalha, com 12 km de extensão e boa inclinação, é bom para esquentar as pernas, e esse trecho não tem acostamento, mas é todo com faixa adicional. As estradas são ótimas para pedalar e estão em regiões montanhosas. Depois da primeira subida você terá acostamento até a cidade de Cunha. Depois de Cunha, você pegará uma subida íngreme e curta, e encontrará uma estrada calma, de excelente qualidade, também usada pelo Letap do Brasil e Desafio KOM. Após essa subida curta, virá uma descida e até a divisa de SP-RJ você praticamente subirá toda a extensão, de 18,5 km: https://www.strava.com/segments/10308605.
Quando cruzarem a divisa e adentrar o estado do Rio de Janeiro, você vai descer até Paraty, numa descida muito íngreme e rápida: https://www.strava.com/segments/12654299.
MUITA ATENÇÃO!!!!! Leve pastilha/sapata de freio reserva, e cuidado com a velocidade e ao super aquecimento dos freios.
O PC será portal de entrada de Paraty, logo após o trevo (na cidade), no marco da Estrada Real.

Ponto de Controle 1: Portal de Paraty-RJ – KM 93
Paraty – São Luis do Paraitinga
A subida de Paraty-Cunha é a estrada pavimentada mais dura do Brasil, ela tem 17,3 km, com 9% de inclinação média, são mais de 1600 metros acumulados em uma única subida. O começo é bem plano e tem ciclovia à esquerda da rodovia. No final da ciclovia você estará num bairro e o asfalto é bem ruim até a Ponte Branca. Da Ponte Branca até a Ponte de Madeira a inclinação é moderada, também com asfalto ruim. Quando passar a Ponte de Madeira, o asfalto melhora, porém começará a parte dura, com inclinações chegado a 25% nas curvas. Muita atenção nas curvas, não há espaço para dois carros, e nem espaço para arriscar subindo em zig-zag. Nesse trecho de asfalto tem alguns bares onde pode ter suporte. Quando chegar no trecho de bloquetes faltarão 9 km a 10% de inclinação média: https://www.strava.com/segments/12673766.
Não há nenhum suporte nesse trecho e é duro. Aproveitem o visual a a qualidade da pavimentação, é muito boa para pedalar. Tenha atenção sempre aos carros, não há acostamento. E também se preparem para possíveis mudanças abruptas de temperatura. No reconhecimento, a organização pegou 25 graus em Paraty, às 10 da manhã e 8 graus no topo da serra, às 2 horas da tarde.
Da Divisa de RJ-SP até Cunha tem algumas opções de suporte no km 228, como a lanchonete Kallas da Serra e o Restaurante Antigo Caminho do Ouro. Quase chegando em Cunha você terá uma “parede” de uns 2 km, logo depois uma descida bem rápida o Uai Restaurante / Posto BR , logo no trevo de entrada de Cunha.
Siga pela SP-171 e seja feliz até o Tudo na Roça. É um bom lugar para comer alguma coisa, e colocar a energia no lugar, e também é o Ponto de Controle, no km 161 do brevet. Tire uma foto ou pegue o recibo comprando alguma coisa.
Ponto de Controle 2: Restaurante/Lanchonete Tudo da Roça, Rod. SP 171, Cunha -SP – KM 161
Você continuará até o final da subida, até o trevo do Bairro da Rocinha.
Siga sentido Lagoinha/São Luis do Paraitinga pela rodovia SP-153. Entre o trevo até Lagoinha se prepare para uma série de subidas curtas e duras, e também descidas rápidas. Você irá passar por dentro de Lagoinha. De Lagoinha até SLP é bom para ganhar tempo, é muito plano.
O PC será a Igreja Matriz de São Luis do Paraitinga: tire uma foto da Igreja ou pegue qualquer recibo de compra do entorno da Praça Principal.
Ponto de Controle 3: Igreja Matriz de São Luis do Paraitinga – SP – KM 218
São Luis do Paraitinga – Guaratinguetá
A volta é simples, siga pela SP-153, pelo mesmo sentido que veio, até o trevo da SP-171. Depois desça a Serra da Quebra-Cangalha, sentido Guaratinguetá, (aproveite a velocidade).
MUITO cuidado! A estrada está boa, mas tem uma irregularidade ou outra. Por isso atenção redobrada, você passará facilmente de 50 km/h na descida.
Chegada: Ibis Hotel Guaratinguetá – SP – Km 294
Recomendações
- Bicicleta revisada e em perfeitas condições;
- Manta Térmica é item obrigatório. Está bem frio!
- Bomba de ar, câmaras, ferramentas básicas;
- Lanterna em muito bom estado. Lembre-se que irá pedalar muito tempo à noite;
- Dois piscas traseiros afixados na bicicleta. Pelo menos um à pilha (preferencialmente);
- Colete! Não esqueçam do colete. Ele é obrigatório durante a noite. Se estiver com neblina ou chovendo, é recomendado o uso;
- Precisamos falar do capacete?
- Se preparem psicologicamente para o pedal. Não há carro de apoio, resgate por problemas mecânicos ou de cansaço. Cada ciclista estará em uma jornada individual e, sendo assim, será responsável pela própria segurança e pela segurança do outro;
- Se hidratem e mantenham-se alimentados. Não pedalem com fome;
- Levem um celular carregado. Qualquer emergência, não hesitem em ligar para os números presentes no passaporte.
- Novamente, levem pastilhas/sapatas de freio reserva. A descida de Cunha-Paraty pode acabar com o brevet de vocês!
Programação
- Largada e chegada: Ibis Hotel Guaratinguetá;
- Horário vistoria: 6:30 às 6:50;
- Horário largada: 7:00;
- Entregas dos Badges e Medalhas Francesas na chegada;
- A distribuição dos certificados será por e-mail, após o fechamento do brevet.
Postos de Controle
PC | Abertura | Fechamento |
---|---|---|
Ibis Guaratinguetá – Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 1301 – Guaratinguetá-SP | 7:00 | 8:00 |
Portal de Paraty-RJ | 10:00 | 13:00 |
Tudo da Roça – Cunha-SP | 14:00 | 17:30 |
Igreja Matriz – São Luis do Paraitinga-SP | 16:00 | 21:30 |
Ibis Guaratinguetá – Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 1301 – Guaratinguetá | 21:00 | 3:00 |